A prisão de ventre nos cães ou, recorrendo ao termo médico, obstipação, é um problema comum nos animais. Significa que o seu cão tem problemas na defecação, o que impede o animal de excretar as fezes, que se acumulam no cólon.
Nestes casos, os sinas são notórios: o cão tenta fazer as suas necessidades, mas sem sucesso. Além disso, é possível notar o desconforto e as dores no cão. Posto isto, existem dois tipos de prisão de ventre nos cães:
- Prisão de ventre aguda: ocorre por um curto período de tempo
- Prisão de ventre crónica: verifica-se por períodos mais extensos
De forma geral, a obstipação aguda é menos grave. Logo, é também a mais fácil de tratar e a que causa menos complicações no animal. Quanto à prisão de ventre nos cães crónica, esta deve ser diagnosticada e tratada rapidamente. Caso contrário, os sintomas persistentes podem levar a sérias consequências na saúde do animal.
Causas da prisão de ventre nos cães
Uma má alimentação e uma má postura estão entre as causas de prisão de ventre nos cães mais comum. Contudo, há outras causas de prisão de ventre nos cães, que deverá considerar:
- Ingestão insuficiente de líquidos ou perda de líquidos - em consequência de uma febre, por exemplo
- Presença de corpos estranhos no organismo
- Atividade física deficiente
- Dieta pobre em fibras
Causas mais graves da prisão de ventre
Também as seguintes causas podem contribuir para a prisão de ventre no cão e, nestes casos, deverá consultar um médico veterinário. As causas são:
- Dores no sistema locomotor
- Inflamação da glândula adanal
- Fracturas na zona pélvica
- Tumores e outras massas, como gânglios linfáticos ou hematomas, que pressionam o reto
- Doenças da próstata
- Efeitos secundários de medicamentos
- Enfraquecimento da parede intestinal - através de protuberâncias, por exemplo
- Distúrbios metabólicos, como hipotiroidismo e perturbações neurológicas do intestino grosso
Importante: A prisão de ventre é um problema comum em cães enfraquecidos ou idosos. Nestes casos, consulte um veterinário, de modo a identificar rapidamente a causa da obstipação e dar início ao tratamento.
Sintomas da prisão de ventre nos cães
Na maioria dos casos, a prisão de ventre nos cães torna-se evidente para os donos, que veem o animal a tentar defecar repetidamente, sem o conseguir. Pode haver casos, em que o cão até consiga ser bem sucedido e excretar alguns cíbalos (bocados de fezes secas e duras), mas com dor. E, também é comum, que este tipo de fezes venha acompanhado por sangue ou muco. Em casos pontuais, o cão excreta 'pseudodiarreia', que ocorre quando o sangue e o muco são excretados com tanta pressão, que passam através dos cíbalos. Há também sintomas, em que a acumulação de fezes no intestino grosso é de tal forma persistente, que motiva a dilatação da parede intestinal. Nestes casos, ocorre o megacólon, uma perturbação intestinal séria.
Face a esta realidade, além da lesão dos músculos do intestino, ocorre também a peristalse, ou seja, as contrações intestinais cessam. Infelizmente, este tipo de episódios de obstipação crónica não é reversível, causando problemas permanentes no cão. Outros sintomas, como perda de apetite, apatia, indisposição e flatulência, podem também ocorrer.
Diagnóstico da prisão de ventre no cão
Por norma, o médico veterinário consegue facilmente comprovar as suspeitas de obstipação. Para isso, contribuem os relatos do dono e uma rápida análise clínica. No entanto, muitas vezes o diagnóstico da causa é mais difícil de determinar, especialmente em casos de prisão de ventre prolongada. Nestes casos, para fazer um diagnóstico completo, o veterinário colocará questões sobre o historial clínico do animal e pode levar a cabo alguns exames.
Exames de diagnósticos que poderão ser feitos pelo veterinário:
- Realização de ecografias de diagnóstico.
- As análises ao sangue ajudam a determinar a presença de doenças do metabolismo ou inflamações.
- Sobretudo em casos crónicos, devido à dilatação, é comum a parede intestinal encontrar-se danificada. Se for este o caso, são necessários cuidados acrescidos, como um exame retal ao animal.
- Havendo a suspeita de um tumor no cólon ou da presença de um corpo estranho no intestino, uma colonoscopia será executada. Durante este exame, o intestino é examinado a partir de dentro, com o auxílio de um aparelho, que possui uma câmara de vídeo na extremidade. Sempre que necessário, serão extraídas amostras de tecido.
- Em situações de maior gravidade, poderá efetuar-se uma cirurgia.
Tratamento da prisão de ventre nos cães
Concluindo: para o tratamento eficaz da prisão de ventre nos cães, as causas do problema devem ser primeiro identificadas. Primeiramente, é essencial diferenciar entre os casos de obstipação inofensiva e de curta duração, dos casos complicados, recorrentes e permanentes.
Enquanto, os primeiros requerem uma alteração a curto prazo na dieta alimentar - lactulose, leite, psyllium e a ingestão de muitos líquidos serão o suficiente; os outros implicam um tratamento mais complexo. Assim sendo, nas situações mais graves, o veterinário providenciará ao animal, através de terapia intravenosa, a quantidade de líquidos que este necessita. De seguida, as fezes são removidas com a ajuda de um enema especial, terminando com uma suave massagem. Contudo, há casos em que o animal é submetido a cirurgia.