Raças de gatos

Existem atualmente inúmeras raças de gatos e esta enorme variedade deve-se, em primeiro lugar, à criação seletiva destes animais, e também, claro, à sua expansão natural. Ler mais

Encontre o seu gato

As características mais importantes

O meu gato deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrande
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoAzul / CinzentoChinchillaCremeBrancoLilásCastanho / Chocolate / Castanho-escuro
Padrão
TabbyCarapaça de tartaruga / Tricolor / Branco predominante com manchas de outras duas coresBicolor / Tuxedo / Branco totalColorpoint

Abissínio

Os olhos grandes e as orelhas em posição vertical são características do abissínio que revelam muito sobre o carácter desta raça.

American Curl

Os American Curl devem o nome às suas extraordinárias orelhas enroladas: largas na base, com as pontas arredondadas e bem eretas.

Angorá turco

Os Angorá turcos são gatos muito inteligentes e alegres, que têm necessidade de ser estimulados mentalmente com jogos de inteligência.

Azul russo

O Azul russo é um gato com um corpo gracioso e umas bochechas pronunciadas, que lhe conferem uma expressão facial característica.

Balinês

O balinês capta de imediato a atenção dos fãs do siamês e do burmês: os gatos desta raça têm um chamativo padrão colorpoint, com pelagem de tamanho médio.

Bengal

O gato Bengal pertence a uma raça muito singular e parece um "tigre doméstico". São gatos divertidos, inteligentes e corajosos.

Bosque da Noruega

O bosque da Noruega conquista facilmente o coração de toda a gente graças ao seu aspeto selvagem e personalidade genuína.

British longhair

Os British Longhair reúnem as características dos British Shorthair e dos persas. São animais tranquilos e equilibrados.

British shorthair

Os british shorthair têm uma personalidade tranquila e equilibrada o que faz deles uma raça ideal para viver em família.

Burmês

O gato Burmês ou “gato da boa sorte“ como é conhecido na Tailândia é um excelente animal de companhia que adora tagarelar.

Chartreux

Os Chartreux, também conhecidos como "cães-gatos", são inteligentes e têm uma grande capacidade de socialização com os humanos.

Gato comum europeu

O gato comum europeu também é considerado uma raça. Não é qualquer gato de quinta e de origem desconhecida, existem padrões que a raça deve corresponder.

Gato siberiano

Os gatos Siberianos são excelentes caçadores, e dado que adoram movimentar-se não são a raça mais indicada como gato de interior.

Maine Coon

Conheça as características da raça Maine Coon: o que deve comer, comportamentos, hábitos.

Neva Masquerade

Os Neva masquerade são gatos inteligentes, curiosos e têm as suas próprias ideias; é essencial educá-los da forma adequada.

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.

Ragdoll

O Ragdoll é um gato grande, com o pelo comprido, o corpo musculado e uma aparência forte.

Sagrado da Birmânia

Os Sagrados da Birmânia, resultado do cruzamento entre siameses e persas, são amigáveis, carinhosos e bondosos.

Savannah

A raça de gatos Savannah é uma raça relativamente jovem e muitas vezes considerada como um objeto de prestígio.

Scottish Fold

O ar amoroso dos Scottish Fold é o espelho da sua personalidade. Adoram brincar e alegram qualquer ambiente.

Siamês

Aos siameses costumam chamar-se “cão em corpo de gato“, tendo em conta que se deixam treinar, até certo ponto, pelas pessoas.

Somali

O somali é um gato oriental enérgico e inteligente. É especialmente curioso, seguindo o seu dono por todo o lado.

Sphynx

Os Sphynx são gatos praticamente sem pelo, apenas cobertos por uma ligeira penugem. As orelhas grandes também os caracterizam.

Thai

Os gatos Thai gostam de novas experiências, são inteligentes, ativos e seguem os donos para todo o lado.

Desde o século XX que se têm vindo a criar uma série de novas raças a partir de cruzamentos entre os gatos domésticos e outros, principalmente raças de gatos selvagens. Algumas raças baseiam-se na criação continuada de mutações ocorridas de forma espontânea. No entanto, as semelhanças entre todas estas raças são bastante maiores do que as verificadas entre as diferentes raças de cães. Tal deve-se ao facto de aos gatos lhes terem sido atribuídas apenas, e desde sempre, duas funções: animal doméstico e caça aos ratos. De forma simplista podemos dividir as raças destes felinos em gatos de pelo curto, semicomprido e comprido.

Sabe quais são as raças de gatos mais famosas e o que as distingue? Na secção da nossa Magazine dedicada aos gatos pode encontrar os factos mais interessantes acerca das mais populares raças de gatos.