Cavapoo

cavapoo creme

Os Cavapoo surgem do cruzamento do Poodle miniatura com o Cavalier King Charles Spaniel.

Os Cavapoo – também conhecidos como Cavoodle – pertencem ao grupo das raças de cães híbridos. Criados a partir do cruzamento entre o Cavalier King Charles com o Poodle toy ou miniatura, são cães que encantam não só pela aparência ternurenta mas também pela sua personalidade alegre e meiga.

Aparência: urso de peluche? Não, Cavapoo!

Cabeça redonda, grande, olhos pretos e arregalados e pelo macio e encaracolado: apresentamos-lhe um ursinho de peluche em forma de cão - ou Cavoodle. As orelhas grandes e peludas, penduradas ao lado da cabeça, dão um toque final de fofura a estes simpáticos cães.

Uma das características principais do Cavapoo é o seu pelo extremamente macio e que pode ser apenas ligeiramente ondulado ou super encaracolado. Quanto à cor, são possíveis praticamente todos os tons e combinações. Tudo depende da herança genética dominante, isto é, se prevalecem os genes do Poodle toy ou do Cavalier King Charles. Assim, o pelo destes cães pode ser castanho, vermelho, branco, creme, prateado-bege, apricot ou preto. Na mesma ninhada podem nascer animais de três cores diferentes.

Além do pelo, também as dimensões do corpo podem, de acordo com os progenitores, variar bastante. Em média, a altura ao garrote de um Cavapoo adulto oscila entre 30-35 centímetros.

Em relação ao peso, os Cavapoo pesam entre 5 a 9 quilos, sendo as fêmeas mais leves e elegantes. Apesar do tamanho reduzido, os cães desta raça apresentam um físico robusto e compacto.

Personalidade descomplicada

Apesar do aspeto de urso de peluche do Cavapoo é importante lembrar que são cães como os outros, com necessidades a sério. Tenha isso em consideração e ganhará um amigo para a vida.

Um companheiro sociável: o grupo acima de tudo

Sejam de pequeno ou médio porte, os cães desta raça são furacões em ponto pequeno, enérgicos e sempre prontos para iniciarem qualquer atividade ou brincadeira. Divertidos, contagiam toda a casa com o seu bom humor. São também corajosos e atentos, o que significa que estão prontos para defender a sua família de duas patas em situação de emergência.

Andar na brincadeira com outros cães ou na companhia de crianças é o paraíso para os brincalhões Cavapoo. Apesar disso, não dizem que não a uma tarde tranquila em família, aconchegados na sua manta favorita. É muito importante sentirem-se próximos da sua família.

Os Cavapoo são cães muito orientados para as pessoas e procuram a proximidade da família. Não surpreende, então, se lhe dissermos que a solidão não lhes agrada. Se, uma vez por outra, precisa de deixar o animal sozinho por algumas horas é fundamental habituá-lo, de preferência desde tenra idade. Felizmente, graças ao seu temperamento amigável e recetivo, não é problemático acompanhar o dono nos seus compromissos.

Educar um Cavapoo é simples

A sua inteligência e percepção rápida, herdadas do lado do Poodle, fazem dos Cavapoo cães fáceis de treinar.

Mesmo o seu instinto de caça, herdado tanto do Cavalier King Charles como do Poodle, é fácil de contornar com uma educação meiga e consistente. Mas é preciso ter cuidado - caçar ratos está-lhes no sangue!

Os Cavoodle são cães apropriados para donos pouco e muito experientes. Porém, se este é o seu primeiro cão, é recomendável frequentarem uma escola para cães.

Manter e cuidar de um Cavapoo

O que exige um Cavapoo dos donos? O essencial é dispor de tempo suficiente para se dedicar a atividades em conjunto e aos cuidados com o pelo.

Cuidados com o pelo: complexos

Os cuidados com o pelo e com a higiene em geral são de extrema importância para os Cavapoo. As orelhas moles e muito peludas requerem uma limpeza regular para prevenir inflamações, são bastante sensíveis.

Cuidar do pelo é também exigente para os donos. O pelo macio e sedoso dos Cavapoo tem tendência para emaranhar e, assim, deve ser cuidadosa e frequentemente escovado (várias vezes por semana). Felizmente, o tempo que dedica a cuidar do pelo do Cavoodle, é tempo que poupa na limpeza da casa, pois estes cães têm comparativamente pouco pelo.

Deste modo, é uma raça muitas vezes recomendada para quem é habitualmente alérgico. No entanto, não é uma garantia. Antes de adquirir um Cavapoo o melhor é mesmo certificar-se de que nenhum membro da família é alérgico ao futuro companheiro de casa.

zweifarbig cavapoo welpe
Os cuidados regulares com o pelo são especialmente importantes para os Cavapoo - ou o seu pelo sedoso corre o risco de emaranhar.

Convivência com crianças, gatos e conspecíficos

Os Cavapoo adoram crianças. Se pensarmos um pouco, faz todo o sentido, já que estes patudos são tão brincalhões e ativos quanto as crianças. Além disso, simpáticos e equilibrados, os Cavoodle dão-se bem com outros cães e também com outros animais domésticos.

