Adotar um cão

Independentemente do que pretenda, adquirir um cão a um criador ou adoptá-lo numa associação protetora de animais, uma boa preparação para receber o animal no seu novo lar é essencial para que se sinta confortável. Ler mais

Adoção de cães

Se quer adotar um cão e está à procura dum cão sem raça definida, deve dirigir-se a uma associação protetora de animais.

Cães no escritório

Descubra neste artigo como funciona esta questão, que direitos tem enquanto dono e funcionário e como poderá convencer o seu chefe e colegas.

Dicas para educar vários cães

O que deverá ter em conta na adoção de um novo cão para fazer companhia ao seu atual patudo. Riscos, como os educar e como estalecer uma boa convivência.

Peitoral ou coleira?

Este é um assunto que divide o mundo canino, mas é mais do que uma questão de fé. A verdade é que optar entre peitoral ou

Trabalhar em casa com um cão

Com um bom planeamento e com algumas dicas, trabalhar em casa com um cão torna-se muito agradável. Leias as nossas dicas e divirta-se com o seu patudo!

Adotar um cão junto a uma associação protetora de animais

É uma grande responsabilidade recolher um animal de um abrigo e dar-lhe um novo lar. Antes disso, é necessário reunir algumas condições. Em primeiro lugar, todos os membros da família devem estar de acordo em receber um novo elemento. Se tiver uma casa com jardim, a organização do mesmo deve ser repensada para que o cão não o destrua. Por norma, os cães provenientes das associações foram já examinados, vacinados, desparasitados e, de acordo com a idade, também esterilizados. Caso coabitem na casa crianças pequenas, deve optar por um cão de temperamento equilibrado.

 Sentir-se envergonhado é normal

Na chegada ao novo lar, tudo é novidade para o cãozinho e este necessita de alguns momentos para se habituar à sua nova situação - permita-lhe esse tempo. No caso de existir já outro animal na casa, podem verificar-se alguns problemas no período de transição. Pode acontecer que nenhum dos animais se habitue à presença do outro. Em algumas situações, a família poderá ter que se separar do recém-chegado, doloroso para todos os envolvidos.

Ter um cão implica ter disponibilidade

Adotar um cão é também sinónimo de ter disponibilidade para os cuidados básicos, para os passeios e para as brincadeiras. É essencial cuidar adequadamente do animal e não o deixar sozinho horas e horas. No caso dos cachorros, é necessário investir tempo na sua educação, ao passo que os cães de raça precisam, habitualmente, de ser treinados em escolas para cães.

Adotar um cão implica custos

Deve deixar-se bem claro que adotar e integrar um membro canino na sua unidade familiar implica custos. Alimentação, cuidados e consultas veterinárias têm de ser pagas. Também os custos com legalidades e impostos devem ser calculados. O cão precisa igualmente de alguns acessórios básicos e que o façam sentir-se bem - uma caminha, trela e coleira, acessórios para os cuidados de higiene básicos e brinquedos. Para as viagens, uma capa de proteção para o automóvel e uma caixa transportadora são também essenciais. A soma de todas estas parcelas pode conduzir a um resultado considerável. Antes de decidir adotar um cão, deve elaborar uma lista de prós e contras. Feitas as contas, se concluir que as suas finanças não lhe permitem adotar um cão, não o deve fazer.