A higiene oral nos cães This article is verified by a vet

Em colaboração com Dentastix
CD_1

Para os cães é muito importante ter dentes saudáveis para comer e para brincar

Os cães adoram descobrir o mundo com a boca. Por isso a higiene oral nos cães é fundamental. Neste artigo descrevemos cuidados e procedimentos para uma higiene oral correta para uma boca saudável.

Porque é que a higiene oral nos cães é tão importante?

Muitos estudos científicos investigaram o aparecimento de doenças nas gengivas dos cães. Estes estudos indicam que quatro em cada cinco cães apresenta alterações nas gengivas durante os três anos de estudos. Além disso, a maioria dos cães apresenta problemas graves nas gengivas quando chegam à velhice.

Os patudos não usam as mandíbulas apenas para comer. Como com toda a certeza já observou, é com a boca que ele move ou levanta objetos. Assim, pode-se dizer que a boca é tão importante para o seu patudo como as mãos são para si. Assim, visto que o seu patudo usa a boca para fazer tantas coisas, a higiene oral é essencial.

Pedigree Dentastix snacks para a higiene dentária dos cães

  • Tamanhos diferentes para qualquer raça de cão
  • Combinação especial de textura e ingredientes ativo
  • Clinicamente comprovado para reduzir o tártaro e a placa até 80% quando administrados diariamente
  • Cuida dos dentes ao mastigar

Como surgem as doenças das gengivas?

Quando o seu cão come ele ingere muitas bactérias. Com o passar do tempo as bactérias alojam-se na zona interdental próxima das gengivas pois aí encontram restos de comida para se alimentarem. As bactérias e os restos de comida formam com o tempo uma camada esbranquiçada e pegajosa, conhecida como placa bacteriana. Se esta camada não for removida vai transformar-se em tártaro, um depósito duro e com relevo, geralmente de cor castanha. Além disso, se as bactérias do tártaro chegarem aos dentes vão atacar o esmalte e provocar o aparecimento de cáries.

O que acontece se o seu cão não tiver uma higiene oral adequada?

É importante não negligenciar a higiene oral do seu patudo já que a falta de limpeza adequada dos dentes pode provocar doenças e inflamações na boca. Os cães com doenças orais apresentam geralmente sintomas como por exemplo:

Dores

Um cão com uma inflamação das gengivas – gengivite – causada por placa bacteriana ou tártaro sente muitas dores. Além disso, a inflamação pode estender-se para o interior da gengiva e afetar o periodonto – tecidos envolvidos na fixação do dente à mandíbula.

Problemas ao mastigar

Dores nos dentes ou nas gengivas podem afetar negativamente o comportamento alimentar do seu patudo. Assim, o seu cão pode recusar-se a comer ou passar a comer devagar e com cuidado. Caso as bactérias consigam alcançar tecidos mais profundos das gengivas, o seu patudo pode também desenvolver um abcesso. Este é naturalmente um problema muito doloroso e precisa de tratamento veterinário.

Mau hálito

As bactérias libertam os chamados compostos sulfurados voláteis (CSV) quando digerem os restos de comida que encontram na boca. Assim, o mau hálito que pode ser bastante intenso nos cães resulta da presença de bactérias.

Infeções bacterianas

Se as bactérias que se encontram na boca do seu cão conseguirem alcançar a corrente sanguínea podem provocar inflamações em outros órgãos. Por exemplo, a inflamação das válvulas cardíacas, a endocardite ou a inflamação nos rins ou nefrite são muitas vezes a consequência de uma higiene oral deficiente. No pior dos cenários o seu cão pode ter uma septicemia, uma inflamação generalizada que é extremamente grave e pode mesmo causar a morte.

Uma correta higiene oral nos cães

A limpeza frequente dos dentes previne o aparecimento de tártaro. Assim, se fizer a higiene oral do seu cão diariamente está a contribuir em muito para que ele tenha dentes saudáveis.

A higiene oral nos cães deve seguir os seguintes passos:

Limpeza dos dentes

Limpe regularmente os dentes do seu patudo com uma escova de dentes para cães. Dessa forma consegue limpar os restos de comida maiores que se alojam entre os dentes. Uma pasta de dentes para cães é igualmente importante para evitar o aparecimento de mau hálito e torna a higiene oral do seu cão mais saborosa. Se recompensar o seu patudo depois de lavar os dentes ele habitua-se e vai mesmo gostar.

Na loja online zooplus encontra produtos adequados para a higiene oral do seu patudo.

Pedigree DentaStix™

De acordo com estudos, um DentaStix™ por dia é suficiente para impedir a formação de tártaro nos cães. O DentaStix™ tem uma forma em X única que permite chegar a locais entre os dentes a que dificilmente consegue chegar com a escova de dentes. Assim, comer um DentaStix™ por dia reduz em até 80% a formação de tártaro. Os sticks não contêm açúcar, gordura, assim como corantes ou aromas artificiais. Desse modo o DentaStix™ não aumenta a quantidade de energia que o seu patudo deve consumir diariamente.

Pedigree Dentastix Fresh frescura diária 

  • Em forma de X
  • Combinação única de textura e ingredientes ativos
  • Extrato de chá verde e eucalipto contribuem para um hálito fresco

Visitas regulares ao veterinário

O seu patudo pode ter tendência a desenvolver tártaro e por isso a higiene oral que faz em casa pode não ser suficiente. Se for esse o caso, o seu patudo precisa de ir ao veterinário fazer a limpeza oral regularmente.

Fontes:
Kortegaard HA, Erikksen T and Baelum V. (2008) Periodontal disease in research beagle dogs – an epidemiological study. Journal of Small Animal Practice 49
https://www.netdoktor.de/symptome/zahnstein/
https://tierarzt-schoenfliess.de/ratgeber/


Franziska G., veterinária
Franziska G.

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
11 min

Castração de cães

A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada? Qual a diferença entre castração e esterilização?
7 min

Comichão nos cães

Todos os cães sentem comichão de vez em quando, mas a comichão nos cães pode ser um sinal de parasitas ou fungos, alergias ou uma doença mais abrangente.