Spaniel holandês
O spaniel holandês é utilizado nos Países Baixos para atrair os patos na caça antes da investida. Este alegre cão, cujo nome holandês é kooikerhondje (cão caçador de patos), está a cativar cada vez mais pessoas.

© Mikkel Bigandt / stock.adobe.com
Sumário
Aspeto do spaniel holandês
As marcas laranja-avermelhadas na pelagem branca e as orelhas pretas pontiagudas são caraterísticas típicas do spaniel holandês. A cabeça deve apresentar uma mancha branca. É um cão de tamanho médio, contando com 38 a 40 centímetros de altura ao garrote, com uma constituição harmoniosa, quase quadrada.
A cauda peluda é mantida reta ou acima da linha do dorso. As orelhas, também peludas, são caídas e enquadram a cabeça elegante com olhos expressivos. A pelagem é de comprimento médio e pode ser lisa ou ligeiramente ondulada. Além disso, é macia ao toque, tem um subpelo denso e deve ser mais comprido na zona do peito.
História do spaniel holandês
Caça ao pato com emboscadas
O nome desta raça revela o local onde foi criada pela primeira vez. Trata-se de uma forma especial de caça aos patos nos Países Baixos. Esta técnica era muito popular, especialmente no século XVI, mas também posteriormente.
Os Países Baixos são ricos em rios e lagos, pelo que foi desenvolvida uma forma de caça adaptada às circunstâncias. O caçador colocava arbustos e esteiras à volta de um corpo de água, formando uma jaula mais ou menos natural. Os holandeses chamam kooi a esta jaula.
Em seguida, usava patos domesticados como isca para atrair os patos selvagens. Era aqui que o spaniel holandês entrava em ação. Ele era mais um apanhador do que um caçador de patos. O seu trabalho consistia em atrair patos curiosos para o kooi da margem, saltando e abanando a cauda. Os patos caíam na armadilha e o caçador matava-os. Embora estes kooi ainda existam nos Países Baixos, são utilizados para fins científicos, por exemplo, para anilhagem de aves. O spaniel holandês também é utilizado aqui.
À beira da extinção
O spaniel holandês esteve quase extinto durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a Baronesa van Hardenbroek van Ammerstol ordenou uma pesquisa de espécimes através de imagens. Tommy foi encontrado na Frísia, considerada a cadela original da raça atual. Foi possível iniciar o relançamento da criação em 1942, tendo como alvo exemplares históricos da raça. Os criadores começaram a trabalhar com apenas vinte e cinco cães. Em 1971, o spaniel holandês já estava bem estabelecido e recebeu o reconhecimento da FCI como uma raça independente. Atualmente, a população está estável.
Na Alemanha, por exemplo, nascem cerca de duzentos cães por ano. O aspeto e o comportamento fazem lembrar o retriever da Nova Escócia, mas não se sabe até que ponto foi influenciado pelo spaniel holandês. Este cão está a suscitar um interesse crescente nos EUA, no Canadá e na Escandinávia.
© Sabine Glässl / stock.adobe.com
Caráter do spaniel holandês
Simpático, alegre e brincalhão
O spaniel holandês é um cão brincalhão e divertido que forma uma relação estreita com a sua matilha humana. Apesar da sua vigilância, não ladra muito e não é nada agressivo. De facto, continua a ser brincalhão até à velhice e adora mimos. Resumindo: o spaniel holandês é um cão que está sempre bem-disposto e que encanta toda a gente com o seu charme. Pode ser muito amigo das crianças, desde que estas lhe deem a oportunidade de se refugiar e o tratem com respeito. É bastante indiferente aos estranhos.
Treino do spaniel holandês
Aluno aplicado
Graças a séculos de cooperação com as populações, o kooikerhondje continua a estar muito próximo delas. É obediente e submisso, e aprende facilmente. Os principiantes também o conseguem treinar facilmente, desde que estejam bem informados e sejam persistentes. Caso contrário, existe o perigo de o cão querer testar os seus limites e revoltar-se. Se for claro e o elogiar quando ele se porta bem, não terá problemas em treiná-lo. Para o spaniel holandês, o elogio é mais atrativo do que as guloseimas.
Tem muito pouco instinto de caça, já que os seus antepassados tinham de atrair os patos e não de os caçar. No entanto, alguns perseguem pequenos animais, como as ratazanas. Portanto, pratique a sua capacidade de responder à sua chamada durante o treino desde o início. A escola para cachorros e posterior formação numa escola canina são complementos práticos para conseguir um cão sociável e bem comportado.
Saúde do spaniel holandês
Se quiser um spaniel holandês saudável, compre-o a um criador sério. Este é o requisito mais importante para que o cão esteja cheio de vida. A raça pode ser propensa a problemas de saúde se os pais não tiverem sido escolhidos por um criador experiente ou examinados por um veterinário. As possíveis predisposições genéticas são a doença renal, a luxação da rótula e doenças oculares. Além disso, a doença de von Willebrand, que provoca hematomas e hemorragias abundantes, foi observada no passado. No entanto, graças ao trabalho de seleção, quase não existem casos na raça.
Uma doença grave é a mielopatia do spaniel holandês (DSP), que, como o nome sugere, é exclusiva desta raça. Trata-se de uma patologia neurológica fatal caracterizada por uma paralisia progressiva. Desde 2012 que está em vigor um teste genético que todos os criadores responsáveis devem realizar nos seus animais. Um spaniel holandês saudável pode viver catorze anos ou mais.
