Comida para cachorros

Saber qual é a comida certa para o seu cachorro é complicado. Encontrar a ração certa para o seu cão é um desafio. E ainda mais garantir que a ração que escolhe para o seu cachorro contém tudo o que ele precisa para crescer saudável. E sabemos o quão importante é o primeiro ano de vida dos cães para o seu desenvolvimento físico e intelectual. O que não é de espantar, visto que, cientificamente e dependendo da raça, um ano de vida de um cão corresponde a entre 12 a 15 anos de vida de uma pessoa. Assim, cães de raças pequenas atingem a maturidade com cerca de 6 a 9 meses, enquanto os cães de raças grandes precisam de 18 a 24 meses para chegarem à fase adulta.

Nos primeiros 12 meses de vida, os cachorros crescem imenso. Por isso, os cachorros precisam de uma alimentação especialmente cuidada. Os cachorros precisam de muita energia sob a forma de proteínas e matéria gorda, assim como de muitos minerais e vitaminas que serão utilizados para o desenvolvimento dos ossos, articulações e aparelho motor.

Do leite materno à primeira comida preparada

Os cachorros recebem todos os nutrientes necessários do leite da mãe entre as 6 e as 10 semanas. No entanto, depois de serem desmamados, os cachorros vão se habituando a comer por si. E nesta fase o papel do dono torna-se especialmente relevante, pois é o responsável por dar ao seu cachorro uma alimentação adequada e saudável.

Ração equilibrada para cachorros

Os cachorros precisam de duas a quatro vezes mais energia e nutrientes do que cães adultos. Assim, não é surpreendente que erros na alimentação nesta fase de crescimento possam causar problemas de saúde permanentes. Por isso, a ração para cachorros deve ser constituída por uma combinação precisa de mais de 50 nutrientes e minerais essenciais, oligoelementos e vitaminas. A quantidade de ração é igualmente um aspeto importante, pois deve ser adequada aos elevados níveis de energia e calorias de que os cachorros precisam. Assim, quantidades pequenas de ração podem causar deficiências variadas, enquanto ração a mais pode causar um crescimento descontrolado.

Em princípio, garanta que o seu cachorro recebe o que necessita seguindo as seguintes regras: os cachorros até aos 4 meses de vida devem ser alimentados 6 vezes por dia. Depois, até aos 6 meses bastam 3 refeições por dia. No entanto, pode falar com o seu veterinário para que ele avalie as necessidades nutricionais específicas do seu cachorro.

Como mudar de ração

Assim que o seu cachorro chegar à idade adulta deve alterar a ração. Nesta altura, o seu cão passa a comer ração para adultos e por isso deve reduzir o número de refeições para uma a duas por dia. No entanto, deve fazer esta alteração com cuidado, pois a nova ração tem um sabor desconhecido ao qual o seu cão se deve habituar. Além disso, um novo tipo de ração pode causar problemas digestivos. Assim, o melhor método para mudar a ração é ir misturando gradualmente a ração para cães adultos com a antiga ração. A transição é mais fácil se lhe der ração à temperatura ambiente ou morna, entre 20ºC a 30ºC. Por isso, evite dar comida que tira diretamente do frigorifico.

Na zooplus encontra uma grande oferta de ração para cachorros. Temos disponíveis rações de muitas marcas conhecidas com vários sabores. E não importa se prefere ração seca ou húmida, aqui vai encontrar a ração certa para o seu cachorro.

Descubra a nossa loja para cachorros!

Os nossos artigos mais relevantes

Como educar um cachorro

Deve começar cedo a educar o seu cachorro e aproveitar o facto de serem curiosos para ensiná-los de forma divertida mas consistente.