Brinquedos caseiros para gatos: Cinco ideias simples e fáceis

BG_1

Uma caixa de papelão com uma “janela“ é um brinquedo ideal para o seu gato

Quando os gatos brincam estão a exercitar o seu instinto de caçadores. Assim, brincar é importante e quantos mais brinquedos o seu gato tiver melhor. Mas como fazer brinquedos para gatos? Aqui damos-lhe cinco ideias simples e fáceis para fazer brinquedos caseiros para gatos.

Brincar mantém os gatos em forma e é também uma forma de os gatos exteriorizarem o seu instinto caçador. Além disso é muito divertido e fortalece o vínculo entre o gato e o seu dono. Por outro lado, os gatos de casa, que não caçam ratinhos na rua, precisam de se exercitar regularmente. Assim, o brincar é ainda mais importante para estes gatos.

E os próprios donos podem fazer brinquedos para os seus gatos. Materiais que tem em casa, como por exemplo caixas de papelão, rolos de papel higiénico ou rolhas de cortiça dão ótimos brinquedos. Assim, além de se entreter por algum tempo e fazer o seu gato feliz, também dá um novo propósito a objetos que iam parar ao lixo.

Briquedos caseiros para gatos: Casa de papelão com janela

Lembra-se de quando recebeu aquela encomenda dentro de uma caixa de papelão? A caixa ficou por ali e antes que desse por isso o seu gato já estava lá dentro. Nada de surpreendente, pois o gatos adoram caixas de papelão. Elas são quentinhas, confortáveis e um ótimo esconderijo.

Facilmente consegue transformar a caixa de papelão numa casa com janelas para o seu gato. E para isso apenas precisa de uma caixa, uma tesoura ou um x-ato e uma cana com penas.

Material

  • Caixa de papelão em boas condições
  • Uma tesoura ou um x-ato
  • Cana com penas

Montagem

Com a tesoura ou com o x-ato faça alguns buracos ou "janelas" na caixa com o tamanho e forma que desejar. Este é um bom momento para dar asas à sua imaginação! No entanto, os buracos devem ser grandes o suficiente para a patinha do seu gato conseguir passar. Assim, quando o seu gato for para dentro da caixa pode espreitar pela janela e ver o que se passa.

Quando o seu pequeno felino estiver dentro da caixa pode começar a brincadeira. Em primeiro lugar mova a cana lentamente perto dos buracos e espere que ele cace a pena com pata arrastando-a para dentro da caixa. Pode também fazer a cana deslizar pelas janelas e esperar que o seu gato a apanhe dentro da caixa.

Importante: antes de fazer a casinha de papelão verifique a caixa e tire agrafos ou outros materiais que possam magoar o seu pequeno felino. Além disso, se o seu gato gostar de mastigar plástico tire também a fita cola.

Se não tiver caixas em condições para fazer a sua própria casinha encontra na loja online da zooplus alternativas. Aqui encontra uma grande variedade de casas para gatos que são fáceis de montar e muito confortáveis.

Os gatos adoram brincar com rolos de papel higiénico

Brinquedos caseiros para gatos com rolos de papel higiénico

Em todas as casas os rolos de papel higiénico acabam no lixo depois de o papel acabar. Mas um simples rolo destes pode-se transformar facilmente num brinquedo para o seu gato.

O objetivo dos brinquedos de inteligência é treinar o raciocínio e a coordenação motora do seu gato. Por isso, os brinquedos têm esconderijos para guloseimas e o seu gato tem que descobrir como chegar a elas. Este é um excelente brinquedo, especialmente se não tiver muito tempo para brincar com o seu gato, pois ele pode ficar entretido durante horas.

Material

  • Rolo de papel higiénico
  • Guloseimas ou comida seca

Montagem

Em primeiro lugar encha o rolo de papel com algumas guloseimas. Pode substituir as guloseimas por croquetes de comida seca. Em seguida deixe o rolo no chão e deixe que o seu gato chegue às guloseimas.

Se o seu pequeno felino conseguir resolver o desafio rapidamente pode aumentar o nível de dificuldade. Por exemplo, pode usar o rolo do papel de cozinha.

