Cavachon

um cavachon no jardim

A aparência do cavachon pode variar bastante, dependendo de que genes prevalecem mais: se os do cavalier king charles spaniel ou se os do bichon frisé.

O cavachon é uma raça que resulta do cruzamento entre o popular bichon frisé e o cavalier king charles spaniel. Existem vários nomes alternativos para este designer dog: cavashon, cavalier-bichon ou bichon-king-charles. O objetivo da criação é trazer ao mundo cães de família amistosos sem muita necessidade de atividade física.

Aspeto: cão pequeno com olhos expressivos

O cavachon faz parte do grupo dos designados cães híbridos. Na criação, faz-se o cruzamento de um bichon frisé pura raça com um cavalier king charles spaniel pura raça.

Com uma altura ao garrote entre os 30 e os 35 centímetros e com um peso que ronda os quatro a oito quilos, o cavalier bichon é um cão de porte pequeno. Tendo em conta que não existe, atualmente, um padrão de raça oficial, a aparência destes cães pode variar bastante.

Dependendo dos genes que prevalecem mais, este designer dog parece-se mais com o bichon frisé ou com o cavalier king charles spaniel.

Pelo sedoso em creme ou branco

O pelo macio e denso do cavachon é normalmente médio-comprido e ligeiramente ondulado. Mas também existem exemplares com pelo curto ou comprido, liso ou encaracolado. Os cavachon de uma só cor são bastante incomuns; a maioria destes cães têm o pelo de duas ou três cores. A cor base é o branco ou o creme, com partes variáveis de preto, castanho, apricot ou castanho-avermelhado.

Os cavachon têm um corpo compacto. A cabeça é redonda e os olhos escuros são expressivos. As orelhas caídas ficam junto à cabeça. O nariz é escuro e a cauda é comprida e ampla.

O cavachon é considerada uma raça alegre e sociável. Estas características tornam estes cães companhias ideais para pessoas sozinhas, famílias e também para idosos. Ao brincarem com crianças, são meigos e pacientes.

Porém, nunca deve deixar crianças pequenas sozinhas com cães. Além disso, deve-se ensinar desde cedo às crianças como interagir adequadamente com o membro de quatro patas da família.

Estes flexíveis patudos dão-se normalmente bem com outros cães e gatos. Muitos cavalier bichon chegam mesmo a apreciar ter outra companhia de quatro patas, pois não gostam de estar sozinhos em casa por longos períodos de tempo.

Cavachon como cão de escritório

Os cavachons são muito afetuosos e leais. Precisam de muita atenção e gostam de acompanhar os donos para todo o lado. Além disso, estes cães são indicados como cães de escritório. São fáceis de treinar, mesmo por pessoas sem muita experiência.

Tendo em conta que o temperamental bichon frisé-cavaliker king charles spaniel é bastante vigilante e reticente em relação a estranhos, deve desabituá-lo de ladrar. É especialmente importante se tiver que ir para o escritório consigo e em relação a vizinhos, que se podem sentir incomodados.

Se necessário, para controlar os latidos, pode ter umas aulas com um treinador de cães.

A necessidade de movimento do cavachon oscila entre pouca e média. Devido ao seu tamanho compacto, é uma raça apropriada para quem mora na cidade, é ativo e aprecia passeios diários. Este patudo brincalhão também gosta de correr pelo jardim.

As duas raças que estão na origem da raça, o bichon frisé e o cavalier king charles spaniel, são considerados como cães inteligentes e fáceis de treinar. E também o cavachon é uma raça esperta e atenta, que gosta de aprender truques novos.

O treino certo para o cavachon

Seja em atividades de rastreamento, a praticar obedience ou com brinquedos de inteligência: existem muitas formas de exercitar este cão de acordo com as suas características. No entanto, para não sobrecarregar ou aborrecer o animal, as sessões de treino devem ser curtas.

Esta raça pode ser facilmente motivada com muitos elogios e carícias, tal como com as clássicas recompensas. Depois de uma sessão de treino, é necessário uma curta pausa. O cavachon também adora aninhar-se com o seu companheiro de duas patas.

O grau de dificuldade dos cuidados com o pelo depende da pelagem e da estrutura do pelo de cada exemplar de cavachon. Geralmente, é recomendado escovar o seu patudo várias vezes por semana, para evitar que o pelo emaranhe. O pelo pode precisar de ser tosquiado de tempos a tempos. Por exemplo, pode deixar esta tarefa nas mãos de profissionais, indo a um cabeleireiro para cães.

Indicado para pessoas alérgicas?

O pelo dos cavachon é muitas vezes descrito como hipoalergénico ou como inócuo para pessoas alérgicas. Antes de o seu patudo se mudar para a nova casa, todos os membros da família devem testar se é possível morarem juntos.

Cortar unhas, monitorizar ouvidos

Para evitar dolorosas infeções oculares, o pelo em redor dos olhos deve ser cortado regularmente. Também deve ir prestando atenção às unhas, cortando-as, se necessário.

Tendo em conta que as orelhas caídas dos cavachon têm tendência para inflamações  nos ouvidos, também estas precisam de ser monitorizadas com regularidade. Em caso de necessidade, deve limpá-las.

Evitar o excesso de peso

Os cavachon adoram comer e depressa ficam com excesso de peso. Portanto, é recomendável consultar o seu veterinário para que, em conjunto, possam criar um plano alimentar para o animal. Regra geral, são recomendados alimentos de elevada qualidade, ricos em proteína. As porções devem ser pesadas. Além disso, as recompensas também deve ser doseadas e tidas em conta ao calcular a dose diária de comida.

