Ácaros dos ouvidos: inflamações nos gatos This article is verified by a vet

Ácaros dos ouvidos: a formação de uma camada escura no interior das orelhas é um sinal de inflamação por ácaros

Apareceu uma camada escura cor de café na parte exterior do ouvido do seu gato? Então ele pode ter ácaros

O seu gato coça muito os ouvidos ou abana a cabeça constantemente? Então ele pode ter ácaros . Entre outras coisas, os ácaros dos ouvidos causam imensa comichão aos gatos. Descubra neste artigo tudo sobre as inflamações dos ouvidos causadas por ácaros.

Os ácaros dos ouvidos são perigosos para os gatos?

Regra geral os ácaros não são perigosos. Em casos raros podem causar inflamações que podem atingir todo o ouvido. No entanto, os ácaros dos ouvidos causam uma comichão quase insuportável para os gatos. Por isso é preciso tratar este problema de forma rápida e eficaz.

Quais são os sintomas de ácaros nos ouvidos?

Os ácaros que se instalam nos ouvidos dos gatos provocam uma doença chamada otite externa parasitaria. Os sintomas desta doença variam com a extensão da inflamação. Assim os gatos podem apresentar:

  • Comichão (o gato coça constantemente as orelhas e abana a cabeça)
  • Surge uma camada escura na parte exterior do ouvido. Esta camada é composta por sangue, secreções dos ouvidos, células mortas e excreções dos ácaros
  • Caspa
  • Vermelhidão, queda de pelo e pequenas feridas
  • Infeções secundárias provocadas por bactérias
  • Em casos muito raros a infeção ataca a zona média e interna do ouvido até atingir partes do cérebro.

No entanto o sintoma típico desta inflamação é a camada escura que se forma no exterior dos ouvidos.

Como se faz o diagnóstico de ácaros nos ouvidos?

Visto que não é possível identificar esta doença a olho nu, para saber se o seu gato tem ácaros deve ir ao veterinário. Em primeiro lugar o veterinário recolhe informações sobre o estado geral de saúde do gato fazendo perguntas ao dono. Em seguida faz um exame geral e por fim examina as orelhas do gato com o um otoscópio. Este aparelho tem forma de funil. Na ponta tem uma pequena lâmpada e uma lupa que permitem uma observação pormenorizada do interior do ouvido.

Nalguns casos é possível observar os ácaros, que são pequenos pontos que se movem dentro do ouvido. No entanto, por vezes os ouvidos estão cobertos por uma massa cerosa e escura que não permite distinguir os ácaros. Nesses casos o veterinário faz uma coleta da massa para ser observada ao microscópio, onde consegue ver facilmente os ácaros.

Ácaros dos ouvidos: O veterinário pode observar ao microscópio uma amostra da cera dos ouvidos para detetar ácaros.
O veterinário pode observar o ouvido para diagnosticar a presença de ácaros.

Quais os tratamentos para os ácaros dos ouvidos?

O tratamento desta doença faz-se maioritariamente através de medicamentos. Para eliminar os ácaros em todos os seus estádios de desenvolvimento é preciso manter o tratamento por pelo menos 3 semanas. Além disso, todos os animais de estimação que viverem com o gato infetado também devem ser tratados, visto que os ácaros facilmente passam de um animal para outro.

Medicamentos

De acordo com a gravidade da infeção o veterinário prescreve um ou mais medicamentos, tais como:

  • Antiparasitários
  • Pomadas anti-inflamatórias
  • Antibiótico em gotas para tratar infeções secundárias

Para aumentar a eficácia dos medicamentos deve limpar cuidadosamente o ouvido do seu gato com um lenço de papel humedecido ou use uma toalhita higiénica. O objetivo é retirar as crostas que se acumularam no ouvido. Pode ter de repetir este procedimento pois as crostas precisam de estar húmidas para se desprenderem da pele.

Medidas de higiene

Para que a recuperação do gato seja mais rápida e eficaz, deve tomar algumas medidas de higiene adicionais. Assim, desinfete completamente superfícies e objetos que possam estar infetados, como por exemplo as escovas do seu gato. Além disso, limpe e escove as orelhas do seu pequeno felino diariamente.

Prognóstico das inflamações por ácaros dos ouvidos

Na grande maioria dos casos o gato fica totalmente curado. No entanto, o tratamento deve durar 3 semanas de forma a garantir que os ácaros não reaparecem. Além disso, o gato deixa de sentir comichão poucos dias depois do início do tratamento.

Como se desenvolvem os ácaros?

Os ácaros dos ouvidos são parasitas muito pequenos com cerca de meio milímetro. Além disso têm longas patas com as quais se agarram à pele do canal auditivo dos gatos. Estes parasitas alimentam-se das células da pele e das suas secreções.

As fêmeas dos ácaros põem os seus minúsculos ovos na superfície da pele e passados alguns dias nascem as larvas. Estas passam por dois estágios de desenvolvimento na fase ninfa até chegar ao estágio final de adulto.

Como posso impedir que o meu gato apanhe ácaros dos ouvidos?

Se adotar algumas medidas preventivas consegue impedir que o seu gato apanhe ácaros. As coleiras ou pipetas antiparasitárias são os produtos mais eficazes contra ácaros. Além disso deve também manter limpos os locais onde por onde o seu gato anda. Camas e mantas também devem ser lavadas regularmente pois os ácaros gostam de áreas com temperaturas mais elevadas.

Os nossos artigos mais relevantes