Mist australiano

Focinho de um mist australiano visto de cima

A raça mist australiano é a única raça de gatos originária do continente australiano. Estes gatos surgem do cruzamento entre gatos burmês, abissínio e gatos doméstico e, por isso, são excelentes gatos de casa. Em termos de personalidade, estes pequenos felinos são muito gentis e leais. Por fim, o nome da raça refere-se à pelagem típica, que faz lembrar um ligeiro nevoeiro, mist em inglês.

Personalidade do mist australiano

Confrontado com a possibilidade de ir à rua caçar ratinhos ou ficar com os donos em casa, o mist australiano prefere sempre a segunda opção. Assim, estes pequenos felinos vivem muito felizes numa casa ou apartamento, desde que tenham companhia, seja dos donos ou de outros gatos. Na verdade, estes gatos gostam tanto de estar com a sua família que nem reparam que não saem de casa. Mas não pense que estes gatos passam o dia a dormir no sofá. Pelo contrário, estes gatos com corpo musculoso adoram atividades físicas e brincar. Dessa forma, a casa onde vive um mist australiano tem que ter arranhadores e espaço suficiente para ele brincar.

Sociável e brincalhão

O espaço é definitivamente um aspeto importante para estes ativos gatos, que adoram brincar e explorar todos os cantos da casa. Ainda que com o passar do tempo o mist australiano se torne um pouco mais calmo, ele nunca perde o interesse por uma boa brincadeira. Assim, se tem crianças na família, um gato desta raça é a escolha ideal. No entanto, o mist australiano é também muito feliz com donos idosos ou casais adultos. Isto deve-se ao facto de estes serem muito sociáveis, amáveis e simples. Como seria de esperar estes gatos sofrem muito se os donos estiverem o dia todo fora de casa. Se for o seu caso, não hesite em aumentar a sua família com mais um ou dois gatos com quem o seu mist australiano se possa divertir e brincar.

Aspeto físico do mist australiano

A natureza energética e bem disposta destes gatos vê-se claramente no seu aspeto físico e postura. Por exemplo, com os seus olhos grandes e expressivos, o mist australiano observa atentamente tudo o que o rodeia. Também o corpo forte e bem constituído, com peito largo e pernas ligeiramente atarracadas mostra que este pequeno felino está sempre pronto para mais uma brincadeira. O peso dos gatos desta raça varia entre os 3 e os 6 quilos, sendo que as fêmeas são ligeiramente menores e mais leves do que os machos.

Imagem de marca: o pelo com aspeto enevoado

A cabeça do mist australiano é larga, redonda, com um queixo bem delimitado e bochechas definidas. Já as orelhas largas e tamanho médio inclinam-se para frente e afunilam nas pontas. A pelagem curta e sedosa tem um padrão de manchas delicadas que faz lembrar grandes felinos selvagens, o que dá a estes gatos um ar ainda mais fofinho. Em termos de composição, a pelagem tem 3 camadas de cores: a cor básica, a cor do padrão de manchas e a chamada cor enevoada que é a imagem de marca destes pequenos felinos.

Estes gatos podem apresentar sete cores:

  • castanho (manchas escuras)
  • azul
  • chocolate
  • lilás
  • dourado (manchas cor de canela)
  • pêssego (manchas fulvo)
  • caramelo

Até 1998 esta raça era conhecida como Spotted Mist. No entanto, quando o padrão da raça foi descrito e reconhecido oficialmente, o nome foi alterado para mist australiano.

História da raça

O aspeto incomum e a personalidade suave e equilibrada dos gatos da raça mist australiano não surgiram por acaso. Pelo contrário, quando a criadora australiana Truda M. Straede cruzou, em 1976, gatos da raça birmanês, abissínios e gatos domésticos o seu objetivo era claro: criar uma nova raça de gatos de pelo curto com manchas que fossem também muito amáveis e adequados para viver num apartamento. E de facto, hoje conseguimos reconhecer características das 3 raças que deram origem ao mist australiano. Do birmanês, estes gatos herdaram o gosto por conviverem com humanos e a constituição corporal. Do abissínio, o temperamento calmo e a pelagem suave, por fim dos gatos domésticos o australian mist herdou o padrão malhado.

No processo de criação, o australian mist ficou com a seguinte proporção em relação aos seus antepassados: 50% birmanês, 25% abissínio e 25% gatos doméstico. Em 1986, dez anos depois dos primeiros passos na criação, a raça foi oficialmente reconhecida na Austrália.

Criadores de mist australiano

A criação desta raça de gatos relativamente recente ainda se concentra na Austrália e Nova Zelândia. É verdade que raça tem vindo a tornar-se conhecida também nos EUA e na Europa, no entanto ainda não existem aí grupos de criadores reconhecidos. Assim, não é fácil encontrar um mist australiano com comprovativo de raça fora da Austrália. Se quer ter um destes fantásticos gatos na família o mais fácil é procurar no Reino Unido, contudo na maior parte dos casos os mist australianos que vai encontrar são gatos importados da Austrália.