Já que os cavachon têm tendência para desenvolver problemas dentários, os snacks dentários devem integrar a sua dieta. Além disso, pode ser útil habituar estes cães à escovagem dos dentes. O seu veterinário pode dar-lhe dicas sobre o assunto.

Ambas as raças originais, o bichon frisé e o cavalier king charles spaniel, são suscetíveis a determinadas doenças que também se podem manifestar na descendência. A luxação da rótula e problemas oftalmológicos, como cataratas, glaucoma ou cherry eye são problemas de saúde típicos em cães pequenos, como o cavachon.

As alergias são especialmente comuns neste designer dog. Manifestam-se, por exemplo, por comichão intensa e pele avermelhada.

Além disso, as doenças cardíacas, como malformações cardíacas congénitas e problemas nas válvulas cardíacas, contam-se também entre as limitações de saúde desta raça.

Qual a esperança média de vida do cavachon?

A esperança de vida do cavachon situa-se entre os 10 e os 12 anos. Alguns exemplares da raça vivem até aos 15 anos.

O cavachon inclui-se no grupo das raças de “criação de tortura”?

O cavachon não se inclui neste grupo. No entanto, é de notar que o cavalier king charles spaniel tem sido cada vez mais criticado pelos seus problemas de saúde. Por este motivo, a sua criação é agora proibida na Noruega, por exemplo.

Portanto, ao comprar um cavachon é importante escolher apenas criadores de confiança, que estejam comprometidos com a saúde e o bem-estar dos seus cães.

A meio da década de 1990, teve início, nos EUA, o cruzamento planeado do bichon frisé com o cavalier king charles spaniel. Ambas as raças eram, desde há muito, populares cães de companhia. Portanto, o objetivo era que este cruzamento resultasse num charmoso designer dog que combinasse as simpáticas características dos seus progenitores.

Um dos mais populares cães híbridos

O objetivo da criação era dar à luz um pequeno cão de família, meigo com crianças e sem muita necessidade de exercício. O cavachon tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade, especialmente no seu país de origem. Na verdade, é uma das raças de cães híbridos mais comuns.

Além disso, também são criados outros cães híbridos com traços de bichon frisé, como o maltichon, o mix de maltês ou o chin-chon, um híbrido de chihuahua. Outro cão híbrido que resulta do cruzamento entre um cavalier king charles spaniel é o cavapoo, um mix de caniche miniatura.

Raça não reconhecida oficialmente

Cães híbridos como o cavachon ainda não foram reconhecidos como raças independentes pelas variadas associações de criação regionais ou pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Portanto, não foram estabelecidos padrões de criação uniformizados, o que pode levar a flutuações na aparência e no carácter dos animais. No entanto, existem esforços para regular a criação de cães híbridos mais de perto e rigorosamente. O American Canine Hybrid Club é, nos EUA, a organização mais representativa neste sentido.

O cavachon é um cão meigo e afetuoso e que gosta de acompanhar os donos para todo o lado.

Criação e compra: onde posso encontrar um cavachon?

Ao contrário dos criadores de cães pedigree, os criadores de cães híbridos não estão normalmente organizados em associações. Portanto, há falta de uniformização nos standards da raça, nos exames obrigatórios e nos controlos de rotina. Assim, é mais difícil para os interessados encontrar um criador de confiança.

É importante que o criador tenha testado os progenitores para a presença de doenças hereditárias e que os cachorros possam crescer no seio da família. Os pequenotes devem ter contacto com outros cães e, idealmente, com gatos e crianças tão cedo quanto possível. O objetivo é conhecerem tantos estímulos diferentes quanto possível.

Quanto custa um cavachon?

Um cavachon saudável, proveniente de criação responsável, custa cerca de 900 euros. Tenha cuidado com supostas pechinchas que possa encontrar online. Pois estes animais são muitas vezes vítimas de comércio ilegal de cachorros, oriundos de criação de multiplicação, onde o foco não está de todo na saúde dos animais.

Conclusão: quebra-corações de quatro patas

Pelo sedoso e macio, olhos escuros, redondos e grandes: ninguém consegue resistir ao cavachon. O seu tamanho compacto e a sua meiguice fazem deste cão o companheiro perfeito para famílias e pessoas com pouca experiência com cães. No entanto, é importante ter em mente que as características individuais de designer dogs, como o cavachon, não são tão fáceis de prever do que raças de cães estabelecidas e oficialmente reconhecidas.

Bilhete de identidade do cavachon

Características: Cão híbrido criado através do cruzamento entre o bichon frisé e o cavalier king charles spaniel.
Carácter: Amigável, afetuoso, brincalhão, social
Altura ao garrote: 30-35 cm
Peso: 4-9 kg
Pelo: Liso, ondulado ou encaracolado. De comprimento médio, normalmente

Cor base: branco ou creme, muitas vezes bi ou tricolor com castanho, preto e ou partes avermelhadas

Cuidados com o pelo: Escovar moderadamente, várias vezes por semana
Exercício: Necessidade de movimento entre baixa a média. Ocupação através de brincadeiras em conjunto ou obedience
Cão para principiantes: Sim
Ladrar: Ladra bastante
Esperança média de vida: 10-12 anos, mais raramente até aos 15 anos
Doenças típicas: Doenças oftalmológicas, luxação da rótula, problemas cardíacos, alergias
Preço: A partir de 900 €
Grupo FCI: Não reconhecido
Origem: EUA
Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.