Receitas de deliciosos biscoitos caseiros para o seu cão

Cute Labrador dog and cookies against wooden table on unfocused background

É claro que comprar guloseimas já prontas na loja para cães da zooplus é mais rápido, mas não é tão divertido como cozinhá-las em casa. E existem mais razões para cozinhar os seus próprios biscoitos. Neste artigo vai descobrir essas razões e também como confecionar e armazenar biscoitos que o seu cão vai adorar!

Vantagens de cozinhar biscoitos em casa

Cozinhar os seus biscoitos tem, antes de mais, uma vantagem decisiva: sabe exatamente o que eles contêm. Muitos biscoitos e guloseimas industriais contêm corantes, conservantes ou mesmo açúcar, coisas que o seu cão não precisa e que, acima de tudo, não são saudáveis. No entanto, quando está em controle da batedeira, decide com que ingredientes vai fazer os biscoitos para o seu patudo. Além disso, sabe melhor do que ninguém do que é que o seu cão gosta e os ingredientes que não lhe fazem mal. Outra vantagem é que os seus biscoitos são mais económicos, pois os ingredientes são normalmente baratos e já tem a maior parte deles na sua despensa.

Biscoitos caseiros para cão: quais são os ingredientes adequados?

Praticamente não existem limitações aos ingredientes que podem usar nos seus biscoitos caseiros. A principal limitação são as intolerâncias que o seu cão possa ter. No entanto, o açúcar, o chocolate e as passas são ingredientes que não pode usar. Assim, escolha principalmente ingredientes com valor nutritivo para o seu cão e pode dar-lhe guloseimas de consciência tranquila, mas, claro, sempre com moderação. Para a confeção dos biscoitos pode usar, por exemplo, farinha integral, ovos, batatas, cenouras, espinafre, aveia, queijo creme, requeijão ou caldo de carne. Pode igualmente incluir carne ou peixe. No entanto, é melhor usar carne moída ou peixe macio, pois assim consegue uma massa homogénea para os biscoitos.

Os biscoitos caseiros são mais fáceis de fazer do que pensa

Se já tem alguma experiência em cozinhar comida para o seu cão, vai descobrir rapidamente quais os melhores ingredientes e as melhores combinações para os biscoitos. Mas, mesmo que até agora tenha dado sempre ração seca ou húmida ao seu patudo, não vai encontrar dificuldades em fazer os biscoitos. Portanto, ao cozinhar os biscoitos vai aprender mais sobre a alimentação dos cães e vai ter mais ferramentas para experimentar outras receitas para o seu peludo. Após um ou dois tabuleiros de teste, vai com certeza apanhar o jeito e deixar o seu cão deliciado com as guloseimas que faz.

Biscoitos caseiros: uma ideia criativa para dar de presente a donos de cães

O Natal e a Páscoa estão à porta e ainda não sabe o que vai dar de presente ao seu patudo ou amigos com patudos? Também nessas alturas, os biscoitos caseiros são um sucesso, pois trata-se de uma prenda personalizada e única para qualquer pessoa que tenha um cão. Pode também ser criativo na embalagem e pôr os biscoitos numa lata ou num saquinho de pano decorado.

Como armazenar corretamente os biscoitos do seu cão?

Independentemente de fazer os biscoitos para dar de presente ou para o seu próprio cão, o importante é que os biscoitos fiquem bem secos depois de saírem do forno. Visto que, quanto mais secos ficarem, mais tempo duram. Já que não vai utilizar conservantes nos seus biscoitos, o risco de estes se deteriorarem é muito superior ao dos biscoitos que compra em lojas da especialidade.

