Cão Serra da Estrela

O Cão Serra da Estrela é muito conhecido e acarinhado em Portugal. São cães imponentes e muito competentes nas tarefas que desempenham. Os Serra da Estrela guardam zelosamente os rebanhos contra lobos ou outros predadores, assim como a casa ou quinta onde vivem. São naturalmente desconfiados quando em presença de estranhos. No entanto, são extremamente fiéis e dóceis para com os donos.

Personalidade

Os Serra da Estrela são extremamente atentos, corajosos e inteligentes. No entanto, devido à sua função original de guardador de rebanhos, os Serra da Estrela observam atentamente quem se aproxima do seu território e adotam imediatamente um comportamento protetor. Assim, podem apresentar uma postura ameaçadora e costumam ladrar muito em presença de estranhos. Para estes gigantes peludos a segurança e bem-estar dos donos está acima de tudo e a sua lealdade e obediência são impressionantes.

Leal a toda a prova, mas independente

Uma característica muito conhecida nesta raça é a sua independência. Esta raça foi desenvolvida principalmente para o pastoreio. Estes patudos trabalham muitas vezes sem supervisão do dono e por isso desenvolveram uma grande capacidade de tomar decisões. Assim, apesar de extremamente fiéis e obedientes, estes patudos pensam por si e por isso não deve esperar deles uma obediência cega a todas as ordens. Assim, é importante que o dono seja alguém com experiência na educação de cães. Se o seu Serra da Estrela tiver uma educação consistente, com muito amor e paciência ele vai-se tornar no melhor amigo que pode desejar.

Cão de pastoreio, de guarda e de família

As características destes patudos fazem com que eles sejam muito populares para o pastoreio, como cães de guarda e ainda como cães de família. Junto da sua família humana, o Serra da Estrela é dócil e paciente mesmo com crianças. No entanto, o Serra da Estrela é um cão exigente em termos de educação e rotinas diárias. Os Serra da Estrela precisam de muito exercício físico e de ter tarefas concretas para manterem o seu equilíbrio emocional. Assim, estes cães não são uma boa opção para ter em casa. Além disso, os Serra da Estrela são geralmente dominantes e esta característica sobressai bastante se dois machos viverem juntos. Por isso, os donos de um Serra da Estrela devem ser pessoas experientes com cães e também com paciência e tempo para o educar.

Aspeto

Os cães Serra da Estrela têm um corpo compacto e robusto. No entanto, têm um aspeto harmonioso e, apesar de serem grandes, movimentam-se com graciosidade e bastante agilidade. Na verdade, ao observar por alguns minutos este enorme patudo é fácil constatar que ele adora movimentar-se e que precisa de muito espaço. A altura ao garrote das fêmeas Serra da Estrela situa-se entre os 62 e 69 cm e pesam cerca de quarenta quilos. Por outro lado, a altura dos machos situa-se entre os 65 e 73 cm e pesam cerca de 50 quilos. Os Serra da Estrela pertencem ao grupo dos cães Molósside de tipo mastim e, como tal, estão incluídos nas raças de cães grandes.

Pelo curto ou comprido e três cores

O aspeto rústico dos Serra da Estrela deve-se em grande medida ao seu característico pelo que faz lembrar o pelo de cabras. Estes patudos podem apresentar pelo curto ou longo, que por sua vez pode ser liso ou ligeiramente ondulado. Os pelos dos Serra da Estrela são fortes, abundantes, mas suaves ao toque. Além disso, estes patudos possuem uma camada de subpelo que os protege do vento e do frio da serra. Os pelos da subcamada são finos, abundantes e emaranhados e normalmente são mais claros do que a pelagem superficial. Os Serra da Estrela podem ter três cores: unicolores, lobeiros e tigrados. E em todas as variantes de cor são admitidas manchas brancas.

