Os cães podem comer melancia? This article is verified by a vet

Verde e firme por fora, vermelha e suculenta por dentro – é assim que gostamos de uma talhada de melancia nos dias quentes de verão. O snack doce perfeito e pouco calórico para comer entre as refeições. E sabia que os cães também gostam de melancia? É verdade! Mas será que os cães podem comer melancia? E o que ter em conta se decidir dar esta fruta ao seu patudo? Encontra todas as respostas neste artigo.

golden retriever deitado no chão a lamber melancia em prato

A melancia é um ótimo snack refrescante para os dias quentes de verão.

A melancia é saudável para os cães?

Com 24 a 40 calorias e seis gramas de açúcar por 100 gramas, a melancia é uma alternativa com poucas calorias aos snacks convencionais.

A melancia é rica em vitamina A, ácido pantoténico, niacina e vitamina C. Além disso, a melancia fornece minerais importantes, como magnésio, fosfato, cálcio e algum potássio.

Melancia: ótima fruta para matar a sede

A melancia contém entre 90 a 95% de água, pelo que é uma boa fonte de líquidos para os cães mais preguiçosos em beber água nos dias mais quentes. Além disso, pedaços de melancia congelada têm um efeito extra refrescante.

Que cães não devem comer melancia?

A maioria dos cães tolera bem a melancia e, portanto, os cães podem comer melancia.

Já se o seu cão tiver diabetes, deve, por precaução, evitar dar-lhe melancia (e também outros tipos fruta). Além disso, animais cujo sistema gastrointestinal seja mais sensível ou alérgicos à melancia não devem, obviamente, comê-la.

Nota: No caso de gatos com condições médicas pré-existentes, é recomendável consultar o seu veterinário antes de fazer alterações na alimentação do animal.

Qual a quantidade de melancia que os cães podem comer?

A quantidade de melancia que um cão pode comer depende de vários fatores. Por norma, um cão pequeno não tolera a mesma porção do que um cão grande. Seja como for, não é aconselhável dar grandes quantidades, pois podem causar dores de estômago.

Teste com uma porção pequena

Não se sabe qual a quantidade diária de melancia por quilo de peso que um cão pode tolerar. Portanto, aconselhamos a oferecer primeiro um pedaço pequeno da fruta ao seu cão. Observe como tolera a melancia.

Se o animal tolerar bem esse pedaço, pode aumentar a quantidade de melancia oferecida na próxima vez.

jack russell terrier a cheirar melancia da mão do dono © Наталья Майшева / stock.adobe.com
Os cães não devem comer muita melancia.

Melancia para cães: o que ter conta?

Felizmente, a melancia é uma fruta que não contém quaisquer substâncias nocivas que possam causar problemas ao seu cão, mesmo em pouca quantidade. Porém, se o animal comer grandes quantidades de melancia de uma só vez pode acusar problemas digestivos, como gases ou diarreia.

Sementes: podem causar obstrução intestinal

Tanto as sementes como a casca têm que ser removidas antes de oferecer a fruta ao seu patudo. As sementes podem provocar obstrução intestinal, um problema que pode ser fatal, especialmente em cachorros e cães jovens.

Embora as sementes sejam seguras para cães maiores, grandes quantidades das mesmas podem, ainda assim, provocar distúrbios digestivos.

Os cães podem comer a casca da melancia?

Ainda que alguns cães gostassem de comer a casca da melancia, não o devem fazer.

Pois as cascas das melancias de produção convencional são tratadas depois de colhidas para se manterem mais tempo nas prateleiras dos supermercados. Estes químicos ou resíduos de pesticidas podem envenenar os animais. Além disso, pedaços maiores de casca dura podem, também, provocar obstrução intestinal.

Tudo depende da maturação da fruta

Os cães não podem comer melancia nem demasiado madura nem demasiado verde. A polpa das melancias maduras é vermelha e suculenta e ouve-se um som oco ao bater na casca.

Conclusão: os cães podem comer melancia?

Sim, os cães podem comer melancia. No entanto, certifique-se de que a melancia está completamente madura e não contaminada. Antes de oferecer melancia ao seu cão, retire a casca e as sementes ou, então, opte por melancia sem sementes.

A quantidade de melancia que um cão pode comer depende do seu tamanho, raça e tolerância de cada animal. Regra geral, os cães podem comer um pedaço pequeno de melancia como snack ocasional, mas nunca como componente principal da sua dieta.

Se o seu cão tiver uma má reação à melancia, pare imediatamente de lhe dar a fruta. Em caso de dúvida, aconselhe-se junto do seu veterinário.

Estes artigos também lhe podem interessar:

Fontes:


Dr Cornelia Kolo, Veterinária
frau zwei hunde

Durante a minha licenciatura em medicina veterinária e o doutoramento na Universidade Ludwigs-Maximilians em Munique adquiri bastante experiência. Abri o meu consultório em 2011 e desde então tenho tratado uma grande variedade de animais e doenças. O meu compromisso é ajudar os meus pacientes da melhor forma possível e promover o seu bem-estar. Além da minha carreira profissional, tenho também uma longa relação com cães, quer como tutora, quer como praticante de desportos caninos.


Os nossos artigos mais relevantes