Lombrigas em cães: tudo o que precisa de saber acerca de sintomas e tratamento
O verme parasita mais comum em cães é a lombriga. Descubra tudo acerca da sua disseminação, os sintomas que causa e como tratar lombrigas em cães, para que possa ajudar o seu cão em situações mais graves.

© Manu Reyes / stock.adobe.com
Os cachorros são particularmente suscetíveis a lombrigas, pelo que a higiene em torno da alimentação é muito importante.
Sumário
- As lombrigas são muito perigosas para os cães?
- Sintomas: quais os sinas da presença de lombrigas em cães?
- Diagnóstico: como são detetadas as lombrigas em cães?
- Tratamento: como são tratadas as lombrigas em cães?
- Transmissão: como é que os cães ficam infetados com lombrigas?
- Prognóstico: quais as possibilidades de recuperação?
- Prevenção: como posso proteger o meu cão de lombrigas?
As lombrigas são muito perigosas para os cães?
As lombrigas (Ascaridoidea or Ascaridae) são vermes brancos e fusiformes que infetam, sobretudo, o trato intestinal de animais domésticos, como os cães.
Ainda que muitos cães estejam infetados com lombrigas e nem sempre manifestem problemas de saúde em consequência, a infeção por lombrigas deve ser levada a sério e tratada.
Que tipos de lombrigas se encontram nos cães?
Existem vários tipos de lombrigas que podem infetar os cães. O tipo mais comum é o Toxocara canis, a lombriga canina. Na sua fase adulta, esta lombriga pode chegar a ter 20 centímetros de comprimento.
Dica de leitura: Na secção da Magazine da zooplus dedicada aos cães pode encontrar informação detalhada sobre os diferentes tipos de vermes em cães.
© Mdv Edwards / stock.adobe.com
Sintomas: quais os sinas da presença de lombrigas em cães?
Os sintomas de uma infeção por lombrigas em cães depende do tipo de verme, da extensão da infeção e da saúde do seu cão. Cães com um sistema imunitário em geral mais enfraquecido, como cachorros ou cães doentes, exibem, habitualmente, sintomas mais graves.
Os sintomas do sistema gastrointestinal mais frequentemente observados incluem:
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Vómitos
- Diarreia
Além disso, os cães afetados também podem tossir com mais frequência ou desenvolver anemia.
Os cachorros correm especial risco
Tendo em conta que os cachorros ainda não têm as mesmas reservas que os cães adultos, as lombrigas podem ser-lhes especialmente prejudiciais. Os cães jovens estão mais suscetíveis a problemas de crescimento ou pelo baço, por exemplo. Os veterinários também observam a chamada “barriga de verme”, que pode ser dolorosa para o animal afetado.
Dica de leitura: Como saber se o seu cão tem dores?
Quando devo ir ao veterinário?
Os parasitas são comuns nos cães e devem ser diagnosticados e tratados por um veterinário. Quanto mais depressa o fizer, melhor pode proteger o seu patudo de problemas de saúde.
Diagnóstico: como são detetadas as lombrigas em cães?
Um teste a uma amostra de fezes é especialmente útil para excluir uma infestação de lombrigas nos cães. O veterinário irá examinar amostras de fezes colhida durante três dias consecutivos para a presença de ovos ou larvas.
Dica de leitura: Fezes dos cães: o que revelam a cor e consistência?
Que outros testes são úteis?
Além de uma amostra de fezes, outros testes também podem ajudar a detetar lombrigas no seu cão. Por exemplo, um aumento nos granulócitos eosinófilos nas análises de sangue do seu cão indica uma infestação parasitária. O seu veterinário também pode avaliar os órgãos internos a partir do exterior usando técnicas de imagem, como radiografias ou ecografias.
© Dotana / stock.adobe.com
Tratamento: como são tratadas as lombrigas em cães?
Tal como acontece com outros parasitas, o seu veterinário pode tratar as lombrigas do seu cão diretamente e aliviar os sintomas com medidas de suporte.
Tratamento direto das lombrigas com vermífugos
Existem diversos medicamentos disponíveis no mercado que matam as lombrigas. Seja em comprimidos, spot-on ou em pasta, questione o seu veterinário acerca da melhor medicação para o seu cão.
Dica de leitura: Desparasitação interna nos cães?
Nota: Algumas semanas após o tratamento com antiparasitários, o seu cão deve ser novamente examinado para verificar se a medicação teve um efeito a longo prazo.
Medidas de suporte
Dependendo da gravidade dos sintomas, o veterinário pode administrar vários medicamentos ao animal. Estes incluem, por exemplo, medicação anti-inflamatória ou que alivia as náuseas (antieméticos).
Transmissão: como é que os cães ficam infetados com lombrigas?
A forma como o seu cão pode ficar infetado com lombrigas depende do tipo de verme. Basicamente, existem quatro formas através das quais os ovos das lombrigas podem entrar no organismo do seu cão:
- No útero, através da placenta
- Através do leite materno (colostro)
- Através da ingestão de roedores infetados
- No contacto direto com substrato contaminado, como areia ou fezes
Dica de leitura: O meu cão come fezes: causas e riscos
Da boca para os órgãos e dos órgãos para as fezes
Uma vez no intestino, as larvas das lombrigas chocam os ovos. Depois, as pequenas larvas viajam através dos vasos sanguíneos para vários órgãos, como o fígado, os pulmões, e também para os músculos. É aí que os vermes adultos se desenvolvem. De seguida, os vermes voltam a pôr ovos, que são excretados nas suas fezes — e o ciclo recomeça.
Podem as lombrigas ser transmitidas dos cães para as pessoas?
Os cães podem transmitir e infetar as pessoas com lombrigas. Habitualmente, isto acontece através do contacto direto com fezes de cães contaminadas. Pode acontecer, por exemplo, quando as crianças brincam em caixas de areia nos parques. Relativamente a sintomas, são semelhantes aos que se verificam nos cães.
Prognóstico: quais as possibilidades de recuperação?
As lombrigas podem, em cães adultos, normalmente ser tratadas com facilidade com medicação. Em cachorros ou cães enfraquecidos, uma infestação de lombrigas pode, no entanto, causar problemas mais graves. Porém, estes animais também podem ser tratados com eficácia.
Importante: Para se certificar de que o seu cão se mantém livre de parasitas a longo prazo, deve ter especial atenção a uma boa higiene no ambiente do seu patudo.
Prevenção: como posso proteger o meu cão de lombrigas?
Para proteger o seu cão de infestações de lombrigas, deve pôr em prática várias medidas de higiene:
- Limpe os comedouros do seu cão com regularidade.
- Armazene os sacos de comida de forma a que não possam ser infestados por roedores.
- Remova sempre as fezes do seu cão para manter o risco de infeção tão baixo quanto possível.
Além das medidas de higiene, o seu médico veterinário deve verificar regularmente as fezes do seu cão para a presença de parasitas.
Fontes:
- Deplazes P, Joachim A, Mathis A, Strube C, Taubert A, von Samson-Himmelstjerna G, Zahner H (2020): Parasitologie für die Tiermedizin. 4., überarbeitete Auflage. Stuttgart: Thieme
- tierarzt-karlsruhe-durlach.de
- parasitenportal.de