História

A raça do Cão da Serra da Estrela é uma raça reconhecidamente portuguesa e desenvolveu-se na zona da Serra da Estrela, como o nome indica. No entanto, a verdadeira origem desta raça perdeu-se no tempo. Ainda assim, pensa-se que esta é uma das mais antigas raças caninas da Península Ibérica. Estes imponentes patudos acompanham e protegem os rebanhos de animais selvagens, lobos e ladrões há vários séculos. Os Serra da Estrela trabalham com os rebanhos desde as zonas mais baixas da Serra até altitudes elevadas, que podem chegar aos 2000 metros, principalmente no verão.

Cão da Serra da Estrela: uma raça conhecida mundialmente

Infelizmente a população de lobos na Serra da Estrela decresceu drasticamente nas últimas décadas. Hoje em dia estima-se que existam entre 300 e 500 lobos nesta zona. Ainda assim, os Serra da Estrela continuam a ser populares entre os pastores portugueses. Estes patudos continuam a ser muito úteis pois existem outras ameaças aos rebanhos. Por exemplo, matilhas de cães vadios ou mesmo turistas que partem à descoberta das belezas da Serra da Estrela podem constituir um perigo. Além disso, as capacidades e características dos Serra da Estrela têm vindo a ganhar reconhecimento fora de Portugal. Assim, encontram-se atualmente criadores e amantes desta fantástica raça nos Países Baixos, Reino Unido, França, Suécia, Noruega, Finlândia ou na República Checa. Recentemente foi fundada nos EUA uma pequena associação de criadores de Serra da Estrela. O interesse dos americanos por esta raça levou à exportação de vários exemplares desta raça para os EUA.

Criação

Quem pretende adquirir um Serra da Estrela procura naturalmente um criador nacional. E os criadores portugueses desempenham um papel fundamental na preservação e desenvolvimento desta raça. Ainda assim, é crucial encontrar um criador sério e responsável. Os criadores portugueses também costumam trabalhar em estreita colaboração com colegas estrangeiros, fornecendo-lhes Serra da Estrela certificados para reprodução.

Cuidados a ter ao adquirir um Serra da Estrela

No entanto, é importante ter consciência de que adquirir um Serra da Estrela bebé a um criador português não garante que o seu patudo seja de raça pura e saudável. Assim, antes de levar o seu patudo para casa verifique se todos os documentos estão corretos. Um cachorro de raça pura deve ser certificado. Além disso, um criador responsável tem as suas ninhadas vacinadas, desparasitadas e com um chip de identificação. É comum os donos não darem muita importância à documentação, especialmente aos certificados de raça. No entanto, os documentos oficiais garantem que escolheu um criador sério e dedicado. Assim, sabe que o seu pequeno patudo e os seus pais tiveram os melhores cuidados de saúde possíveis.

As responsabilidades dos criadores

As responsabilidades dos criadores não se esgotam em seguir os procedimentos corretos de saúde e socialização dos patudos. Assim, um criador realmente dedicado vai também tentar saber se os donos têm o perfil adequado para o cachorro que pretendem adquirir. E os criadores podem mesmo desaconselhá-lo a levar consigo um destes patudos. É importante lembrar que os Serra da Estrela são cães grandes e exigentes, criados para o pastoreio. Assim, estes gigantes peludos não se adaptam a qualquer ambiente. Por isso, não se sinta ofendido se o criador achar que o seu perfil não é o que melhor se adequa a um Serra da Estrela. Assim, um criador que realmente se preocupe com os seus cães vai fazer o que puder para lhe proporcionar um lar adequado.

Educação e socialização

Os Serra da Estrela respondem muito bem ao que os donos lhes ensinam. Como mencionado acima, são cães muito apegados aos donos e muito atentos o que facilita a aprendizagem. No entanto, por trabalharem muitas vezes sozinhos com os rebanhos, os Serra da Estrela desenvolveram a capacidade de tomar decisões por si mesmos. Desta forma, estes patudos reagem mal quando os donos lhes dão ordens sem sentido ou quando estes são demasiado duros. Além disso, sendo muito territoriais e portanto dominantes, os Serra da Estrela macho podem ser mais agressivos se sentirem necessidade de mostrar que são mais fortes. Este comportamento não se manifesta em relação aos donos e a pessoas conhecidas. Esta tendência emerge principalmente em presença de outros machos maiores.

