Obesidade em cães: Dicas para melhorar a sua saúde

Não somos só nós, humanos, que temos um problema com o excesso de peso. Estudos mostram que cerca de 56% dos cães sofrem deste problema. 

As razões? Por vezes, tratamos demasiado bem os nossos amigos de quatro patas quando se trata de comida e guloseimas. A crise provocada pela pandemia, nomeadamente os confinamentos, também contribuiu para isso. 71% dos veterinários afirmam que a pandemia está a afetar o comportamento alimentar dos nossos animais de estimação. Por isso, resumimos aqui o que precisa de saber sobre o excesso de peso em cães e o que pode fazer em relação a isso.

Comida dietéticaComida dietética
Alimentação lightAlimentação light
Snacks lightSnacks light
AcessóriosAcessórios

Será que o meu cão está com excesso de peso?

Para poder combater a obesidade nos cães, os donos devem primeiro reconhecer o problema. É melhor confirmar com um veterinário se o seu patudo está com excesso de peso. Em apenas alguns passos simples, você também pode fazer uma avaliação inicial.

  • Como reconhecer o excesso de peso em cães

    Coloque as mãos, sem apertar, no dorso do cão e mova-as lentamente para trás e para a frente. Se as costelas são fáceis de sentir, está tudo bem. Se tiver que pressionar um pouco para sentir as costelas, nesse caso é muito provável que o seu cão esteja com peso a mais.

    A silhueta do seu patudo também lhe dá outra pista: se a cintura dele não for facilmente reconhecível e se o recorte da barriga e o corpo do seu cão, no geral, parecerem arredondados, então provavelmente ele está com um problema de peso.

  • Quais as causas do excesso de peso em cães?

    As causas mais comuns são o facto do seu patudo ser pouco ativo e/ou ingerir muitas calorias. Os cães com peso a mais geralmente comem muito, mas também é possível que a comida seja muito energética.

    Além disso, a idade avançada, várias doenças, a esterilização ou o stresse são causas que também podem levar à obesidade em cães. Portanto, deve sempre consultar um veterinário para conhecer as verdadeiras razões, no caso particular do seu patudo, e para despistar possíveis doenças.

  • Quais as consequências do excesso de peso em cães?

    As consequências do excesso de peso em cães podem ser diversas. Além do animal ter menor qualidade de vida e mobilidade restrita, o excesso de peso aumenta o risco de doenças nas articulações, problemas cardiovasculares e respiratórios e da diabetes. Além disso, a esperança de vida é reduzida: em média, cães obesos morrem até dois anos mais cedo, em comparação com cães da mesma raça que mantêm um peso ideal.

    Leia mais sobre o tema do excesso de peso na zooplus Magazine!  

  • Há raças com mais tendência para sofrerem de excesso de peso?

    Existem algumas raças de cães que são mais propensas à obesidade do que outras. Estas incluem o Labrador, Golden Retriever, Beagle, Dachshund, Cocker Spaniel e Collie. Geneticamente, os cães destas raças têm menor necessidade de energia e/ou simplesmente gostam de comer.

A comida certa para cães com excesso de peso:

Comida ideal para cães com excesso de peso

Qual é a diferença entre comida dietética e comida light?

A comida dietética refere-se a alimentos especialmente adaptados para animais que sofrem de doenças. Este tipo de alimentação deve ser prescrito por um veterinário. Por exemplo, há comida dietética específica para cães com diabetes ou com problemas renais. A comida dietética, portanto, não é necessariamente adequada para perda de peso.

Já quando falamos em comida light, estamos a referir-nos a alimentação pobre em calorias. Esta deve ser a primeira escolha se o seu cão não gasta muita energia e se precisa de perder algum peso.

Tudo sob controlo com o consultor de alimentação da zooplus

Conselho nutricionais para cães

Com o nosso consultor alimentar da zooplus encontrará o conceito nutricional adequado para o seu gato, Experimente!

  • O que é preciso ter em conta ao alterar a dieta do seu patudo?

    1. O mais importante é saber que uma mudança na alimentação deve ser sempre feita de forma gradual e cuidadosa.
    2. Siga sempre as recomendações do veterinário ou do fabricante do alimento ao determinar a quantidade diária de alimento a dar. Em cada embalagem pode encontrar informações sobre as quantidades a dar para o respetivo peso-alvo – seguir estas indicações é fundamental, porque mesmo apenas alguns gramas a mais podem prejudicar o sucesso no caminho para a perda de peso.
    3. Certifique-se de que seu cão não come restos de comida de ninguém. É claro que pode continuar a dar-lhe guloseimas, porém deve deduzir a quantidade diária das mesmas.

    Atenção: em circunstância alguma deve aplicar ao seu cão a dieta de “comer pela metade”. Caso contrário, vai-lhe faltar a ingestão de nutrientes importantes.

    Pode encontrar dicas sobre como alterar a alimentação dos cães ou sobre a quantidade de comida para cães, na zooplus Magazine! 

  • Quais os nutrientes aos quais devo dar uma atenção especial?

    Um bom alimento light caracteriza-se por 3 aspetos em concreto: tem baixo teor de gordura bruta e maior teor de fibra bruta (fibra dietética) do que os alimentos normais. Também é importante que o teor de proteína bruta seja consistentemente alto, para fortalecer devidamente os músculos do seu cão.