Alimentação do spaniel holandês
A maioria dos cães desta raça tem um bom apetite. O mesmo deve ser mantido sob controlo para que o spaniel holandês não fique com excesso de peso, uma vez que tem tendência para tal. Deve proporcionar-lhe um alimento rico em proteínas com carne como componente principal. Escolha uma ração ou comida húmida com carne abundante da variedade adequada, sem açúcar ou cereais. Sugestão: em adulto, pode dar ao seu amigo peludo uma porção de comida húmida por dia e fazer com que coma o resto em forma de ração. Para o efeito, pese a quantidade diária de ração e divida-a em recompensas por treino ou brincadeira. Se quiser dar snacks, recorra a snacks dentários ou pedaços de carne desidratada ou pedaços de carne crua ocasionalmente. Existem também ossos especiais para cães e snacks desidratados, como orelhas de bovino, que são ideais para mastigar. Por último, o seu cão deve ter sempre água disponível.
© DoraZett / stock.adobe.com
Cuidados do spaniel holandês
A pelagem semilonga do spaniel holandês é composta por um subpelo e uma camada externa. Em termos de cuidados, este cão não apresenta complicações. Escove-o a cada dois dias para remover os pelos soltos. Se estiver sujo, é geralmente suficiente escovar a sujidade depois de seca. O banho só deve ser dado em casos extremos, utilizando um champô suave para cães. É uma boa ideia habituá-lo à escovagem e ao banho desde cachorro. Desta forma, ele não terá medo deles quando for adulto.
Mantenha uma pinça para carraças à mão, para que possa livrar-se rapidamente destes hóspedes desagradáveis. O corta-unhas pode ser útil, especialmente para cães mais velhos, já que estes tendem a não desgastar suficientemente as unhas. Como isto pode provocar lesões, é necessário cortá-las periodicamente. Se não souber como fazê-lo, peça ao seu veterinário para o ensinar.
Atividade do spaniel holandês
Muita diversão
O spaniel holandês é um bom companheiro para pessoas desportistas. Gosta de longas caminhadas e de acompanhar o seu cuidador quando vai correr ou andar de bicicleta. No entanto, as suas mentes também devem ser estimuladas. Quer se trate de agilidade, flyball ou dança canina vai divertir-se imenso. Também gosta de recuperação, obediência e rastreio. O seu leque de interesses deve-se ao facto de, historicamente, ser um cão de serviço que trabalhava de perto com as pessoas. Por isso, a colaboração é muito divertida para ele. Assim, experimente e veja com o que se diverte mais. Quer o acompanhe num passeio desportivo ou pratique desportos caninos, lembre-se que o cão já deve ser adulto.
Encaixa-se no meu ritmo?
O spaniel holandês adapta-se a muitos tipos diferentes de pessoas, quer sejam famílias ou pessoas solteiras. É adequado para principiantes e pode viver na cidade, desde que possa fazer exercício suficiente e ser entretido. Naturalmente, um jardim vedado onde ele possa brincar é o paraíso para ele. Também se dá muito bem com crianças e outros animais de estimação, se for bem socializado. Adora a companhia das pessoas à sua volta, pelo que não deve ser deixado sozinho durante muito tempo. Pense nisto antes de escolher este cão.
Como é tão simples, pode ir consigo para o escritório se tiver algo para se entreter. Também pode levá-lo consigo de férias, por exemplo, numa caminhada. É claro que, para ter esta raça, é preciso gostar de passear na natureza. Deve ser capaz de proporcionar pelo menos uma a duas horas de exercício ao ar livre por dia. Isto para além dos jogos e das sessões de treino que se realizam entretanto. Por isso, pense bem se tem tempo suficiente para lhe dedicar durante os próximos catorze anos ou mais.
Além do investimento de tempo, há custos envolvidos na compra deste cão. Além do preço de compra, calcule o custo do equipamento de base (comedouros, trelas, transportador, cama, etc.). Também terá de suportar as despesas correntes de alimentação, veterinário e seguro de responsabilidade civil.
Onde posso encontrar um spaniel holandês?
Se procura um spaniel holandês, terá de se dirigir a um criador sério que esteja filiado numa associação. Embora esta raça seja relativamente rara, o número de cachorros registados está a aumentar. Na Alemanha, por exemplo, nasceram 70 cachorros em 2003, número que aumentou para 213 em 2017. Certifique-se de que o criador pratica uma boa prevenção da saúde e o informa sobre os seus objetivos de criação. A criação responsável visa não só criar cães saudáveis, mas também cães com um caráter forte. As federações sérias, como as filiadas na FCI, só permitem cães que tenham passado no teste de caráter.
Além disso, o criador pode examiná-lo à lupa a si. Este é um bom sinal, pois significa que é responsável com os seus cachorros. Ele entregar-lhe-á o cão, no mínimo, às oito semanas de idade, embora seja preferível que seja mais tarde. Além da sua comida habitual e talvez do seu cobertor preferido, ele entregar-lhe-á os seus documentos e o seu boletim de vacinas. Quando o receber, terá sido vacinado e desparasitado várias vezes e terá um chip. Leve-o ao veterinário o mais rapidamente possível para marcar uma consulta para a vacinação de reforço.
Se procura um kooikerhondje adulto, é provável que não tenha sorte no seu abrigo local. Afinal de contas, esta raça é bastante rara. As associações de raças ajudá-lo-ão a encontrar cães adultos à procura de uma família.