Passear de bicicleta com o seu cão

Para passear de bicicleta com o seu cão: uma atividade relaxante

Para passear de bicicleta com o seu cão em segurança deve ter alguns cuidados

Andar de bicicleta pela natureza é uma atividade relaxante e muito agradável, especialmente se levar o seu patudo consigo. Neste artigo explicamos que cuidados deve ter quando for passear de bicicleta com o seu cão e como o habituar a andar ao seu lado.

Cuidados a ter quando for passear de bicicleta com o seu cão

Em primeiro lugar certifique-se que andar consigo de bicicleta é um desporto adequado para o seu cão. Assim, tenha em conta que as características físicas de algumas raças de cães não permitem que os patudos se divirtam nesses passeios. O seu veterinário pode ajudá-lo se tiver dúvidas. Pode também ler os nossos artigos sobre raças de cães, visto que aí encontra informações sobre as atividades adequadas para cada raça.

Como habituar o meu cão a andar comigo de bicicleta?

Para as pessoas andar de bicicleta é uma atividade comum. Mas alguns cães acham a bicicleta um objeto estranho e sentem-se desconfiados. Por isso, deve deixar que ele cheire e investigue este estranho objeto antes de sair de casa. Em seguida deixe que o seu patudo se familiarize com o novo objeto. Não suba para a bicicleta, mas ande com ela a pé e lado a lado com o seu cão. Se puder peça a alguém que empurre a bicicleta para se poder concentrar totalmente nas reações do seu patudo.

Antes de começar o passeio o seu patudo deve ficar sentado e esperar até que lhe dê o comando para andar. Mantenha o seu cão preso com uma trela curta e coloque a bicicleta entre si e o seu patudo.

Cuidados a ter nos passeios de treino

  • Mantenha sempre o seu patudo ao seu lado e longe do trânsito.
  • Nunca enrole ou prenda a trela no guiador da bicicleta.
  • Quando estiver a empurrar a bicicleta mantenha o seu cão ao lado do selim e com a trela frouxa.
  • De vez em quando mude de direção e de ritmo. Assim que parar afrouxe a trela. Quando o seu cão estiver habituado a este exercício é hora de avançar no treino.
Passear de bicicleta com o seu cão: cuidados a ter
Andar de bicicleta é uma excelente forma para manter o dono e o patudo em forma

Os primeiros passeios

Quando o seu cão estiver habituado à bicicleta e aos passeios a pé em que vai empurrando a bicicleta, pode iniciar a segunda fase. Pode então sentar-se na bicicleta e pedalar devagar. Além disso, nos primeiros passeios deve escolher andar em ruas sem trânsito e com o mínimo de distrações. Andar em caminhos nas matas ou caminhos rurais é também uma excelente opção.

Dicas para o primeiro passeio de bicicleta com o seu cão

      • Cães jovens, até aos 12 meses, cães idosos ou doentes não devem acompanhar os donos nos passeios de bicicleta.
      • Não alimente o seu cão antes do passeio.
      • Para um cão um passeio de bicicleta é como uma sessão de treino. Assim, inicie os passeios devagar e vá aumentando o ritmo. Também deve planear um momento de relaxamento no fim do passeio, para o seu cão recarregar as baterias.
      • Passear de bicicleta é bastante extenuante para um cão, por isso evite passeios em dias demasiado quentes ou húmidos.
      • Faça pausas regulares para o seu cão recuperar. Além disso leve sempre um recipiente com água fresca para dar ao seu cão.
      • Quando planear o seu passeio evite longas estradas asfaltadas, visto que o pavimento pode magoar as sensíveis patinhas do seu patudo.
      • Evite também estradas com muito trânsito porque os gases dos tubos de escape são prejudiciais para si e para o seu cão. Passear na natureza é muito mais relaxante e agradável para os donos e para os cães.

Posso passear de bicicleta com o meu cão?

As alterações ao Código da Estrada de 2014 equipararam as bicicletas aos restantes veículos a motor. Assim, não deve andar de bicicleta com o seu cão sem trela.

Não se esqueça também do bem-estar do seu cão. Assim, só deve levá-lo consigo se a sua condição o permitir.

Passeios com coleira ou peitoral?

Os donos costumam ter dúvidas em relação à utilização de uma coleira ou peitoral quando vão andar de bicicleta. Regra geral, o peitoral é a melhor escolha, pois reduz a probabilidade de o seu cão se magoar se tiver que parar de repente. Além disso, o peitoral é sempre mais seguro para os cães.

Um suporte para a trela é um acessório muito prático e útil para passear com o seu cão de bicicleta. Com este suporte pode concentrar-se no passeio, pois este acessório mantém sempre a distância entre o seu cão e as rodas da bicicleta.

Alternativas para cães pequenos ou jovens

Mesmo os cães de pequeno porte ou os cachorros podem acompanhar os donos nos passeios de bicicleta, só que de uma forma diferente. Em vez de o acompanhar ao lado a correr, os pequenos patudos devem passear num cestinho, que facilmente se instala na bicicleta. Assim o seu cão desfruta dos passeios e da sua companhia como qualquer outro. Em alternativa pode comprar um pequeno atrelado onde o seu patudo vai confortável e protegido do vento.

Aproveite os passeios!

Depois de treinar o seu cão e com os acessórios adequados pode aproveitar os belos dias de sol para passear de bicicleta com o seu cão. Especialmente na primavera, em que o tempo está bom e a natureza desponta depois dos dias frios de inverno. De certeza que o seu cão vai adorar e divertir-se muito.

Na loja para cães zooplus encontra uma enorme variedade de acessórios para tornar os passeios de bicicleta fantásticos. Visite a nossa loja online e escolha o que mais lhe agrada!

Os nossos artigos mais relevantes
4 min

Dog Dancing

O dog dancing consiste em ensaiar uma coreografia em conjunto com o seu cão, acompanhada de truques e música.