Partilhar a cama com o nosso cão

Partilhar a cama com o nosso cão

Partilhar a cama com o nosso cão

Argumentos a favor

  • Do ponto de vista do cão, é bastante agradável, pois apreciam, regra geral, o contato próximo com os humanos desde tenra idade. Basicamente, a proximidade física recíproca faz bem tanto ao cão como ao dono.
  • Permitir que o seu cão durma junto a si pode ter um efeito calmante e reduzir o stress. De acordo com vários estudos, os cães transmitem também um sentimento de segurança ao dono. Atenua a agressividade e promove empatia, reforçando, deste modo, os laços entre humanos e cães.
  • Pessoas que sofram de depressão ou mesmo de baixa auto-estima  podem beneficiar emocionalmente da companhia de um cão. E até o próprio animal, estará muito mais feliz no seu novo lar junto de donos carinhosos. Porém, tal não significa que tenha de dormir na mesma cama dos donos.

Argumentos contra

  • Deixar o seu companheiro de quatro patas partilhar a cama consigo pode traduzir-se em problemas na hierarquia: depois de o deixar dormir na sua cama, este poderá ter dificuldade em aceitá-lo como guia ou macho-alfa.
  • Além disso, cães de pastoreio que partilhem a cama com o dono podem desenvolver um instinto protetor excessivo: o animal poderá, por exemplo, ter ciúmes e reagir de forma agressiva perante o companheiro(a) do dono.
  • Caso o animal não tenha um sono tranquilo pode perturbar a qualidade do sono dos donos.
  • Pessoas com alergias devem evitar a presença do animal na mesma cama.
  • Deve prestar-se bastante atenção ao fator higiene. Tal significa que o animal deve ser desparasitado com frequência, assegurando-se assim que está livre de ectoparasitas, como as pulgas e as carraças. No pior dos casos, o animal pode contagiar o dono com a doença de Lyme.

Como posso impedir o meu cão de dormir na minha cama?

Se o seu animal de estimação está habituado a dormir consigo na cama pode não ser fácil libertar-se desse hábito. O animal, ao não compreender as novas regras, poderá ficar nervoso e inquieto.

Além do mais, o facto de o cão dormir sistematicamente na cama do dono pode, como já referimos, ser extenuante para este último. O método de reforço positivo vai facilitar-lhe a tarefa, seja através do treino com clicker ou incentivando o animal com guloseimas.

O nosso conselho é evitar, desde o início, que este hábito se torne uma regra.

Comprar uma cama para o seu companheiro é uma excelente opção

Perante a enorme seleção de camas disponíveis, é certo que encontrará o acessório perfeito para o seu cão passar a noite. Bombazine, padrão leopardo ou padrão de espinha – deixe o animal escolher! Até mesmo uma mantinha macia pode ser uma boa solução para o cãozinho se aconchegar à noite.

Seja qual for a sua decisão relativamente a esta questão, tudo o que lhe desejamos a si e ao seu companheiro de quatro patas é que aproveitem ao máximo a companhia um do outro!

Os nossos artigos mais relevantes

Como educar um cachorro

Deve começar cedo a educar o seu cachorro e aproveitar o facto de serem curiosos para ensiná-los de forma divertida mas consistente.