Dicas de conservação

  • Se seguir as nossas dicas, pode ter a certeza que os seus biscoitos vão durar algumas semanas.
  • Deixe os biscoitos secarem no forno depois de cozidos. Para isso, regule a temperatura do forno entre 50 e 100 graus e deixe a porta do forno ligeiramente aberta. Por exemplo, ponha uma colher de pau entre a porta e o forno. O ar quente do forno faz os biscoitos perderem mais humidade e portanto, ficam mais secos.
  • Em alternativa pode colocar os biscoitos num tabuleiro sobre um aquecimento por algumas horas. No entanto, o tabuleiro deve ficar fora do alcance do seu patudo, pois os biscoitos quentes não fazem nada bem ao estômago dele.
  • Por fim, deve guardar os biscoitos num local seco onde não entre humidade. Tupperware herméticos ou sacos de plástico não são adequados. Assim, a melhor forma de guardar os biscoitos é em latas ou em pequenos sacos de pano, que deixam a humidade escapar.

Biscoitos caseiros bem secos e guardados de forma adequada, duram várias semanas sem problemas. Os biscoitos com carne ou peixe duram menos tempo do que biscoitos feitos com cereais integrais, por isso devem ser consumidos nos primeiros 3 a 5 dias. Pode igualmente guardar os biscoitos com carne ou peixe no frigorifico. Para conservar os biscoitos por ainda mais tempo, pode congelá-los em pequenas quantidades e descongelá-los quando quiser mimar o seu patudo. Os biscoitos congelados podem ser consumidos até um ano depois de feitos.

Que ingrediente posso usar para fazer os biscoitos?

O bom destes biscoitos é que podem ser feitos com ingredientes que geralmente tem em casa. E não precisa de nenhum eletrodoméstico especial para preparar e cozer a massa. Mas, claro, se tiver um bom processador de alimentos ou uma batedeira potente, terá o seu trabalho facilitado. No entanto, a massa dos biscoitos para cão pode ser feita com ajuda da varinha mágica ou de uma batedeira simples. Para cozinhar precisa apenas de um tabuleiro e de um forno funcional. Se quiser cozinhar biscoitos para o seu patudo regularmente, pode usar um tabuleiro anti aderente. Os tabuleiros de silicone com moldes são igualmente muito úteis para fazer os seus biscoitos, pois não precisa de os moldar à mão ou cortar a massa depois de cozida.

Qual é a receita correta para biscoitos caseiros para cães?

Na internet encontra inúmeras receitas de biscoitos para cães. No entanto, face a esta variedade, pode ser difícil encontrar a receita certa para o seu patudo. A nossa dica é: simplifique e não perca muito tempo a ver receitas. Comece por ir ao seu frigorífico ou despensa, veja que ingredientes tem em casa e o que pode fazer com eles. Também pode selecionar os ingredientes de acordo com os gostos do seu cão. Os cães costumam gostar de biscoitos sem cereais, mesmo os que não são alérgicos. Os cereais são difíceis de digerir e muitas vezes causam intolerância nos cães. Pode usar a sua imaginação quase sem limites nestes biscoitos e depois de ter experimentado uma ou duas receitas, vai perceber quais os melhores ingredientes para estas guloseimas e a melhor forma de os combinar.
Apresentamos algumas sugestões de receitas que, com um bocadinho de prática, pode alterar sem problemas. Assim, é garantido que cozinha o biscoito certo para si e para o seu patudo.

hundekekse selber backen

Seis receitas de biscoitos para todos os cães e para todas as ocasiões

Biscoitos de Leberwurst

Ingredientes para cerca de 350 biscoitos

  • 1 ovo
  • 250 g de Leberwurst
  • 500 g de flocos de aveia finos
  • 300 g de queijo fresco
  • 100 ml de óleo de girassol
  • Farinha para amassar

Modo de preparação: misturar todos os ingredientes numa tigela e deixar descansar cerca de uma hora no frigorífico. Caso a massa ainda esteja demasiado mole para amassar, junte mais flocos de aveia ou farinha. Em seguida, estique a massa numa superfície enfarinhada até esta ficar com cerca de 1 cm de altura. Regule a temperatura do forno para 150 graus e cozinhe por cerca de 30 minutos. Deixe os biscoitos no forno depois de desligado a fim de secarem.

