Escola para cachorros: aprender através de brincadeiras

Depois dos primeiros dias de excitação, o seu cachorro já se sente em casa? Então está na hora de começar a ir para a escola! Aqui explicamos a importância da aprendizagem através de jogos e brincadeiras sob a supervisão de um treinador. Damos igualmente dicas sobre como encontrar uma boa escola para o seu patudo.

A socialização e aprendizagem das primeiras regras

Os cachorros abrem os olhos à terceira semana. A partir de então, os pequenos patudos vão observar atentamente tudo o que os rodeia. E o que mais desejam é aprender e descobrir o mais possível. Nesta fase, o cérebro dos cachorros está preparado para recolher informações e formar a imagem mais fiável possível do mundo que o rodeia. Por isso, os cachorros devem ser expostos à maior quantidade possível de experiências. É importante sublinhar que a fase da socialização nos cachorros termina por volta da 16ª ou 17ª semana. E quais são as implicações disto para o seu pequeno patudo? