FCI-Grupo 2: Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossoides e Cães de Montanha, e Boieiros Suíços

Para uma melhor perspetiva das raças de cães oficialmente reconhecidas, a Federação Cinológica Internacional (FCI) dividiu-as em diversos grupos e subgrupos de acordo com as características que têm em comum. O grupo 2 da FCI é composto, além de outras raças, pelos Pinscher e Schnauzer, Molossoides e Cães de Montanha, e Boieiros Suíços, encontrando-se dividido em três secções. Ler mais

Encontre o seu cão

As características mais importantes

O meu cão deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrandeGigante
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoVermelho / Castanho-claroAzul / CinzentoCastanho / Cinzento / ChocolateCremeBrancoAmarelo-torradoDourado / Amarelo
Padrão
BicolorTricolorMármoreTuxedoArlequim / PintalgadoMalhado / Listrado / SalpicadoTabbySableSaddle / Blanket

Grupo FCI

Affenpinscher

Apesar de pequenos, o seu temperamento, a sua coragem e as suas travessuras dão-lhe uma grande personalidade.

Boxer

Corpulento mas cheio de vitalidade; teimoso mas tranquilo; pacífico, mas preparado para defender, o Boxer é um cão multifacetado.

Buldogue inglês

O seu inconfundível encanto, sentido de humor, personalidade amistosa e algo desajeitado, conquista o coração das pessoas.

Bulmastife

Uma boa socialização e uma educação consistente desde tenra idade, transformam o Bulmastife num animal muito calmo.

Dobermann

O Dobermann é um cão de guarda e um animal protetor. É corajoso, seguro de si mesmo e intrépido.

Dogue alemão

O Dogue alemão, também chamado cão dinamarquês, é uma das maiores raças de cães do mundo e é um cão amável e tranquilo.

Dogue Canário

O Dogue Canário tem um enorme sentido de proteção que por vezes é confundido com agressividade.

Hovawart

Como antigo cão de guarda, de casa e de tribunal, o hovawart possui, de forma inata, uma auto-confiança invejável e um acentuado instinto de proteção.

Mastiff inglês

O Mastiff inglês é um cão sereno e de elevada sensibilidade. É um excelente cão de família e também é apto para cão de terapia.

Pinscher alemão

Os Pinscher alemães são cães ativos de forte personalidade, revelando-se também afetuosos e mimosos. Adoram brincar e desportos ao ar livre.

Pinscher miniatura

O Pinscher miniatura, apesar do seu tamanho, é atento, familiar e adora atividades e desportos.

Rottweiler

O Rottweiler é um cão robusto, corajoso e seguro de si mesmo. É carinhoso, leal e adora mimos.

Terra-nova

Força, perseverança, resistências às temperaturas e paixão por nadar são as características que melhor definem esta raça.

A secção 1 é constituída pelos cães de tipo Pinscher e Schnauzer, sendo subdividida nos subgrupos Pinscher, Schnauzer, Smoushond e Terrier preto russo. A secção 2 inclui os Molossoides, cães massivos e musculosos, e é composta pelos subgrupos tipo Dogue e tipo Montanha. A secção 3 é formada pelos Boieiros suíços. Em termos de tamanhos, o grupo 2 da FCI é bastante variado, já que tanto podemos encontrar os Pinscher miniatura como os Dogue alemão e os Terra-nova. Esteja interessado em Pinscher, Molossoides ou Schanuzer: nestas páginas obterá a informação mais detalhada acerca das raças do grupo 2 da FCI.

O mais famoso representante da secção 3, Boieiros suíços, é o Boiadeiro de Berna. Os seus parentes de pelo curto, o Boiadeiro de  Appenzell, o Grande Boiadeiro suíço e o Boiadeiro de Entlebuch, têm vindo a ganhar popularidade. O Boiadeiro de Berna foi, durante longo tempo, bastante popular entre os agricultores, graças à sua personalidade tranquila e vigilante. Hoje em dia conquista o coração de qualquer um, sendo um popular cão de família. O seu temperamento calmo faz com que muitas vezes as suas necessidades de exercício físico sejam esquecidas – este musculado animal pode, assim, ganhar excesso de peso. Deste modo, esta é uma raça que beneficiará da companhia de uma família ativa e desportista, participando nas suas atividades.

Tendo em conta o seu tamanho reduzido, o Pinscher miniatura não tem, à primeira vista, o aspeto que esperamos de um representante do grupo 2 da FCI. Mas não se deixe enganar por esta pluma de 4 a 6 kg – pode não parecer mais do que um cão de colo, mas o facto é que o Pinscher miniatura é o companheiro ideal para qualquer género de desporto. Esta pequena bola de pelo energética não se cansa facilmente e terá todo o gosto em acompanhar o dono no seu jogging diário.

Se o que pretende é um cão de formato maior, espreite o Dogue alemão: um macho adulto chega aos 80 cm de altura ao garrote e acusa cerca de 90 kg na balança. Embora o tamanho destes cães seja naturalmente intimidante, difícil será encontrar uma raça mais meiga e tranquila. Ao adquirir um Dogue, qualquer pessoa se deve preparar para o facto de estes animais procurarem a companhia dos donos em qualquer situação do dia a dia. Quando estão sozinhos, são animais muito relutantes. Porém, graças à sua afabilidade constituem os companheiros ideais para todas as situações do dia a dia.