Saúde do mist australiano

Até hoje não são conhecidas doenças típicas desta raça e por isso donos e criadores consideram que o mist australiano é um gato muito saudável. Em termos de esperança da vida, estes gatos vivem pelo menos 15 anos.

Naturalmente, o mist australiano não é imune aos típicos problemas de saúde de qualquer gato. Assim, o seu gato pode sempre apresentar infeções do trato respiratório, no estômago ou intestinos. Além disso, o seu gato deve ser desparasitado regularmente, principalmente se ele sair à rua. Por fim, o mist australiano deve receber as vacinas recomendadas para gatos. O seu veterinário informa-o de todos os procedimentos e tratamentos que deve fazer ao seu gato e com que regularidade.

Cuidados e alimentação

Para que o seu gato tenha uma vida longa e saudável deve ter em atenção a alimentação e os cuidados básicos de higiene e saúde.

No que se refere aos cuidados com o pelo, não se preocupe, o mist australiano não é muito exigente. Além disso, como o pelo é curto estes gatos conseguem cuidar de si mesmos de forma eficiente. No entanto, escove-o de vez em quando com uma escova macia para remover o pelo morto.

Quanto à alimentação, o mais importante escolher uma ração de elevado valor nutritivo à base de carne. Não dê rações com elevada percentagem de cereais e hidratos de carbono, visto que os gatos não conseguem digerir estes ingredientes de forma eficaz. Naturalmente, pode também optar por comida húmida de elevada qualidade. Além disso, não dê a sua comida ao seu pequeno felino. Geralmente a nossa comida tem demasiada gordura e temperos para o sensível sistema gastro intestinal dos gatos.

Por fim, não minimize a importância das consultas anuais no veterinário para um check-up geral. Visto que muitos gatos não apresentam sintomas de doenças até estas estarem já num estado avançado, as visitas ao veterinário são essenciais para que doenças sejam detetadas precocemente e devidamente tratadas.

Visite a loja para gatos zooplus onde encontra tudo o que precisa para os cuidados e alimentação do seu gato!

Viver com um mist australiano

O mist australiano é realmente um companheiro pouco exigente, não só no que se refere aos cuidados com o pelo e alimentação, mas também nos requisitos da sua casa. Assim, se tem um mist australiano não precisa de ter um quintal ou jardim. Além disso, estes gatos sentem-se perfeitamente felizes a viver em casa sem precisarem ir investigar a vizinhança.

Para estes gatos o importante é passar muito tempo com a sua família humana ou viverem com outros gatos. O mist australiano é uma raça de gatos que precisa muito mais de contato com pessoas ou outros companheiros de quatro patas do que de espaço. Assim, se a sua família não está muito tempo em casa e procura um gato independente que tenha as suas próprias ocupações e atividades, o mist australiano não é o gato para si.

A família ideal para o mist australiano

Estes gatos australianos são, sem dúvida, pequenos felinos dóceis e sociável que se adaptam lindamente ao dia-a-dia dos donos. Além disso, são companheiros fiéis que demonstram o enorme prazer que sentem em estar ao pé da sua família humana. Adoram igualmente viver com outros gatos com quem brincam, trocam cuidados e caricias. No entanto, estes gatos são muito curiosos e têm bastante energia e não lhes agrada ficar o dia a dormir no sofá. Assim, arranhadores e brinquedos são acessórios essenciais na casa de um mist australiano.

Se viver num local com condições para que o seu gato possa sair à rua sozinho, pode deixá-lo sair. Contudo, não se espante se o seu pequeno felino prefira passar a maior parte do tempo em casa junto dos donos.

Onde comprar um mist australiano?

Sendo gatos especialmente bonitos, gentis e sociáveis é natural que eles atraiam fãs de gatos. No entanto, quem vive fora da Austrália ou Nova Zelândia vai ter grande dificuldade em encontrar estes pequenos felinos. A popularidade desta raça está a crescer na Europa e é provável que dentro de algum tempo sujam criadores certificados, mas por ora se quer mesmo ter um gato é melhor escolher outra raça.

Fale com criadores, visite associações de proteção de animais e informe-se sobre as características de raças mais comuns em Portugal e na Europa. De certeza que o seu desejado companheiro está à sua espera e que ele lhe vai dar tantos momentos de alegria como um mist australiano.

Os nossos artigos mais relevantes
3 min

Siamês

Aos siameses costumam chamar-se “cão em corpo de gato“, tendo em conta que se deixam treinar, até certo ponto, pelas pessoas.
11 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.