A importância da socialização com outros cães

Em consequência do que foi mencionado acima, o processo socialização adquire especial importância para os Serra da Estrela. Numa situação ideal, o criador inicia a socialização do seu patudo e os donos devem dar continuidade a este processo. Tal como os outros cães, o Serra da Estrela deve ser introduzido ao maior número possível de pessoas, animais e ruídos. No entanto, durante o processo de socialização o Serra da Estrela deve contatar com cães macho de tamanhos variados. É crucial que estes patudos compreendam que outros machos não representam um perigo. Para tal é igualmente importante que o dono mostre claramente que não quer que ele exiba comportamentos dominantes sem razão. Sem uma socialização e uma educação adequada, viver e mesmo passear com este gigante peludo torna-se uma atividade potencialmente perigosa.

Saúde e cuidados

O processo de socialização e educação dos Serra da Estrela é um desafio e não deve ser subestimado. No entanto, em termos de cuidados e saúde este patudo não é exigente. As características específicas do pelo repelem a sujidade e por isso escová-lo uma vez por semana é o suficiente. Infelizmente, na altura da mudança de pelo o seu Serra da Estrela precisa de mais cuidados. As características da pelagem superior e da subcamada de pelo exigem uma escovagem diária nessa fase. Estes gigantes peludos são igualmente robustos em termos de saúde e não se conhecem doenças típicas. No entanto, tal como em muitas outras raças, os Serra da Estrela também podem sofrer de displasia da anca.

Alimentação

A alimentação desempenha um papel crucial na prevenção de problemas nas articulações. Apesar destes problemas serem muitas vezes hereditários, uma alimentação balanceada e adequada nos primeiros meses de vida ajuda muito a evitá-los. Os cachorros que não recebem uma alimentação ajustada e que são sujeitos a níveis exagerados de exercício físico podem vir a sofrer muito com problemas nas ancas.

Qual a alimentação adequada para os Serra da Estrela?

Durante as primeiras semanas, os Serra da Estrela devem ter uma dieta com alto valor energético. No entanto, à medida que crescem a alimentação deve conter menos proteínas. Na fase de crescimento, uma alimentação com elevado valor energético pode levar a que a massa muscular aumente de forma desproporcionada relativamente ao crescimento dos ossos e articulações. Como resultado podem surgir desalinhamentos ósseos e desgaste precoce das articulações. Quando estes patudos alcançam o tamanho esperado, pode aumentar o valor energético da alimentação. Naturalmente, é importante ter sempre em conta o nível de atividade, assim como o peso e estado de saúde do seu patudo.

Ter um Serra da Estrela na família

Estes gigantes peludos têm vindo a ganhar popularidade entre as famílias. O que não é de estranhar devido à sua constituição robusta, temperamento leal e amigável. No entanto, só deve escolher um Serra da Estrela para companheiro se souber exatamente o que significa ter um destes patudos. Os Serra da Estrela exigem que disponha de muito tempo para o educar e socializar e também são cães dispendiosos. Assim, apenas pessoas realmente experientes e conscientes do que significa ter em casa um patudo gigante, autoconfiante e independente devem escolher um Serra da Estrela.

Características dos donos dos Serra da Estrela

É claro que um cão de pastoreio como o Serra da Estrela precisa de muito espaço e exercício físico. Assim, é óbvio que este patudo não é de todo adequado para uma família que viva num apartamento. Um Serra da Estrela precisa de uma casa com pelo menos um jardim grande. Os donos devem ser pessoas que gostem de desporto e de estar ao ar livre. Além disso, os Serra da Estrela precisam que os donos tenham tempo, disponibilidade e experiência para os educar corretamente. Se for a pessoa adequada para ter um Serra da Estrela como companheiro, nunca mais precisa de se preocupar com animais ou pessoas estranhas. Este fiel patudo guarda a sua casa e a sua família como nenhum outro.

Os nossos artigos mais relevantes
12 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.