Linguagem corporal
Os cães geralmente sabem quais as intenções do patudo que se está a aproximar pela sua linguagem corporal. Ou seja, um cão calmo e amigável tem uma linguagem corporal relaxada e deixa os outros cães igualmente relaxados. Já um cão mais tenso tem geralmente o corpo tenso e deixa os outros cães de sobreaviso.
Um cão com uma atitude dominante tem uma postura mais agressiva e altiva. O seu corpo indica que está pronto a atacar. Por outro lado, um patudo com uma atitude defensiva tende a alinhar o corpo para baixo e para trás. O seu corpo indica que quer recuar e sair dali. Além disso, os cães inseguros e mais assustados tornam-se mesmo mais pequenos. Nalguns casos mais extremos, os cães podem deitar-se de costas de forma a demonstrar claramente a sua submissão ao outro.
O que nos diz a cauda, as orelhas e os olhos
A linguagem corporal faz também parte da linguagem canina. Assim, para realmente compreender o que o seu cão lhe quer dizer deve interpretar a linguagem oral e a corporal em conjunto.
A posição da cauda
A maior parte das pessoas pensa que se um cão está a abanar a cauda é porque está contente. No entanto, isto nem sempre é verdade. O abanar da cauda significa antes de mais que o patudo está excitado, resta saber se a excitação é positiva ou não.
Chegou a casa depois de um dia de trabalho. O seu patudo corre para si a abanar a cauda formando um arco aberto? Então pode ter a certeza que ele está muito contente por o ver.
Mas e se um cão estranho for a correr na sua direção com movimentos rígidos e com o olhar fixo? Se a cauda estiver a abanar em rapidamente e em arco fechado deve ter cuidado. Por outro lado, se o cão tiver a cauda para cima e estática provavelmente quer provocar. Já se a cauda estiver esticada horizontalmente é um sinal de ameaça. Por fim, se a cauda estiver para baixo significa que o patudo se sente inseguro ou com medo.
Os olhos e a posição das orelhas
Também a expressão dos olhos e a posição das orelhas fazem parte da linguagem dos cães. Assim, se um cão olhar fixamente para outro cão ou pessoa interprete isto como uma ameaça, especialmente se as pupilas estiverem contraídas. Nessas situações as orelhas estão viradas para a frente. Por outro lado, se o patudo tiver as orelhas para trás é sinal de medo, insegurança ou submissão.
Já um cão calmo e relaxado apresenta os músculos faciais também relaxados e as pupilas dilatadas. Por fim, um cão não agressivo que quer acalmar o outro cão ou pessoa vira a cabeça para o lado.
Dica para patudos com orelhas caídas
O seu cão tem grandes orelhas caídas? Nesses casos é difícil ver o movimento das orelhas, por isso preste atenção à base das orelhas, a zona onde se inserem na cabeça.