Os cães podem comer morangos? This article is verified by a vet

dona a dar um morango a um cão

Os morangos são um snack pequeno e saudável para cães.

São pequenos, vermelhos e têm um cheiro maravilhoso: morangos. Cheios de vitaminas, são considerados um verdadeiro superalimento para nós. E mesmo os nossos companheiros de quatro patas raramente conseguem resistir a este doce snack. Mas será que os cães podem comer morangos?

Os morangos são saudáveis para os cães?

Embora se pense que os morangos são uma baga, a verdade é que se tratam de um fruto acessório agregado. Além disso, não se pode considerar o morango como um fruto, pois os pontinhos castanhos que envolvem os morangos são, na verdade, pequenos frutos de casca rija.

Mas uma coisa se sabe (e há muito tempo): os morangos são repletos de nutrientes que também podem ser saudáveis para os cães.

Os morangos são uma valiosa fonte de nutrientes

Os morangos contêm uma grande variedade de substâncias vegetais saudáveis. Portanto, são considerados um superalimento e são muito populares tanto na nutrição humana como animal.

Por que motivos é que os morangos são saudáveis:

  • Contêm flavonoides e ácidos fenólicos (substâncias vegetais secundárias dos polifenóis), substâncias anti-inflamatórias e que podem prevenir doenças cardiovasculares
  • São ricos em vitamina B1 (tiamina), vitamina B9 (ácido fólico) e vitamina K
  • Têm mais vitamina C por 100 gramas do que os citrinos
  • Contêm minerais importantes, como cobre, manganês e zinco

Os cães podem comer morangos?

Sim, os cães podem comer morangos. No entanto, certifique-se de que os morangos estão maduros, sem toques e, idealmente, não tendo sido alvo de tratamentos. Também é importante prestar atenção à quantidade. A regra é: com conta, peso e medida!

Os morangos são bons para qualquer cão?

A maioria dos cães tolera bem morangos. Porém, se o seu patudo for alérgico aos morangos ou tiver diabetes, deve evitar dar-lhe morangos.

Nota: em caso de cães doentes, é normalmente aconselhável discutir a dieta com o seu veterinário.

Mesmo que goste de adoçar os seus morangos com açúcar ou mel, o seu cão só deve comer morango simples, sem qualquer tipo de tratamento ou adição.

Nenhum cão vai dizer que não a um snack refrescante, especialmente nos meses mais quentes. Sinta-se à vontade para oferecer ao seu cão um ou dois morangos congelados por dia – desde que tenham sido congelados frescos e não tiverem adição de açúcar.

Quantos morangos é que o meu cão pode comer?

A resposta a esta questão é: depende do peso do seu cão. Ou seja, um cão grande saudável tolera, geralmente, mais morangos do que um cão pequeno.

Teste com uma pequena quantidade

Porém, não se sabe ao certo quantos morangos diários e por kg de peso corporal podem ser tolerados pelos cães. Portanto, para começar, é recomendável oferecer ao seu patudo um morango pequeno ou um pedaço pequeno de morango e observar como tolera a fruta. Se tolerar bem o morango, pode aumentar cuidadosamente a quantidade.

Cuidado: Para evitar problemas digestivos ou obesidade, não deve dar o seu cão demasiados morangos de uma vez.

Os morangos podem ser prejudiciais para os cães?

Felizmente, os morangos não contêm quaisquer substâncias nocivas que possam prejudicar o seu patudo, nem mesmo em pequenas quantidades. Portanto, este snack não é tóxico para o seu cão. No entanto, deve ter atenção aos seguintes aspetos:

Não subestime o teor de açúcar

Por muito delicioso que seja o sabor dos morangos, não dê demasiados ao seu cão. Como todas as frutas, os morangos contêm frutose que, se consumida em excesso, pode levar à obesidade nos cães. Quantidades excessivas de morangos também podem provocar problemas digestivos, como diarreia.

Alergia ao morango nos cães

Embora não sejam muitos os cães que padeçam deste problema, os cães podem efetivamente ser alérgicos aos morangos. Deve ter especial cuidado se o seu cão for alérgico a frutos de casca rija, pois existe uma alergia cruzada entre esses dois alimentos.

Leia mais sobre os sintomas e o tratamento da alergia em cães no nosso artigo dedicado ao assunto.

Conclusão: o meu cão pode comer morangos?

Os morangos são uma verdadeira fonte de vitaminas e são também um snack adequado, saudável e saboroso para os cães, nomeadamente se estiverem com fome entre as refeições principais. Em quantidades apropriadas, estes frutos vermelhos são habitualmente bem tolerados pela maior parte dos cães.

No entanto, o seu cão não deve comer demasiados morangos, pois o elevado teor de açúcar pode conduzir a problemas do foro digestivo ou obesidade. Se o seu cão reagir mal a morangos, deve parar de lhos dar e, em caso de dúvida, consultar o veterinário.

Fontes:


Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes