As raças de cães mais inteligentes

Muitos cães são espertos, mas a verdade é que os representantes de algumas raças são considerados particularmente inteligentes. Se o seu companheiro de quatro patas se enquadra neste grupo deve treiná-lo e incentivá-lo a aprender. São animais que apreciam desafios e precisam não só de exercício físico, como também de tarefas de aprendizagem. Adoram impressionar os donos! Abaixo listamos aquelas que são consideradas as raças caninas mais inteligentes. Ler mais

Encontre o seu cão

As características mais importantes

O meu cão deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrandeGigante
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoVermelho / Castanho-claroAzul / CinzentoCastanho / Cinzento / ChocolateCremeBrancoAmarelo-torradoDourado / Amarelo
Padrão
BicolorTricolorMármoreTuxedoArlequim / PintalgadoMalhado / Listrado / SalpicadoTabbySableSaddle / Blanket

Grupo FCI

Affenpinscher

Apesar de pequenos, o seu temperamento, a sua coragem e as suas travessuras dão-lhe uma grande personalidade.

Beagle

As patinhas curtas dos Beagle podem dar a ideia errada, mas esta raça de porte médio está em forma e é cheia de surpresas.

Bearded collie

Os Bearded collies são cães ativos que transpiram vitalidade e seguem pela vida seguros de si mesmos.

Bolonka-Zwetna

o Bolonka Zwetna é um verdadeiro raiozinho de sol que dá aos donos muita alegria com a sua personalidade alegre e simples.

Boxer

Corpulento mas cheio de vitalidade; teimoso mas tranquilo; pacífico, mas preparado para defender, o Boxer é um cão multifacetado.

Chihuahua

Conheça todas as características da raça: Personalidade; Como cuidar; Problemas de saúde; Alimentação e muito mais.

Cocker Spaniel Inglês

Elegante, aventureiro e de atitude atrevida – o Cocker Spaniel inglês é uma das raças de cães mais populares. Descubra neste artigo tudo o que precisa de saber sobre este castiço britânico.

Dálmata

O Dálmata é uma raça de tamanho médio a grande e é muito fácil de reconhecer por causa do seu pelo branco com manchas escuras. Esta raça é muito ativa.

Dobermann

O Dobermann é um cão de guarda e um animal protetor. É corajoso, seguro de si mesmo e intrépido.

Dogue alemão

O Dogue alemão, também chamado cão dinamarquês, é uma das maiores raças de cães do mundo e é um cão amável e tranquilo.

Dogue Canário

O Dogue Canário tem um enorme sentido de proteção que por vezes é confundido com agressividade.

Galgo afegão

O galgo afegão impressiona com o seu longo manto de seda, a sua estatura dinâmica e expressão graciosa.

Galgo inglês

Será o galgo inglês o cão certo para si? Conheça as características da raça: Saúde; Cuidados; Alimentação; Como adotar; Onde comprar.

Golden Retriever

Cães de porte médio, os Golden Retriever adoram crianças e são os cães de família ideais: são centrados nos donos e descontraídos.

Hovawart

Como antigo cão de guarda, de casa e de tribunal, o hovawart possui, de forma inata, uma auto-confiança invejável e um acentuado instinto de proteção.

Kelpie australiano

O Kelpie australiano caracteriza-se pela sua vitalidade, resistência e capacidade físicas. É um cão tenaz e ágil.

Labrador Retriever

Gosta de agradar, adora pessoas e é robusto: o Labrador Retriever é extremamente popular como cão de família.

Landseer

Está a pensar adotar um Landseer? Conheça primeiro o seu temperamento e os cuidados necessários, para saber se é o cão certo para si.

Pinscher alemão

Os Pinscher alemães são cães ativos de forte personalidade, revelando-se também afetuosos e mimosos. Adoram brincar e desportos ao ar livre.

Pinscher miniatura

O Pinscher miniatura, apesar do seu tamanho, é atento, familiar e adora atividades e desportos.

Rottweiler

O Rottweiler é um cão robusto, corajoso e seguro de si mesmo. É carinhoso, leal e adora mimos.

Terra-nova

Força, perseverança, resistências às temperaturas e paixão por nadar são as características que melhor definem esta raça.

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.

Os cães Pastor-da-anatólia são animais de porte grande, exibindo um físico poderoso, embora muito meigos e calmos. Estes altivos cães têm uma vontade de ferro e estão habituados a agir de forma independente. Se não lhes for dado o treino adequado tal pode ser problemático; devidamente educados são animais extremamente leais, obedientes e afetuosos.

Cães de trabalho e de pastoreio são conhecidos por serem particularmente inteligentes e gostam muito de provar a sua sabedoria. Um bom exemplo é o Border  Collie – em 1999, num programa de televisão alemão, um exemplar da raça, o Rico, demonstrou ser capaz de associar os nomes aos brinquedos que lhe foram apresentados, deixando os espectadores boquiabertos.

O Pastor-alemão era, como o nome indica, igualmente usado como cão de pastoreio, sendo atualmente utilizado pela polícia, militares e serviços de resgate. Os cães pastores encontram-se entre as raças caninas mais comuns do mundo, sendo particularmente inteligentes. Seja na deteção de estupefacientes em serviços alfandegários, em buscas em caso de desastres naturais ou como cães de terapia, estes animais conseguem desempenhar inúmeras tarefas e são leais aos donos.

Os Dobermann são temperamentais, corajosos e inteligentes. Com o seu físico musculado correspondem à imagem do cão ideal. São excelentes cães de vigia, sendo-lhes erradamente atribuídas características como a imprevisibilidade e a agressividade. Ao serem educados da forma correta não é difícil fazer com que expressem a sua tranquilidade. Graças ao seu faro apurado, é uma raça oficial para as forças policias e militares.

O Golden Retriever é uma das raças de cães mais populares de sempre e encaixa-se perfeitamente na categoria das “raças especialmente inteligentes”. Cães obedientes, vigilantes, calmos e pacientes têm os atributos essenciais como cães de família. Se no passado eram usados na caça, hoje em dia os Golden Retriever desempenham tarefas importantes como cão-guia, cão de resgate e cão-ouvinte.

Também os Caniche são cães bastante inteligentes, sendo, graças à sua extraordinária capacidade de aprendizagem, treinados como cães-guia ou para encontrarem cadáveres. Acima de tudo, são animais fáceis de treinar. São, ao longo da história da humanidade, inúmeros os exemplos de caniches famosos. A verdade é que aprendem super depressa e têm uma excelente memória.