Como cortar o pelo a um cão

É importante cortar o pelo ao seu cão para evitar problemas no futuro.

Os cuidados regulares com o pelo de um cão são uma das tarefas básicas para qualquer dono. O pelo deve ser escovado no mínimo uma vez por semana, dependendo da raça. Por outro lado, nas alturas de mudança do pelo a escovagem deve ser mais frequente. Nos meses de verão são muitos os donos que se questionam se devem ou não cortar o pelo do seu cão. Mas será vantajoso? Se sim, o que é necessário ter em conta?

O pelo do cão: camada superior e subcamada

Algumas raças de cães têm uma camada superior de pelo e uma subcamada. Por outro lado, algumas raças, como a maltês ou yorkshire terrier, contam apenas com uma camada de pelo, isto é, não têm subcamada. Assim, a camada superior protege-os de fatores externos, como o sol, a chuva ou a sujidade e é mais comprida do que a subcamada. Esta, pelo contrário, é mais curta e protege em particular contra o frio. Muito do pelo da subcamada cai na primavera, durante a mudança do pelo. Os cuidados adequados com o pelo são, então, essenciais para que este desempenhe a sua função.

Como transpiram os cães?

Já que os cães praticamente não têm glândulas sudoríparas, é a arfar que regulam a sua temperatura corporal. Assim, a evaporação da humidade nas zonas da boca e do nariz tem um efeito semelhante ao da transpiração nas pessoas. Nos cães, as glândulas sudoríparas encontram-se na sua maioria na sola das patas e são usadas para marcar território. Então, não se assuste se o patudo arfar mais no verão: está a refrescar-se.

Para o refrescar, nem sempre é necessário cortar o pelo do seu cão no verão. Pode, em alternativa, montar uma piscina para cães.

Em que situações não se deve cortar o pelo a um cão?

Cães com subcamada de pelo não devem ser tosquiados. O corte remove a camada superior do pelo e, em consequência, a sua função de proteção. Por norma, apenas a subcamada se mantém. Isto pode conduzir ao seu crescimento excessivo e, assim, pode emaranhar. No caso de um corte não profissional, podem surgir zonas de alopecia, isto é, sem pelo, ou o crescimento, aqui e ali, de tufos de pelo da camada superior. Aqui, o melhor é usar a escova! A escovagem exaustiva do pelo do animal remove os pelos mortos da subcamada, estimula a circulação sanguínea e assegura a entrada de ar.

E que cães podem ter o pelo cortado?

Geralmente, cães com uma camada de pelo podem ser tosquiados. Assegure-se que nunca corta totalmente o pelo do seu cão, pois sem pelo não está protegido contra a radiação UV nem contra parasitas. Porém, faz sentido cortá-lo quando os animais têm problemas com a muda do pelo. Acontece especialmente a cães idosos ou doentes. Antes de optar por uma máquina de tosquiar deve considerar o tipo de pelo e também o estado de saúde do seu cão. Aconselhe-se junto de um cabeleireiro para cães ou do seu veterinário.

Máquina de tosquiar Moser max50

  • Máquina de tosquiar profissional, potente e silenciosa
  • Ótima distribuição do peso e design ergonómico com pega com revestimento antiderrapante
  • Bastante conveniente para limpeza e substituição

Como cortar o pelo ao meu cão?

Seguindo algumas regras básicas, torne a experiência do corte do pelo simples e descontraída para o seu cão. Em primeiro lugar, deixe que alguém experiente lhe explique como usar a máquina de tosquiar. Para cães de trato fácil bastam, normalmente, instruções precisas, alguma compreensão e muita paciência.

Se pretende tosquiar o seu cão, deve, antes de mais, assegurar-se que é capaz de estar parado. Ensine-o a permanecer quieto durante algum tempo em cima de uma mesa ou no chão. E assim deve manter-se quando o dono se aproximar com a máquina ligada. Com o treino certo estabelecem uma sólida base de confiança!

Depois é tempo de escolher a máquina certa. Esta depende do comprimento do pelo do cão. Alguns conjuntos de másquinas de tosquiar incluem várias lâminas que pode experimentar e usar de acordo com as necessidades. Em caso de dúvida, opte pela cabeça maior, pois pode sempre retocar o corte.

É aconselhável escovar as zonas de pelo emaranhado antes de as tosquiar. Assim, tem a certeza que a máquina desliza pela pele sem problemas.

Para que o corte do pelo seja tão indolor quanto possível, corte sempre no sentido do pelo. Passe a máquina com cuidado, sem exercer pressão, desde a cabeça até à parte traseira do cão. Tosquie de acordo com as necessidades - só em algumas zonas ou por todo o corpo.

Encontre a máquina de tosquiar certa para o seu cão na loja para cães da zooplus.

Os nossos artigos mais relevantes
11 min

Castração de cães

A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada? Qual a diferença entre castração e esterilização?