Kerry blue terrier

Escrito por Jana Schubert

O kerry blue terrier é um cão de guarda e de caça reconhecido pela FCI. Na sua terra natal, a Irlanda, é utilizado há muitos anos para caçar lontras e texugos. No entanto, ele não é apenas um ajudante determinado para os caçadores: é também um cão de família carinhoso.

um cão kerry blue terrier na estrada

O enérgico kerry blue terrier precisa de, pelo menos, duas horas de exercício por dia.

Aparência: pelo encaracolado como marca registada

O kerry blue terrier tem uma aparência extraordinária. O seu traço característico é uma pelagem macia, densa, ondulada ou encaracolada de comprimento variável. 

A palavra blue no nome refere-se à cor azul-acinzentada da pelagem, para a qual a norma admite determinadas tonalidades. São igualmente autorizadas marcas pretas isoladas.

Cachorros pretos

O cão não adquire esta coloração típica antes dos dezoito meses de idade. Os cachorros nascem pretos ou escuros, mas têm um gene dominante para a mudança de cor. 

Pouco tempo depois, o gene instala-se e provoca uma descoloração progressiva até que o tom silver ou blue se estabilize. 

Sabia disso? O kerry blue terrier quase não perde pelo e a sua pelagem não provoca alergia à maioria das pessoas.

Forte e compacto

Fisicamente, o kerry blue terrier é um típico terrier de pernas longas. Com cerca de 47 centímetros de altura e aproximadamente 16 quilos de peso, tem um aspeto musculado e atlético. 

O crânio é duro, muito peludo e apresenta muitas vezes o típico botão longo no focinho. Os olhos cor de noz têm um olhar penetrante e sempre atento. 

As orelhas, também atentas, estão viradas para a frente e dobradas. A partir dos ombros, a linha dos terrier cai em direção às ancas ao longo de umas costas direitas. Por fim, termina numa cauda alta e ereta.

um cachorro kerry blue terrier deitado na relva © Eine Berta-stenfors/Wirestock Creators / stock.adobe.com
Os cachorros kerry blue terrier nascem normalmente pretos. A pelagem só se torna “azul” com a idade.

Comportamento: vivo, presente e territorial

O kerry blue terrier é um turbilhão que está sempre em movimento. Como todos os terriers, exala autoconfiança, mas com a sua família é afetuoso, carinhoso e amigável. 

De facto, é obcecado com as pessoas que o rodeiam e gosta de participar na rotina. Tende a ser confiante com estranhos, mas alguns destes cães são reservados e atentos. 

É muito raro que ele seja agressivo ou ladre muito. Isto não significa que o kerry blue terrier não possa defender o seu território com soberania.

O kerry blue terrier é um cão de família?

Ao contrário de outros terriers, este dá-se muito bem com crianças. Gosta de brincar com os mais novos e demonstra uma paciência e uma calma louváveis. 

Habitue-o às crianças desde cachorro, para que ele as veja como membros da família desde o início. 

Também se dá bem com gatos?

Por outro lado, com outros animais, as coisas podem complicar-se. No entanto, não é impossível tê-lo com um roedor, um gato ou outro cão

Teste-os, juntando-os com paciência e tato. No entanto, lembre-se que pode não aceitar qualquer outro animal.

Posse: experiência necessária

O kerry blue terrier é um cão de caça ativo que deve ser acompanhado por alguém com experiência. Como todos os terriers, ele precisa de mais atenção, treino e orientação do que o habitual. 

Embora goste de aprender, o treino nem sempre é fácil. A teimosia e a firmeza do cão prevalecem.

  • É altamente recomendável frequentar uma escola canina. Não tenha vergonha de pedir ajuda para treinar este cão tão exigente. 
  • Como treinador de um kerry blue terrier, deve aprender a impor-se com firmeza, mas também com afeto. Para lhe ensinar isto de uma forma lúdica, pode praticar a obediência
  • Se o instinto de caça se tornar um problema na vida quotidiana, porque, por exemplo, o cão foge sempre, tente o treino para controlar o instinto de caça.

Exercício em abundância

O kerry blue terrier é um cão ágil que precisa de muito exercício, diversão e passeios ao ar livre. O seu nível de energia é muito elevado e precisa de estímulos mentais regulares para se manter calmo. 

Dois longos passeios por dia com brincadeiras variadas ajudam-no a manter-se calmo e feliz. 

No entanto, há que ter sempre cuidado devido ao seu instinto de caça. Se ele correr atrás de um animal selvagem, será difícil afastá-lo da perseguição. Também se pode divertir muito com os desportos caninos, tais como o treino com dummy.

O kerry blue terrier é um cão carinhoso?

O kerry blue terrier tem vontade de trabalhar, mas não deixa de mostrar o seu lado carinhoso. Portanto, pode viver confortável num apartamento onde se sinta integrado na vida familiar e não tenha de estar sempre a fazer coisas. 

Procura a sua pessoa preferida, deixa-a fazer-lhe festas ou fará uma sesta ao seu lado. Num canil ou num telheiro de jardim não pode ser feliz porque precisa da proximidade humana.

Alimentação: o que come o kerry blue terrier

O kerry blue terrier não é esquisito em relação à comida. Adora comer e aceita tanto comida húmida como ração. Além disso, como qualquer cão, deve ter sempre água fresca suficiente à disposição. 

No entanto, certifique-se sempre de que as quantidades de comida são adequadas ao nível de exercício, idade e condição física do cão. Independentemente da quantidade de comida que proporciona, alimente-o sempre antes das horas de descanso e nunca antes dos passeios e das brincadeiras. 