Gatos e cães desta raça entendem-se melhor se ambas as espécies tiverem tido experiências positivas com o outro animal enquanto bebés ou jovens.

Gostaria de socializar o seu Cavapoo com um gato? Descubra tudo sobre convivência entre cães e gatos no nosso artigo.

Campo ou cidade?

Para cães tão ativos e ágeis como os Cavapoo, uma vivenda com jardim e espaço suficiente para correr é ideal. No entanto, estes animais pequenos e flexíveis podem ser mantidos em ambiente citadino sem problema. Ou seja, o mais importante é, sem dúvida, a companhia da família e a possibilidade de espairecer a céu aberto regularmente.

Desporto e atividades: os Cavapoo precisam de estar ocupados

Ser acolhido por uma família ativa e apreciadora da vida ao ar livre é o melhor que pode acontecer a um Cavapoo. Apesar da azáfama do dia a dia, é fundamental que estes cães tão inteligentes sejam ocupados de forma adequada.

Desportos para cães, como agility para cães de pequeno porte, são atividades ideais para estes fãs de atividade física. É importante desafiá-los também a nível psicológico. Desafios olfativos e de inteligência ou a aprendizagem de truques são atividades muito bem recebidas pelos Cavapoo. Além disso, ficarão radiantes se puderem acompanhar o dono nas caminhadas!

Saúde e doenças mais comuns da raça

Cavapoos saudáveis e criados de forma responsável são, regra geral, cães bastante robustos. De acordo com o seu material genético, dos progenitores Poodle e do Cavalier King Charles Spaniel, as doenças mais comuns destas duas raças surgem também nos Cavapoo:

  • Atrofia progressiva da retina (doença ocular)
  • Problemas cardíacos, como endocardite mitral
  • Problemas nas rótulas
  • Siringomielia, uma doença neurológica graves dos Cavaliers
  • Secura ocular

Além disto, podem também surgir problemas de pele e pelo devido à estrutura do pelo, diferente em cada um dos progenitores. Porém, é raro acontecer.

Desafiante é encontrar um criador sério, que valorize a saúde acima de tudo. A verdade é que muitos criadores cruzam qualquer Cavalier com qualquer Poodle, sem examinarem de alto a baixo os animais.

Um Cavoodle saudável de um criador responsável vive em média 15 anos ou mais.

História e criação: como surgiu o Cavapoo?

É a primeira vez que ouve falar desta raça? Não admira, pois este designer dog é fruto de um cruzamento bastante recente.

A sua história é semelhante à do Labradoodle. Criadores australianos cruzaram um Poodle com um Cavalier King Charles Spaniel na década de 1990. E graças à sua encantadora aparência e personalidade amigável, os descendentes tornaram-se muito populares no continente australiano.

Atualmente, na Austrália, os Cavapoo contam-se entre os designer dogs mais conhecidos. No entanto, existem já alguns criadores nos Estados Unidos da América. Na Europa, a maioria dos criadores encontra-se na Grã-Bretanha.

Tratando-se de cães híbridos, os Cavapoo não são reconhecidos pela FCI como raça independente. O mesmo se passa com outros designer dogs semelhantes, como os Cockapoo ou e os Golden Doodle.

Onde adquirir um Cavapoo?

Se pretende comprar um Cavapoo em Portugal é provável que espere algum tempo até encontrar um fornecedor adequado. Não sendo uma raça reconhecida, não há um registo oficial de criadores.

Adotar um Cavapoo saudável a um profissional responsável requer uma análise atenta dos criadores. Não se deixe impressionar por fotografias amorosas de cachorros e nunca compre um animal por impulso.

O Cavoodle é e será sempre uma raça híbrida. Deste modo, não se deixe ir atrás de preços fantasiosos, acima dos 1500 euros. Assim, peça ao criador para verificar o certificado de pedigree dos progenitores e informe-se acerca dos resultados dos seus exames.

Lembre-se que existem alternativas ao Cavapoo, mais amigas dos animais, como as  versões mais pequenas dos Poodle. Se não é obrigatório para si adquirir um cachorro, dirija-se a uma associação protetora dos animais e decerto encontrará inúmeros cães amorosos e de todos os tamanhos que aguardam um novo lar.

Conclusão: Cavapoo – um híbrido com muito charme

Amigável, atento, fofinho, brincalhão e com uma aparência encantadora - em resumo, são estas as características principais do Cavapoo. Apesar disto, é importante questionarmos criticamente a criação de designer dogs, tão em voga. A verdade é que existem diversas raças com as mesmas particularidades e que podem ser adquiridas junto de criadores sérios e com experiência.

Se considera adquirir um designer dog, é imperativo encontrar um criador responsável. O artigo 12 perguntas para fazer a criadores quando for comprar um cachorro pode revelar-se muito útil.

Os nossos artigos mais relevantes
12 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.