Exercícios físicos para cães: Como manter o peso ideal

Escrito por Sabrina Quente
Exercícios físicos para cães para manter o peso ideal

Cães com peso a mais fazem menos exercício. Pode quebrar este círculo vicioso com vários exercícios e brincadeiras.

Também o coração dos nossos patudos se conquista pelo estômago. Assim, muitas vezes os cães acabam por ter peso a mais. No entanto, com a sua ajuda e algum exercício o seu cão perde peso e fica novamente em forma. Neste artigo damos exemplos de exercícios físicos para cães que melhoram a condição física de patudos e donos.

Exercícios físicos para cães: de volta ao peso ideal

Existem muitas boas razões para declarar guerra aos quilos a mais do seu patudo. E a principal razão é porque se preocupa com a saúde dele e quer que ele viva saudável por muitos e muitos anos. Felizmente, para os cães, emagrecer é bem mais simples do que muitos donos imaginam.

Depois de chegar à conclusão que o seu cão tem peso a mais, o primeiro passo é consultar o veterinário. Assim, é importante determinar as causas da obesidade antes de tomar outras medidas. O veterinário ajuda-o também a definir uma estratégia adequada para o seu cão emagrecer.

O seu cão é obeso ou tem excesso de peso? Descubra no nosso artigo.

O emagrecimento passa por ajustar a dieta do seu patudo, mas também o seu nível de atividade. Assim, para ajudar o seu cão a perder peso é tão importante escolher a ração certa como as brincadeiras, jogos e passeios. Também no que se refere a escolher os exercícios físicos para cães mais adequados ao seu patudo deve conversar com o seu veterinário. Por exemplo, cães com problemas nas articulações não devem fazer certos exercícios.

PT_obesity_dog_food

5 Exercícios físicos para cães

Se o seu cão não tem problemas de saúde, é a altura de começar os exercícios. As sugestões seguintes não só ajudam o seu cão a ficar em forma, mas também os donos!

Simples, mas eficaz

Um cão com peso a mais geralmente mexe-se menos do que um cão com um peso adequado. Este comportamento é normal, pois custa mais mexer um corpo pesado do que um leve. É também importante ter em conta o efeito dos exercícios no corpo dos patudos. Assim, saltar não é a melhor alternativa para um cão com excesso de peso, visto que pode afetar as articulações.

Por outro lado, passeios regulares são uma alternativa simples e eficaz para pôr o seu cão em movimento, e que não têm qualquer contraindicação. Além disso pode levar o seu patudo a passear por caminhos diferentes ou levar outros patudos. Dessa forma o passear torna-se uma atividade variada e interessante.

Pode também adotar ritmos diferentes ao longo da caminhada e tornar esta atividade mais desafiante para si e para o seu patudo. Assim, a caminhada é um exercício ideal para principiantes. E em pouco tempo o seu cão fica muito mais em forma e então pode procurar outros desportos caninos.

Lentamente inclua também alguns comandos durante o passeio, como senta ou fica em pé. Desta forma o seu cão trabalha os músculos e também queima calorias.

Manter-se em forma na rua e em casa

Assim que o seu cão estiver mais em forma pode estimulá-lo a fazer exercícios mais complexos. Por exemplo, nos passeios deixe-o subir a um tronco ou que salte sobre pequenos obstáculos. Também pode levar um brinquedo para ele ir buscar. No entanto, deve ter um brinquedo só para os passeios. Assim o seu cão não perde o interesse nele e fica ansioso por sair para ir brincar.

Mas os exercícios físicos para cães não acabam na rua. Mesmo em casa pode manter o seu patudo ativo. Por exemplo, esconda o seu peluche favorito e diga-lhe para ir procurar. Em conclusão, pode exercitar o seu cão em qualquer local.

Atingir um objetivo em conjunto

As pessoas sabem que fazer desporto em conjunto é muito mais divertido. E os cães partilham desta opinião, pois eles costumam ser mais ativos quando o seu dono o acompanha. Assim, que tal experimentar Dog Yoga? Pode também fazer exercícios ao ar livre que incluam o seu patudo. Desta forma ajuda-o a perder peso, mantêm-se em forma e ainda fortalece a relação com o seu cão.

