Constipações nos gatos This article is verified by a vet

Cat under blanket

Ter um local quentinho para relaxar ajuda o seu gato a recuperar da constipação.

Assim que as temperaturas baixam muitas pessoas ficam constipadas. Mas o que se passa com os gatos? E as constipações nos gatos podem tornar-se na temida gripe felina? Saiba mais sobre este tema no nosso artigo!

As constipações nos gatos são perigosas?

Constipações em gatos adultos vacinados com um sistema imunitário forte raramente se tornam um problema sério. Assim, com algum descanso e atenção os sintomas da constipação desaparecem em poucos dias. No entanto, em gatos jovens ou com o sistema imunitário mais fraco, a constipação pode tornar-se numa situação mais grave. Nesses casos podem desenvolver-se infeções secundárias ou inflamações pulmonares e desse modo uma simples constipação pode tornar-se numa doença grave.

Como saber se o seu gato está constipado?

Os sintomas de constipação nos gatos são muito semelhantes aos nossos. Assim, os sintomas clássicos são:

Se o seu gato tiver febre ou se a secreção nasal e/ou ocular estiver amarela e purulenta deve levar o seu pequeno felino ao veterinário. A visita ao veterinário também deve ocorrer se os sintomas de constipação não desaparecerem em dois ou três dias.

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico, em primeiro lugar o veterinário recolhe informações sobre o estado de saúde do gato junto dos donos. Dados como as vacinas tomadas e os hábitos de vida do gato podem ajudar a descartar imediatamente algumas doenças.

O veterinário prossegue com um exame geral ao estado de saúde do gato, o que incluiu verificar os parâmetros de saúde vitais. Em seguida, é recolhida uma amostra das secreções com um cotonete. A amostra é então analisada para determinar quais os agentes patógenos presentes nas secreções. Se os sintomas forem mais graves, o veterinário pode pedir análises ao sangue e uma radiografia ao tórax.

Tratamento: O que fazer quando meu gato está constipado?

A maioria das constipações cura-se naturalmente, desde que os donos tenham alguns cuidados. Assim, se o seu pequeno felino tiver sintomas de constipação coloque a cama dele num sítio quentinho da casa. Além disso, certifique-se que ele bebe bastante água. Por fim, para o estimular a comer prepare-lhe as suas comidas favoritas.

Mas nalguns casos os gatos precisam de tomar medicamentos. Nesse caso o tratamento consiste em atacar a causa da doença e ao mesmo tempo dar medicamentos para combater os sintomas. A medicação necessária depende do agente causador da doença. Assim, o gato pode ter de tomar:

Gato a olhar pela janela. O tempo frio e húmido pode causar constipações nos gatos
Quando o tempo está frio e húmido também os gatos se podem constipar.

Como é que os gatos ficam constipados?

Os vírus são os principais causadores das constipações nos gatos. Geralmente o próprio organismo do gato tem capacidade para evitar que os vírus se reproduzam muito e causem outros problemas. No entanto, se o gato estiver mais fraco por causa do tempo frio e húmido, stress, má alimentação ou por outras doenças, o corpo pode não reagir adequadamente. Pode também acontecer que o gato entre em contato com uma quantidade de vírus muito grande, por exemplo, ao contatar outros gatos constipados. Nesses casos o organismo também pode não conseguir reagir aos vírus como seria desejado.

As membranas mucosas que são atacadas por vírus ficam particularmente expostas a bactérias. Quando é esse o caso, a constipação viral inicial rapidamente se transforma numa situação mais grave. Um sinal importante de uma doença mais grave é a qualidade das secreções, que passa de um líquido aquoso e quase transparente para uma secreção amarela e purulenta. Nos casos mais graves os gatos podem desenvolver pneumonia.

Os sintomas das constipações nos gatos são semelhantes aos da gripe felina?

Na verdade, todas as constipações são uma forma de gripe felina. A doença que assusta muito quem tem um gato na família e que os veterinários designam por gripe felina resulta da combinação de diferentes vírus e bactérias. No entanto, o efeito deste complexo de vírus e bactérias nos gatos é grave e nada tem a ver com uma constipação.

Saiba mais sobre este tema no nosso artigo Gripe Felina.

Prognóstico das constipações nos gatos

A grande maioria das constipações não têm consequências para a saúde dos gatos. Além disso, desaparecem rapidamente. No entanto, se o seu gato apresentar uma constipação crónica ou recorrente não minimize o problema. A verdade é que muitas infeções virais transformam-se em problemas de saúde graves se não forem tratadas adequadamente. No pior dos casos, estas infeções podem ser fatais.

Como evitar que o meu gato se constipe

Pode adotar algumas medidas preventivas para evitar que o seu gato se constipe, como por exemplo:

  • Limpe e desinfete regularmente o comedouro e bebedouro do seu gato. E nunca se esqueça de desinfetar a caixa de areia, para tal use água quente ou produtos de limpeza próprios.
  • Evite que o seu gato tenha contato com gatos doentes.
  • Limite as saídas do seu gato durante os meses de tempo frio.
  • Vacine o seu gato contra alguns agentes do complexo da gripe felina, como por exemplo contra o herpes felino, calicivírus felino (FCV) e Chlamydophila felis. Estas vacinas podem não prevenir totalmente a infeção, mas previnem eficazmente o desenvolvimento da doença.

Franziska G., veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
4 min

A idade dos gatos

Descubra neste artigo como determinar a idade dos gatos, quantos anos vive um gato, e com que idade é que um gato se torna idoso?