Grupo 9: Cães de companhia

O universo dos cães de companhia compõe o grupo 9 da Federação Cinológica Internacional (FCI), incluindo-se aqui raças como a Bolonka e a Chihuahua, e também a Pug e a Maltês. Todos estes pequenos animais são exclusivamente criados como de companhia. Descubra aqui o que os torna tão especiais. Ler mais

Encontre o seu cão

As características mais importantes

O meu cão deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrandeGigante
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoVermelho / Castanho-claroAzul / CinzentoCastanho / Cinzento / ChocolateCremeBrancoAmarelo-torradoDourado / Amarelo
Padrão
BicolorTricolorMármoreTuxedoArlequim / PintalgadoMalhado / Listrado / SalpicadoTabbySableSaddle / Blanket

Grupo FCI

Bolonka-Zwetna

o Bolonka Zwetna é um verdadeiro raiozinho de sol que dá aos donos muita alegria com a sua personalidade alegre e simples.

Chihuahua

Conheça todas as características da raça: Personalidade; Como cuidar; Problemas de saúde; Alimentação e muito mais.

Pug

Antes de adotar um pug conheça as características da raça e como cuidar: Comportamento; Alimentação; Saúde; Higiene e muito mais.

Shih Tzu

Está a pensar adotar um cão de raça Shih Tzu? Saiba tudo sobre: Comportamento, Saúde, Cuidados a ter, Adoção e Alimentação.

A 'tarefa' dos cães do grupo 9 é fácil de perceber – dar alegria e satisfação a quem deles cuide. Acompanhar e entreter os donos é o objetivo principal da criação destes animais. Pequenos, são os companheiros ideais, cabendo em caixas transportadoras de pequenas dimensões e até, se necessário, no cesto da bicicleta ou na mala. Muitos dos cães de porte pequeno correspondem aos cães do grupo 9: o Cavalier king charles, com os seus olhos esbugalhados é tão encantador quanto o Coton de Tuléar. Tanto o Chihuahua quanto o Bichon bolonhês são famosos cães de colo. O Caniche toy, o Terrier tibetano e o Bichon frisé fazem também parte deste grupo.

Tendo em conta que os cães de companhia são somente criados para o entretenimento dos humanos, a sua aparência tem um papel fulcral. O pelo comprido é bastante apreciado e adorna raças como o Bichon havanês, o Pequinês e o Pequeno cão leão, requerendo estes escovagens regulares. Não é difícil determinar um padrão no focinho dos cães de companhia: o seu ar infantil é determinado por uma cara redonda, olhos grandes e pelo muito macio. Difícil é não querer pegar-lhes ao colo de imediato!

Relativamente à saúde, é importante dizer que, lamentavelmente, algumas das raças sofrem hoje com erros de criação cometidos no passado. Problemas respiratórios e oculares não são incomuns entre os Pug e os Pequinês. O cão de crista chinês requer cuidados especiais, pois praticamente não tem pelo. Os Shih Tzu, com o seu pelo comprido, contam-se entre as raças mais antigas do mundo – há milhares de anos atrás, monges tibetanos fizeram deles guardiães dos templos. Atualmente, estes mimosos peluches limitam-se a guardar o sofá de casa. São bastante saudáveis, excetuando ocasionais problemas respiratórios em consequência do seu nariz achatado.

Tratando-se de cães de companhia, é inegável que estes exemplares sejam muito sociáveis e afáveis. É claro que traços de personalidade como esses podem encontrar-se noutras raças, fora do grupo 9, mas o facto é que estão mais pronunciados em cães como o Pequinês, o Caniche toy, entre outros. Os Poodle, Maltês, Pug e Terrier tibetano contam-se entre os mais apropriados para famílias com crianças. Os cães de companhia acompanham os donos ao longo de todo o dia; e por vezes esta ideia é levada demasiado à letra. Nas compras e em viagens, nos passeios e em noites aconchegantes frente à televisão, estes meigos patudos estão sempre lá para si.

Se procura um 'cãopanheiro' para todas as situações do quotidiano, o local certo para o procurar é o grupo 9 da FCI: estes são amigáveis, descomplicados e algo fascinantes pela sua beleza fora do comum. Descubra os cães deste grupo e leia mais sobre cada raça nos nossos completos artigos.