    Leia mais sobre o tema comida para cães com excesso de peso na zooplus Magazine!

  • % Promoções
  • Snacks
  • Brinquedos
  • Acessórios

Como prevenir o excesso de peso nos cães?

comedouro

Veja qual a nutrição baseada nas necessidades do animal e escolha a ração certa para o seu cão

coleira

Faça caminhadas longas várias vezes ao dia

fita métrica

Verifique com regularidade se sente as costelas e vigie sempre a silhueta do animal

balança

Pese a quantidade de ração diária e tenha em conta os extras em guloseimas

brinquedos

Brinque muito com o cão e leve-o a praticar desportos caninos

peso

Pese o cão e leve-o ao veterinário com regularidade

Exercício como peça-chave para combater o excesso de peso em cães

exercício para cães

Não muito de uma vez só: aumente a intensidade da atividade física lentamente

A regra básica é: não sobrecarregue o seu cão ou a si próprio. Perder peso é um processo que pode levar muito tempo.

Portanto, é importante que ambos se divirtam a fazer exercício e que aumentem a intensidade gradualmente. Em primeiro lugar, comece por aumentar as distâncias das caminhadas, um pouco a cada dia. De seguida, também pode juntar exercícios às caminhadas e encontrar-se com outros donos de cães.

Além disso, se tem um cão com excesso de peso ou obesidade deve ter especial atenção às articulações do animal. Deve utilizar auxiliares como rampas e camas ortopédicas, pois protegem o seu cão.

  • Os exercícios seguintes são aliados contra o excesso de peso em cães

    Além do "exercício clássico", ou seja, caminhar, pode experimentar outras atividades com o seu patudo que fazem maravilhas contra a obesidade em cães. No entanto, antes deve sempre perguntar ao seu veterinário se é seguro fazer esses exercícios.

    • Para cães com elevados níveis de obesidade recomenda-se natação canina. Alivia as articulações e treina suavemente todo o corpo.
    • Jogos de busca e brincadeiras com regras durante a caminhada ou no jardim de casa são do agrado da maioria dos cães.
    • Integre vários exercícios de movimento nas caminhadas. Por exemplo, pode fazer o cão equilibrar-se sobre troncos de árvores ou pular valas.
    • Há vários desportos caninos como, por exemplo, Dog Frisbee, Treibball ou Dog dancing, que garantem muita atividade física com muita diversão à mistura.
    • Inclua o seu cão no seu programa de fitness: ensine o cão a cumprir o comando para se sentar enquanto você faz um agachamento. Ou Dog Yoga - Yoga com cães, já experimentou?
    • Se o seu cão já estiver em forma, pode fazer jogging com ele, fazer caminhadas mais intensas ou passear de bicicleta com o seu cão.

    Há inúmeros jogos para cães e treino e possibilidades de fazer um treino físico conjunto com o seu patudo. Descubra o que é mais adequado para si e para o seu cão na zooplus Magazine.

  • O treino de Agility é adequado para cães com excesso de peso?

    O treino de Agility (pista de obstáculos com limite de tempo) não é adequada para cães com peso a mais ou obesos. Por um lado, isso constitui uma sobrecarga e desgaste rápido para o cão e, por outro lado, esse tipo de exercícios é prejudicial para as articulações, devido ao excesso de peso do animal.

    Em contrapartida, o treino de Degility é mais adequado. Neste caso, não há limite de tempo para a realização dos exercícios, mas há a exigência da execução correta dos mesmos. Como tal, este desporto canino também é muito adequado para tarecos com excesso de peso.

    Saiba mais sobre Agility para cães e Degility na zooplus Magazine!

TIAKI INTELLIGENCE TOYO tesouro da MalaTIAKI Slow Feeder

O brinquedo TIAKI Slow Feeder é muito divertido e impede que os patudos comam demasiado depressa. A zona verde de borracha dá uma sensação parecida à da relva e, por isso, encontrar a comida aí escondida é uma aventura! Tem uma base antiderrapante e é adequado para os meus amigos mais pequenos.

Ir para o artigo ►
Tiaki Intelligence ToyPeanut e as ervilhasTIAKI Ervilha

O brinquedo olfativo TIAKI Ervilha tem três aberturas para rechear com guloseimas. É muito robusto e resiste mesmo aos mais novos que têm uma necessidade extra de mastigar. E no verão, a Ervilha TIAKI recheada com guloseimas pode ir ao congelador para depois passarmos o dia entretidos e fresquinhos.

Ir para o artigo ►
Almofadão floco para cãesOnde o Ted dorme como um anjoAlmofadão Floco

O enchimento de espuma viscoelástica de elevada qualidade é muito confortável e garante um sono reparador durante as longas reuniões. Esta cama adapta-se perfeitamente ao meu corpo e, por isso, reduz a tensão na coluna e articulações – nesta cama tenho sempre um sono descansado!

Ir para o artigo ►
O Trevo do ChewyO Trevo do ChewyCorda Nomad Tales

A corda Nomad Tales Spirit Trevo é um conjunto de cordas fortes bem atadas com três pontas. A boa notícia é que posso sempre mudar de lado e continuar a roer! Além disso, esta corda é excelente para atirar e ir buscar ou para puxar. E, nesta brincadeira, ainda há lugar para um terceiro participante.

Ir para o artigo ►