Raças de cães saudáveis

Raças de cães saudáveis são aquelas que raramente adoecem e que são consideradas resistentes. A maioria destes cães terá sido criada como cão de trabalho. Porém, nunca é demais referir que animais saudáveis são oriundos de criadores profissionais e de confiança. A consanguinidade está associada a inúmeros problemas de saúde. Ler mais

Encontre o seu cão

As características mais importantes

O meu cão deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrandeGigante
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoVermelho / Castanho-claroAzul / CinzentoCastanho / Cinzento / ChocolateCremeBrancoAmarelo-torradoDourado / Amarelo
Padrão
BicolorTricolorMármoreTuxedoArlequim / PintalgadoMalhado / Listrado / SalpicadoTabbySableSaddle / Blanket

Grupo FCI

Affenpinscher

Apesar de pequenos, o seu temperamento, a sua coragem e as suas travessuras dão-lhe uma grande personalidade.

Bearded collie

Os Bearded collies são cães ativos que transpiram vitalidade e seguem pela vida seguros de si mesmos.

Bolonka-Zwetna

o Bolonka Zwetna é um verdadeiro raiozinho de sol que dá aos donos muita alegria com a sua personalidade alegre e simples.

Cocker Spaniel Inglês

Elegante, aventureiro e de atitude atrevida – o Cocker Spaniel inglês é uma das raças de cães mais populares. Descubra neste artigo tudo o que precisa de saber sobre este castiço britânico.

Dogue Canário

O Dogue Canário tem um enorme sentido de proteção que por vezes é confundido com agressividade.

Galgo afegão

O galgo afegão impressiona com o seu longo manto de seda, a sua estatura dinâmica e expressão graciosa.

Galgo Espanhol

Galgo Espanhol como cão da família: Personalidade; Adoção; Cuidados a ter; Atividade Física.

Galgo inglês

Será o galgo inglês o cão certo para si? Conheça as características da raça: Saúde; Cuidados; Alimentação; Como adotar; Onde comprar.

Kelpie australiano

O Kelpie australiano caracteriza-se pela sua vitalidade, resistência e capacidade físicas. É um cão tenaz e ágil.

Pinscher alemão

Os Pinscher alemães são cães ativos de forte personalidade, revelando-se também afetuosos e mimosos. Adoram brincar e desportos ao ar livre.

Pinscher miniatura

O Pinscher miniatura, apesar do seu tamanho, é atento, familiar e adora atividades e desportos.

Importa também referir que criadores de confiança examinam os seus cachorros para a deteção de hipotéticas doenças hereditárias que possam ocorrer em idade mais avançada. Regra geral, no entanto, cães saudáveis são bastante resistentes, sendo essencial disponibilizar-lhes uma alimentação variada e repleta de vitaminas, minerais e nutrientes.

Schnauzer gigante e Pastor-belga

Os Schnauzer gigante foram criados para o desempenho de tarefas como cães de guarda e para conduzirem gado. Em geral, os animais desta raça são especialmente saudáveis. Porém, devem ser feitos exames para descartar doenças hereditárias a nível ocular, da tiroide e da displasia de anca.

Uma outra raça canina de grande porte e bastante saudável é o Pastor-belga. Estes animais vistosos e inteligentes foram originalmente criados para o pastoreio. Embora bastante robustos, os cães desta raça devem ser testados para displasia do cotovelo e para problemas oftalmológicos.

Lapphund sueco e Treeing Tennessee Brindle

Conta-se entre as raças de porte médio mais saudáveis o Lapphund sueco. Esta é uma das raças caninas mais antigas do mundo, tendo sido originalmente criada para caçar, pastorear e guardar renas. Estes cães têm muito poucos problemas de saúde hereditários; apesar disso, qualquer criador responsável irá testar os seus protegidos para atrofia progressiva da retina, problemas oftalmológicos e displasia da anca.

O Treeing Tennessee Brindle é um excelente exemplo de quão eficazes podem ser os cruzamentos de raças em termos de saúde e bem-estar. Esta raça de origem norte-americana foi criada a partir de diferentes cães de raça mista, dando origem a animais bem robustos. Patologias de origem genética praticamente não existem. Todavia, tratando-se de uma raça de orelhas caídas, devem ser tomados cuidados extra para prevenir infeções.

Cão-islandês-de-pastoreio e Terrier australiano

O cão-islandês-de-pastoreio é uma raça canina muito afável. Originalmente, estes cães foram criados para juntar e organizar ovelhas. Por norma, esta raça é muito pouco dada a problemas de saúde.

Pequeno mas robusto – falamos do Terrier australiano. Em termos de personalidade, caracteriza-se por ser muito dinâmico e extrovertido. A raça é o cruzamento entre outros tipos de Terrier trazidos para a Austrália a partir das ilhas britânicas. No passado tinham como tarefa caçar e matar parasitas. À semelhança de outros cães de trabalho criados a partir de cruzamentos, os Terrier australianos têm uma saúde impecável. Contudo, criadores responsáveis testam os seus cachorros para problemas oftalmológicos e da tiroide e deslocamento da rótula.