Posso ir passear com o meu cão durante a quarentena? This article is verified by a vet

beautiful woman hugging her adorable golden retriever dog at home. love for animals concept. lifestyle indoors

A pandemia da Covid-19 está a alterar o dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo. E os donos de cães não são exceção. Assim, os donos em quarentena, para evitar a disseminação do vírus, perguntam-se: Como é que eu devo cuidar do meu cão nesta fase?

Leis e medidas preventivas relacionadas com o Coronavírus

A quarentena (confinamento obrigatório) é uma das medidas mais restritivas que um governo pode impor à população com o objetivo de travar uma pandemia. Pois, quarentena significa que as pessoas afetadas não podem sair de casa. São igualmente impostas regras a turistas. Ou seja, um turista que esteja numa região sob quarentena, deve cumprir pelo menos duas semanas de isolamento antes de regressar. Existem também casos de pessoas que ficam em quarentena por terem estado em zonas de risco ou por terem estado em contato com pessoas infetadas com a Covid-19. Pessoas que violem as medidas de quarentena podem contar com sanções severas, como por exemplo, multas ou mesmo detenção pelas autoridades. Existem outras medidas menos severas, como o dever de recolhimento imposto à maioria da população portuguesa.

Em face da progressão agressiva desta infeção, a maioria dos países europeus adotaram medidas legais que restringem o movimento das pessoas. No entanto, é importante sublinhar que há diferenças entre os vários países. Assim, é importante conhecer as leis em vigor.

Donos de cães e restrições de movimento

Vários países como Itália, França, Espanha e Portugal adotaram nas últimas semanas medidas que restringem o movimento das pessoas em função do crescente número de infetados com Covid-19. No entanto, contrariamente à quarentena, estas medidas permitem que as pessoas saiam de casa. Por exemplo, é permitido sair para ir às compras de bens essenciais, para ir à farmácia ou para dar um passeio com o seu cão.

No entanto, ao sair sozinho ou com pessoas que vivam consigo, é aconselhável manter a distância de segurança de 2 metros para com outras pessoas. Em consequência, não deve passear o seu cão em grupo. A grande maioria das escolas para cães estão encerradas, no entanto, pode continuar a treinar o seu cão ao ar livre. Assim, tente perceber uma hora para passear o seu cão onde a probabilidade de encontrar outras pessoas seja menor, visto que tem sempre que o fazer perto de casa. Também relativamente a este aspeto deve informar-se sobre as regras locais. Por exemplo, em França os donos dos cães devem preencher um formulário antes de passear o cão para justificar a saída. E caso sejam controlados pela autoridade devem apresentar este documento.

Donos de cães e a quarentena

No caso da quarentena (ou confinamento) as regras são muito mais severas. Assim, as pessoas em quarentena só devem sair de casa com permissão das autoridades competentes, como a autoridade de saúde. Contrariamente às restrições acima referidas, uma pessoa em quarentena não pode sair para ir às compras. Assim, a compra de alimentos deve ser feita através de lojas online ou com a ajuda de amigos ou conhecidos. As empresas de entregas estão a oferecer serviços em que a encomenda é deixada à porta de casa sem que haja contato entre pessoas.

 Posso passear o meu cão durante a quarentena?

Visto que as medidas de quarentena são de importância vital para controlar a disseminação da infeção, a resposta é não.

Quem tiver um quintal ou um terraço, pode deixar o seu cão fazer aí as suas necessidades. Aqui pode igualmente brincar com o seu cão, fazendo atividades desportivas, como jogos de apanhar ou exercícios de agilidade. Quem não tiver estas condições, deve pedir a outras pessoas que cuidem do seu patudo, visto que os passeios no parque estão proibidos. Assim, vizinhos que tenham quintal ou um hotel para cães são alternativas a considerar. As autoridades austríacas, por exemplo, sugerem aos donos de patudos que recorram a hotéis para cães ou a serviços de pet sitting enquanto estão em quarentena.

No entanto, os hotéis para cães ficam rapidamente esgotados em zonas em quarentena. Se apenas alguns donos de cães num determinado local estiverem sujeitos a estas medidas restritivas, por exemplo, pessoas que regressam de zonas de risco, é mais fácil encontrar alternativas para cuidarem do seu cão.

Como manter o seu cão ocupado durante a quarentena

Se tem um quintal onde o seu cão pode satisfazer as suas necessidades fisiológicas e físicas, está com sorte. Pois, neste caso, não tem de se separar do seu patudo! No entanto, para o seu cão, não chega que lhe abra a porta do quintal, ele também precisa de estar ocupado. Principalmente os cães que antes da quarentena acompanhavam os donos durante o dia, rapidamente ficam com excesso de energia. Para manter o seu cão física e intelectualmente saudável, pode experimentar as seguintes atividades:

  • Jogos de apanhar.
  • Jogos de procurar.
  • Dog dancing ou exercícios de agilidade no quintal.
  • Aprendizagem de novos truques.

Na internet encontra variadíssimos tutoriais sobre o que pode fazer com o seu patudo. Dica: algumas escolas para cães estão a aproveitar este momento de crise para oferecer cursos online.

Os cães podem apanhar o coronavírus?

De acordo com os dados científicos atuais, os cães e outros animais de estimação não transmitem o novo coronavírus SARS-CoV-2 aos humanos. Em Hong Kong foram detetados dois cães com uma pequena concentração deste vírus no focinho. No entanto, os investigadores estão convencidos que a contaminação se deu pelo contato com o ambiente circundante, visto que os donos de ambos os cães estavam infetados. Além disso, os cães não apresentavam sintomas da doença. Um gato sintomático foi diagnosticado com Covid-19 na Bélgica. Mas a transmissão da doença para humanos está excluída.

Ainda assim, é aconselhável manter as medidas de higiene que costuma ter com os seus animais de estimação. Por exemplo, não deve deixar que o seu cão lhe dê lambidelas na cara. Se der muitos miminhos ao seu patudo, de seguida deve lavar as mãos por cerca de 20 segundos antes de tocar no seu rosto, outras pessoas ou locais como a campainha da porta.

Desejamos que se mantenha saudável juntamente com a sua família humana e canina durante crises como a da atual pandemia!

Os nossos artigos mais relevantes