Jogos para gatos e treino

Os gatos são felizes quando lhes são oferecidas determinadas condições de vida – ou seja, quando estas se assemelham às do seu habitat natural. O ideal é uma vida equilibrada entre descanso e tranquilidade e atividades e estímulos. Ler mais

Agility para gatos

Os exercícios de agility para gatos são uma forma de corridas de obstáculos com diferentes níveis de dificuldade.

Como dono, cabe-lhe a si criar as condições de vida ideais para o seu pequeno companheiro felino e é certo que este retribuirá com muitos mimos (e, provavelmente, com um rato morto no terraço).

As possibilidades de jogos entre gato e dono são inúmeras. Experimente fazer você mesmo alguns brinquedos! De qualquer modo, encontrará disponíveis nas lojas as mais variadas ferramentas para proporcionar grandes momentos de brincadeira ao seu gatinho – e brinquedos nunca são de mais!

Uma parte considerável do dia deve ser destinada às brincadeiras. Para que estes momentos se transformem num ritual, é recomendável dedicar-lhes o mesmo intervalo de tempo, diariamente.

Dado que a hora de maior adrenalina para os gatos ocorre à noite (momento em que investem desmedidamente em busca de uma presa), pode preferir esperar por esse momento e manter-se à espreita, com uma cana de brincar 'pronta para o ataque'. Mas é claro que nada disto é imperativo!

Atividades desportivas e lúdicas contribuem para que o gatinho perca peso ou mantenha, a longo prazo, um peso saudável. Os brinquedos de inteligência estimulam as células cinzentas do animal. Para determinadas raças de gatos, por definição mais inteligentes, é extremamente importante satisfazer estas suas capacidades através de atividades que desafiem o cérebro.

Brincadeiras e jogos – porquê tão importantes para o meu gato?

Gatos de apartamento apresentam uma tendência para o excesso de peso. Porém, como dono, você tem a responsabilidade de ajustar a dieta do animal, impedindo, assim, que o seu patudo ultrapasse o peso desejável. Lembre-se que a comida seca constitui um concentrado que favorece a obesidade.

Outra chave importante para a perda de peso é o exercício físico. Alguns gatos não se movimentam o suficiente, em grande parte por não se sentirem estimulados, ao contrário do que aconteceria na natureza, em ambiente selvagem. Além do excesso de peso, a falta de exercício faz o animal sentir-se pouco desafiado e é frequente que compense comendo e dormindo.

Não é difícil concluir que é de extrema importância que o seu patudo seja e se sinta suficientemente estimulado para brincar, divertir-se e, ainda, dedicar-se a uma atividade desportiva. Assim, mantém-se saudável física e mentalmente, ao passo que a réplica das condições de vida em ambiente selvagem é conseguida. Acima de tudo, porém, está o instinto de caça do gatinho e é essencial que esta sua faceta se sinta desafiada através das brincadeiras. Tente imitar os movimentos e o comportamento dos ratos ou outras presas com os brinquedos.

Para os gatos criados em liberdade a temática do exercício é menos problemática. A vida em ambiente 'selvagem' é rica em estímulos – desde caçar, passando por correr e trepar. Além disso, são vários os sentidos chamados a intervir, o que é sinónimo de estímulo mental acrescido. A natureza é, de facto, insubstituível.

Se o seu gato vive em liberdade é recomendável, no entanto, que o visite regularmente – são momentos especiais para ambos e ajudam a reforçar laços. O ideal é que dedique, no mínimo, entre 15 a 30 minutos por dia a brincar com o seu gatinho selvagem.

Quais os brinquedos adequados para os gatos?

A variedade de brinquedos para gato é praticamente inesgotável. Deixe-se inspirar pelos brinquedos disponíveis e coloque-se na pele do seu gatinho: Quais as suas brincadeiras favoritas? Ao que gostaria de brincar juntos? E lembre-se que cada brinquedo satisfaz uma necessidade diferente do animal.

Por exemplo – o gatinho tenta apanhar o brinquedo com que lhe acena e corre de imediato em busca da 'presa'?

Outros animais preferem brincar com bolas, pois podem rolá-las para debaixo da mobília e puxá-las depois com a patinha. Se o brinquedo ficar fora do seu alcance, debaixo do armário ou do roupeiro, é o momento de pedir ao dono para o alcançar, com um objeto apropriado.

Também os brinquedos com erva gateira são recomendáveis. A maioria dos gatinhos reage de forma bastante positiva a esta planta e ficam entusiasmados, despertos e ativos para brincar. É claro que pode simplesmente pulverizar qualquer brinquedo com spray de erva gateira para obter este efeito.

Embora um poste arranhador não seja, na verdadeira aceção da palabra, um brinquedo, é totalmente indispensável – onde mora um gato, deve existir um destes acessórios, essencial para o bem-estar físico e mental do animal. Podem afiar as garras e esticar os músculos, além de marcar o território no próprio poste arranhador. Pode tornar este acessório ainda mais apelativo ao, por exemplo, prender uma cana de brincar.

Como praticar desporto com o meu gato?

O treino de agility, habitualmente identificado com os cães, é também passível de ser praticado com os nossos pequenos felinos. Nesta modalidade, o gato terá que completar um percurso de obstáculos com o mínimo de erros possível e dentro de um determinado período de tempo. Como dono, deve guiar o gatinho através do auxílio de guloseimas.