Quantidade de comida para cães This article is verified by a vet

A quantidade de comida para cães: cuidados com a alimentação

Uma alimentação saudável e adequada também significa dar a quantidade certa de comida.

Atualmente não é fácil conhecer bem todas as formas de alimentação dos patudos. Se escolher dar ração pronta é fácil saber a quantidade de comida que deve dar ao seu cão pois basta seguir as indicações da embalagem. No entanto, tudo se torna mais complicado se optar por alimentação BARF ou por uma combinação de diferentes tipos de comida. Neste artigo explicamos como calcular a quantidade de comida para cães em função das suas necessidades energéticas.

Que quantidade de comida devo dar ao meu cão?

Esta pergunta não tem uma resposta direta pois a quantidade de comida que cada cão precisa depende de vários fatores. Assim, para saber a quantidade de comida que deve dar ao seu cão tenha em conta os seguintes parâmetros:

  • A sua idade
  • A sua raça
  • O peso em quilos
  • Especificidades do patudo. Por exemplo, se é um cão desportista ou uma cadela grávida ou a amamentar.

Uma boa ração não é a que simplesmente contem vitaminas, minerais, proteínas e calorias, mas antes a que proporciona estes ingredientes de forma equilibrada. Encontra facilmente estas informações na embalagem. No caso das rações completas o fabricante indica igualmente a quantidade de comida adequada em função do peso do cão.

No entanto, se optou por um tipo de alimentação personalizado tem que fazer cálculos. Com a ajuda da fórmula que apresentamos a seguir é fácil saber a quantidade de comida certa para o seu patudo.

Calcular a quantidade de comida para cães adultos

Os cães adultos, por um lado já ultrapassaram a fase crescimento, mas por outro precisam de mais energia do que os cães seniores. Felizmente existe uma fórmula que permite calcular facilmente a comida a dar ao seu cão adulto.

Qual a necessidade de energia de um cão adulto?

A energia mede-se em megajoules (MJ) ou quilocalorias (kcal). Através da fórmula desenvolvida por Meyer e Zentek consegue saber a energia que um cão adulto necessita por dia:

Necessidade energética de um cão adulto = 0,52 MJ x kg^0,75 peso corporal

Por exemplo um patudo de 20 quilos precisa de 4.91 MJ por dia: 0,52 MJ x 20 kg^0,75 = 4,91 MJ.

Pode orientar-se pela tabela seguinte:

Massa corporal
(quilos)
Necessidade energética
(em Megajoule)
Necessiade energética
(em quilocalorias)
5 1,74 415,87
10 2,92 697,90
20 4,92 1175.91
30 6,67 1595,17
40 8,23 1967,02
50 9,78 2337,48

Necessidade de proteínas em cães adultos

As proteínas são muito importantes na alimentação dos cães. Estas, por um lado, estão presentes em todos os tecidos e por outro são a base para a produção de enzimas e hormonas. A fórmula seguinte indica a necessidade média de proteínas para um cão adulto: 5 gramas de proteína bruta x kg^0,75 peso corporal.

A tabela seguinte resulta da aplicação desta fórmula:

Massa corporal
(quilos)
Necessidade de proteínas
(gramas)
5 16
10 28
20 47
30 64
40 79
50 94

Leia o nosso artigo Comida para cães adultos para mais informações sobre a melhor forma de alimentar o seu cão.

Como calcular a quantidade de comida para cães desportivos?

Se o seu patudo é daqueles que passa o dia a correr e a brincar e que todos os dias dá longos passeios, então ele precisa de ingerir mais calorias do que os normais cães de apartamento. Por isso é necessário alterar ligeiramente a fórmula inicial. Assim, a fórmula para calcular a energia necessária para um cão muito ativo é: 0,56 MJ x kg^0,75 peso corporal.

Por exemplo, se o seu patudo pesa 10 quilos ele precisa de cerca de 3.15 Megajoules por dia. Este valor corresponde a 752,87 quilocalorias.

No entanto, a necessidade de proteínas aumenta apenas ligeiramente.