Divida a alimentação em duas porções por dia para não sobrecarregar o estômago.

O método BARF

O método barf consiste em alimentar o cão com carne fresca preparada em casa. É uma fórmula muito saudável e natural porque não contém os aditivos supérfluos contidos em alguns alimentos preparados. 

No entanto, implica um enorme esforço para o cuidador, tanto em termos de tempo como de dinheiro. Portanto, há que refletir cuidadosamente sobre esta questão.

Saúde e cuidados: terrier robusto

O cuidado com o pelo é um pouco mais trabalhoso do que o de outras raças. Como o pelo cai frequentemente para a frente dos olhos, provocando inflamação, deve ser cortado nesta zona. 

Muitas pessoas decidem tosquiar o cão inteiro para facilitar os cuidados. Se gosta do pelo comprido, escove-o bem com uma escova, especialmente depois dos passeios. 

Se fizer excursões pelo campo, é também aconselhável usar uma boa proteção contra as carraças. De facto, as carraças podem fixar-se facilmente no pelo do kerry blue terrier.

Doenças típicas

Não há praticamente nenhum problema de saúde conhecido que afete o Kerry blue terrier. É muito robusto e só tem tendência para problemas de pele e das articulações numa idade avançada. Comer em excesso durante muitos anos e ter excesso de peso são causas frequentes. 

Em cães que entram em contacto com animais selvagens deve-se estar atento a comportamentos invulgares e procurar o conselho de um veterinário. O cão pode ter uma doença infeciosa ou uma infestação parasitária.

Esperança de vida do kerry blue terrier

Este cão vive geralmente entre treze e quinze anos.

Origem: de onde é originário o kerry blue terrier?

Esta raça tem uma longa história. É tão antiga que os pormenores se perdem na imensidão do passado. O que é claro é que o kerry blue terrier tem sido utilizado há gerações nas quintas irlandesas para fins de caça, pastoreio e proteção. 

A primeira menção do cão que o descreve como cão de caça remonta ao século XVIII. Foi reconhecida pela FCI em 1922, altura em que se iniciou a criação regulamentada. Aqui, como sempre, é sublinhada a sua aptidão como cão de caça à lontra e ao texugo.

Orgulho da Irlanda O kerry blue terrier é um dos cães nacionais da Irlanda. 

Compra: quanto custa um kerry blue terrier?

Se quiser comprar um kerry blue terrier, o preço situa-se entre os 1000 e os 1500 euros. Evite as ofertas baratas, pois é provável que sejam descendentes de raça duvidosa sem pedigree ou provenientes do mercado negro

Os custos veterinários e de manutenção desta raça situam-se na gama média. Ao fim e ao cabo, o kerry blue terrier não é muito propenso a doenças nem precisa de muita comida.

Decisão bem ponderada

Antes de comprar um kerry blue terrier, deve refletir cuidadosamente sobre a sua decisão. Afinal, está a trazer para casa um novo membro da família que ficará totalmente dependente de si. 

O cão precisa de atenção diária. Por isso, pense numa alternativa para o caso de um dia não poder tratar dele. Quem é que vai cuidar dele? O que acontece se alguém ficar doente? 

Como encontrar um criador adequado

Se tem a certeza, agora é altura de escolher o criador. O kerry blue terrier é menos difundido do que outros terriers. Por isso, pode demorar algum tempo a encontrar um criador adequado. Veja os certificados, os prémios ou a filiação em clubes, mas também a sua intuição. 

Visite o canil para ter uma ideia e peça ao criador que lhe fale sobre a raça e a sua criação. 

Rapidamente perceberá se você e os seus objetivos de criação estão em sintonia. Em caso de dúvida, procure outro criador e compare-o de cabeça fria. 

Conclusão

O kerry blue terrier é o que é: um terrier. Como tal, tem muita personalidade e caráter, pelo que se destina mais a pessoas experientes. 

Se isto não o assusta, terá ao seu lado um parceiro corajoso e atento. É também um excelente cão de caça que protege a casa e a família sem ser agressivo ou ladrar demasiado. 

É também apto para famílias e goza de uma saúde de ferro. É muito divertido com o seu caráter alegre e brincalhão e também pode ser muito carinhoso.

Ficha do kerry blue terrier

Particularidades: Terrier de tamanho médio, musculado, com instinto de caça e de guarda. Gosta de trabalhar e de brincar (também com crianças); é corajoso e apegado às pessoas, por vezes teimoso. 
Caráter: Desperto, assertivo e afetuoso 
Altura ao garrote: Fêmeas: 45-48 cm; machos: 48-50 cm 
Peso: Fêmeas: 14-17 kg, machos: 15-18 kg 
Pelagem: Espesso, entre azul e cinzento, encaracolado 
Cuidados com a pelagem: Médio, larga pouco pelo
Exercício ao ar livre: Bastante, pelo menos 2 horas por dia 
Cão para principiantes: Não 
Ladrar: Na média 
Esperança de vida 14 anos 
Doenças típicas: Doenças dos olhos e da pele 
Preço: 1000-1500 € 
Grupo FCI: 3. Terriers 
Origem: Irlanda 

Fontes:


Jana Schubert
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Jana Schubert

Desde criança que sempre preferi brincar com o nosso gato persa do que com o meu ursinho de peluche. Mais tarde e depois de muita insistência, os meus pais deixaram-me adotar um cavalo. Tenho imensos momentos inesquecíveis com os meus animais de estimação, apesar de alguns momentos mais difíceis. Ainda assim, não imagino a minha vida sem eles. Os animais tocam-me de uma forma única e mesmo quando escrevo sinto a magia deles, espero que também a sintam!


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.