  • Biscoitos de atum

    Ingredientes

    • 1 lata de atum ao natural
    • 1 ovo
    • Uma pitada de salsa picada
    • Farinha, polenta ou flocos de aveia q.b. para engrossar a massa.

    Modo de preparação: misturar tudo e formar bolinhas. Caso use polenta, deixe a massa ficar mais húmida. Pode adequar o tamanho das bolinhas de acordo com o gosto e tamanho do seu cão. Regule a temperatura do forno para 150 graus e cozinhe por cerca de 30 minutos, no entanto o tempo de cozedura varia com o tamanho das bolinhas. Depois de desligar o forno, deixe-as lá dentro para secarem.

  • Biscoitos de queijo quark

    Ingredientes

    • 200 g de farinha de aveia fina
    • 100 g de farinha de espelta
    • Cerca de 6 colheres de sopa de manteiga – para que a massa fique com uma boa consistência
    • 5 colheres de sopa de óleo, por exemplo, azeite
    • 1 ovo
    • 1 colher de sopa de xarope de ácer
    • 150 g de queijo quark magro

    Modo de preparação: misture bem todos os ingredientes numa tigela. Depois, decida qual a forma que deseja para os seus biscoitos, por exemplo, bolinhas. Por fim, regule a temperatura do forno a 180 graus e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos.

  • Biscoitos zooplus em forma de bola

    Ingredientes (para cerca de 170 bolinhas)

    • 2 cenouras
    • 2 bananas
    • 400 gramas de farinha (preferencialmente de batata)
    • 200 g de farinha de aveia ou polenta
    • 100 ml de óleo
    • Água q.b.

    Modo de preparação: em primeiro lugar, rale as cenouras e desfaça as bananas com um garfo. Em seguida, coloque todos os ingredientes numa tijela e misture-os. A massa vai ficar mais mole se usar polenta em vez de farinha de aveia. Caso a massa esteja muito seca, junte água. Por fim, com as mãos, faça bolinhas de 1 a 2 cm. Regule a temperatura do forno a 150 graus e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos. Deixe as bolinhas no forno durante a noite para secarem.

    Por fim, pode comprar guloseimas para decorar os biscoitos do seu patudo. Bata claras em castelo até ficarem muito firmes e em seguida coloque-as por cima dos seus biscoitos já frios, juntamente com as guloseimas que comprou. Depois, leve outra vez ao forno. Ajuste a temperatura para 150 graus e deixe cozinhar por 10 minutos.

  • Bolachas de queijo

    Ingredientes

    • 100 g de queijo ralado
    • 100 g de queijo fresco
    • 1 ovo
    • 50 g de pão ralado
    • 200 g de farinha
    • 1 colher de sopa de óleo
    • Água, caso a massa fique muito seca

    Modo de preparação: Misturar todos os ingredientes e formar pequenas bolas ou palitos do tamanho de um dedo. Em seguida, levar as bolachas ao forno a 180 graus durante cerca de 25 minutos. Deixar as bolachas secarem dentro do forno desligado.

  • Bolachas de maçã e iogurte

    Ingredientes

    • 100 g de farinha de espelta
    • 100 g de flocos de aveia
    • 50 g de farinha de arroz
    • 1 colher de sopa de mel
    • Uma maçã ralada
    • 150 g de iogurte natural
    • Canela q.b.

    Modo de preparação: Misture bem todos os ingredientes e estique a massa para que fique com cerca de 1 cm de altura. Em seguida, corte as bolachas na forma desejada. Deixe cozinhar no forno a 150 graus, durante cerca de 45 minutos. Caso queira que as bolachas fiquem mais secas e assim, durem mais, depois de cozerem deixe-as no calor do forno mais tempo com a porta ligeiramente aberta.

Desejamos que se divirta muito a cozinhar os biscoitos para o seu cão e que ele goste muito!

Os nossos artigos mais relevantes