Qual a quantidade de comida adequada para uma cadela grávida?

Se a sua cadela está grávida e na segunda metade do período de gestação, ela precisa de 1.5 vezes mais energia. Assim, uma cadela com 20 quilos precisa de cerca de 7.38 Megajoules por dia.

Além disso, neste caso a necessidade de proteínas também aumenta significativamente. Por isso, ela deve ingerir 0.5 vezes mais proteínas.

Como calcular a quantidade de comida para cadelas a amamentar?

Durante o período da amamentação, as cadelas produzem muito leite. No entanto a quantidade de leite depende do número e tamanho dos cachorros. Por isso, em média a necessidade calórica aumenta em função dos cachorrinhos da seguinte forma:

Número de cachorros Necessidade energética
1 1,5 vezes o valor para um cão adulto
4 2 vezes o valor para um cão adulto
8 3 vezes o valor para um cão adulto

Por exemplo para uma cadela com oito filhotes e 20 quilos precisa de 14.76 MJ por dia: 4,92 Megajoules x 3 = 14,76 MJ.

No entanto, a necessidade de proteínas aumenta apenas ligeiramente.

A quantide de comida para cães: cachorros
Os cachorros precisam de mais comida especialmente nas primeiras semanas e meses de vida.

Qual a quantidade de comida adequada para um cachorro?

Os cachorros crescem muito durante o primeiro mês de vida. Nesta fase, eles obtêm os nutrientes essenciais através do leite materno. No entanto, a partir dos três meses de idade devem comer comida sólida.

A fórmula para calcular as necessidades energéticas depende do tamanho da raça dos cachorros. Assim, para raças de pequeno porte a fórmula é 0,66 MJ x kg^0,75 peso corporal. Em contrapartida, para raças de maior porte a fórmula é 0,75 MJ x kg^0,75 peso corporal.

Embora os cachorros precisem de comer mais comparativamente aos cães adultos, eles não devem comer demais nem de forma desequilibrada. Por exemplo, uma ração com alto teor de hidratos de carbono pode causar excesso de peso e consequentemente causar danos nos ossos e órgãos internos dos cachorros.

Outro aspeto a ter em atenção são as necessidades proteicas dos cachorros. Estes precisam de ingerir uma quantidade elevada de proteínas enquanto crescem. No entanto, a raça dos cachorrinhos é um fator muito importante e por isso a necessidade proteica deve ser avaliada de acordo com cada cachorro. Nesta fase é igualmente importante escolher a fonte de proteínas para o cachorro. As melhores proteínas resultam de aminoácidos essenciais. Visto que têm um valor nutritivo mais elevado e são mais bem absorvidas pelo corpo do que as proteínas de aminoácidos não essenciais.

Para proporcionar aos seus cachorros tudo o que eles precisam para um crescimento saudável aconselhamos ração especial para cachorros. Leia também o artigo Comida para cachorros na zooplus Magazine.

Qual a quantidade de comida para cães seniores?

A partir dos oito anos os cães são considerados seniores e precisam de menos energia. Assim, o fator 0.5 na fórmula para cães adultos passa a 0.45 para os seniores.

Para calcular a quantidade adequada de comida que deve dar o seu cão senior deve seguir a seguinte fórmula: 0,45 MJ x kg^0,75 peso corporal.

Encontra mais informações sobre alimentação de cães seniores no nosso artigo Comida para cães idosos.

Quantas refeições deve o meu cão fazer por dia?

O sistema digestivo dos cachorros tem que se adaptar à comida sólida nos primeiros meses de idade. Assim, os pequenos patudos devem comer com mais frequência do que os mais velhos. Ou seja, a quantidade de comida diária recomendada dividida em três a quatro refeições por dia.

Os cães adultos podem comer apenas uma ou duas vezes por dia. No entanto deve dar a comida a horas certas. E não se esqueça de incluir os snacks no cálculo da quantidade de comida que dá ao seu patudo por dia.

Os nossos artigos mais relevantes