Brinquedos de inteligência para gatos

Brinquedos de inteligência para gatos

Os gatos são para nós pequenos animais de peluche: macios, adoram a proximidade com os humanos e, acima de tudo, adoram ser mimados. Porém, a verdade é que muitos donos se esquecem de um fator importante – os pequenos gatinhos são, por dentro, animais selvagens! Uma vida de sofá sedentária não lhes dá satisfação.

Natureza dos gatos

Tanto os antepassados selvagens dos nossos gatos como os gatos de rua estão habituados a tomar conta de si. Cada refeição é precedida de várias horas de caça. Dia após dia, estes animais estão ocupados a esconder-se, defender-se e, claro, a aguardar. Os momentos de descanso são raros. E mesmo após tantas décadas de vida doméstica, os gatos são pequenas criaturas da natureza e tanto corpo como alma apresentam necessidades semelhantes às dos antepassados!

O tédio é perigoso

Não é então surpreendente que tantos gatos se sintam aborrecidos com a previsível vida de apartamento! Sem ocupação suficiente, alguns destes animais podem mesmo desenvolver maus hábitos, que vão desde os arranhões até à falta de higiene. Desta forma, mesmo os gatos domésticos devem ser mental e fisicamente desafiados, seja no decorrer de jogos com humanos ou com jogos de inteligência. Ideal é que o gatinho, para além de comunicar e brincar com animais da mesma espécie, tenha oportunidade de correr e caçar.

Como lidar com um gato?

Sem a presença dos humanos, os gatos teriam de procurar e caçar a sua própria comida – tenha isto em mente! Não encha o comedouro do gatinho várias vezes ao dia, pelo contrário, deixe que mereça a comida. Pode, por exemplo, esconder pedaços de ração em sacos, cadeiras e até debaixo da mesa, e ainda usar bolas de snacks e caixas de cartão. Caso o gatinho gaste muita energia nas suas investidas de caça, poderá oferecer-lhe uma refeição adicional.

Brinquedos de inteligência para gatos

Os brinquedos de inteligência são brinquedos que desafiam e encorajam o pensamento do animal. Divirta-se a observar a reação do seu gatinho!

Apesar disso, as brincadeiras com as pessoas não devem ser neglicenciadas, pois os humanos são elementos de referência na vida destes animais, sobretudo no caso de lares com apenas um gato. Seja criativo, não se deixe ficar pelas brincadeiras de pesca, ratos e bolas – invente os vossos próprios jogos de tabuleiro. Que tal construir pequenos chapéus de papel e esconder o brinquedo favorito do animal debaixo de um deles?

Na loja da zooplus vai encontrar brinquedos ocupacionais e de inteligência para gatos, desde bolas até centros de atividades. E digam adeus ao tédio!

Os nossos artigos mais relevantes

Agility para gatos

Os exercícios de agility para gatos são uma forma de corridas de obstáculos com diferentes níveis de dificuldade.