Mas se ainda assim a brincadeira for demasiado fácil para o seu gato e ele se desinteressar rapidamente pode fechar uma das extremidades do rolo. Ponha por exemplo papel amarrotado na ponta, pois só o farfalhar do papel vai despertar a atenção do seu gato. Pode também fechar as duas extremidades tornando o brinquedo ainda mais emocionante para o seu pequeno felino.

Com uma caixa de sapatos e vários rolos de papel higiénico pode igualmente criar brinquedos para gatos. Para isso, coloque os rolos de papel higiénico na vertical e encostados uns aos outros dentro da caixa de sapatos. A caixa deve ficar completamente preenchida para os rolos não caírem. Em seguida, coloque guloseimas ou croquetes de ração seca dentro de alguns rolos. O seu gato vai-se divertir à procura das guloseimas e a tirá-las de dentro dos rolos.

Brinquedos caseiros para gatos com caixas de ovos

As caixas de ovos de papel também se transformam em excelentes brinquedos para gatos. Fazer este brinquedo é muito simples, tudo o que precisa é de uma caixa de ovos vazia e de guloseimas.

Material

  • Uma caixa de ovos de papel vazia
  • Guloseimas para gatos ou ração seca

Montagem

Coloque simplesmente algumas guloseimas ou comida seca no local onde ficam os ovos. Em seguida deixe que o seu gato se esforce para apanhar a comida. Esta tarefa não é tão simples como parece, especialmente para gatos com patas maiores.

Para aumentar o grau de dificuldade pode colocar bolinhas de papel dentro da caixa de ovos ou deixar a tampa para baixo, mas sem fechar completamente.

Brinquedo com rolhas de cortiça

As rolhas de cortiça são igualmente um material excelente para brinquedos para gatos que muitas vezes deitamos fora. No entanto, se as guardar consegue fazer um brinquedo fantástico para o seu gato.

Material

  • Uma caixa vazia
  • Cerca de 15 a 20 rolhas de cortiça
  • Guloseimas ou comida seca

Montagem

Para fazer este brinquedo precisa de uma caixa de papelão ou de uma caixa de plástico de arrumação. Encontra este tipo de caixas facilmente em lojas de bricolage. Em primeiro lugar encha a caixa com as rolhas e junte snacks secos ou sticks para mastigar cortados em pequenos pedaços. Se o seu gato comer ração seca pode dar-lhe uma refeição nesta caixa, espalhando os croquetes da ração lá dentro.

Importante: Com o tempo a caixa vai ficando com pó, migalhas de comida e pelos de gato. Assim, é importante trocar a caixa de papelão ou lavar a caixa de plástico regularmente. E também as rolhas devem ser lavadas, preferencialmente com água e detergente para a louça.

Se por acaso não tiver rolhas à mão, pode substituí-las por bolinhas de papel ou castanhas.

As rolhas de cortiça são um ótimo acessório para canas de brincar.

Brinquedos caseiros para gatos: Uma cana com rolhas de cortiça

As rolhas de cortiça também são úteis para fazer uma cana de brincar caseira. Para fazer este brinquedo precisa de mais alguns materiais, mas o resultado vai encantar o seu gato.

Material

  • Uma rolha de cortiça
  • Uma vara de madeira fina
  • Sininho
  • Penas
  • Tesoura
  • Martelo
  • Um prego comprido
  • Uma agulha de costura grande
  • Um tacho com água quente

Montagem

Em primeiro lugar, ponha a rolha de cortiça no tacho com água quente e deixe-a ficar por pelo menos 10 minutos. Deste modo vai ser mais fácil furar a rolha. Em seguida faça um furo na parte de cima da rolha com a ajuda do prego e do martelo.

O passo seguinte é cortar cerca de 1 metro de lã e com a agulha introduzir a lã no orifício da rolha. Depois dê um nó na lã para que ela fique fixa e não volte a subir pela rolha. Deixe cerca de 10 centímetros de lã depois do nó para depois prender o sininho e as penas. Na lã do outro lado da rolha prenda a vara de madeira.

Pode decorar o lado inferior da rolha ao seu gosto, basta usar a imaginação. Por fim, use lãs de cores diferentes para prender o sininho e as penas à parte a seguir ao nó. E já está! A cana de brincar do seu gato está pronta.

Dicas: também as canas de brincar de elevada qualidade se estragam. Além disso também pode usar ramos de árvore secos como vara do seu brinquedo para gatos.

Os nossos artigos mais relevantes