Para envolver o seu cão nos seus exercícios dê-lhe comandos associados aos seus movimentos. Por exemplo, quando se agachar ele deve sentar-se, quando se levanta ele deve ficar em pé.

Exercícios físicos para cães: treinar com os donos é uma forma de motivar o cão
Os cães ainda gostam mais de fazer exercícios quando acompanham os donos.

Tirar partido das leis da física

Algumas raças de cães adoram estar na água. Se o seu cão pertence a uma delas faça uso desta preferência! Os cães pesados beneficiam muito da natação, pois o seu corpo dentro de água torna-se mais leve por causa da flutuação. Assim, se o seu cão tiver peso a mais ele provavelmente vai gostar mais de fazer exercícios na água do que em terra. Se usar também brinquedos para a água, os exercícios tornam-se mais divertidos e desafiantes.

Para especialistas

Se fizer desporto regularmente e se entretanto o seu cão já se tiver habituado a fazer exercício, pode levá-lo a correr ou andar de bicicleta. Com estes exercícios físicos para cães o seu patudo queima uma quantidade considerável de calorias. No entanto, só deve levar o seu cão se ele estiver saudável e conseguir acompanhá-lo bem. Além disso, deve introduzir o seu patudo a estas atividades lentamente.

Lembre-se também que desportos de velocidade não são adequados a todas as raças de cães por causa da sua constituição corporal. Por exemplo, cães com pernas curtas, com um físico compacto ou cães pequenos não devem acompanhá-lo.

Os cães ligeiramente acima do peso ideal e com compleição atlética podem atingir uma excelente forma física com estas atividades. Converse com o seu veterinário para saber se desportos de velocidade e resistência, como a corrida ou agility, são adequados para o seu cão.

Dica: se o seu cão estiver em baixo de forma ou se tiver problemas nas articulações, pode experimentar um treino de Degility. Nesta atividade o objetivo é que o patudo execute corretamente os exercícios.

O tempo que ele demora a completar a pista de obstáculos não importa.

Exercícios físicos para cães: melhorar a forma física do seu cão

A chave do sucesso para o seu cão emagrecer é apresentar-lhe exercícios divertidos. Além disso o patudo deve sentir-se seguro. Assim, para aproveitar ao máximo as atividades com o seu cão damos-lhe algumas dicas:

  • Aumente a dificuldade e a intensidade dos exercícios lentamente.
  • Em atividades ao ar livre o seu cão deve conseguir sempre ouvi-lo. Além disso, ele deve obedecer a ordens básicas.
  • Tal como as pessoas, os cães também devem passar por um aquecimento antes dos exercícios físicos. Assim, antes dos treinos dê um passeio com ele a passo rápido e deixe que ele descanse um pouco. Nunca se esqueça que ele deve poder beber água à vontade durante e principalmente depois dos treinos.
  • Adapte as atividades ao clima. Durante o verão certifique-se que ele tem sempre sítios frescos para se refrescar.
  • Existem inúmeros jogos e atividades para cães. Por isso, procure atividades que estejam adaptadas à forma física e à compleição do seu cão.

Exercícios físicos para cães: o melhor conselho é...

Divirta-se!! Se abordar os treinos de forma positiva o seu cão sente o seu entusiasmo e fica motivado para o acompanhar.

Com os exercícios certos, empatia e paciência vai ver que rapidamente consegue atingir os seus objetivos. Além disso, à medida que fazer exercício com o seu cão se torna parte do dia-a-dia, o divertimento aumenta para os dois!


Sabrina Quente
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Sabrina Quente

Os animais fazem parte da minha vida desde sempre. Nas minhas fotografias de criança tenho sempre um periquito na cabeça ou um gato ao colo. Há mais de 10 anos que escrevo sobre vários temas relacionados com animais, desde seguros de saúde até como é a vida com um gato. A minha gata Mimi está sempre ao meu lado e é a minha fonte de inspiração para muitos textos. Além disso, ela lembra-me sempre quando está na hora de fazer uma pausa.


Os nossos artigos mais relevantes
3 min

Dog Dancing

O dog dancing consiste em ensaiar uma coreografia em conjunto com o seu cão, acompanhada de truques e música.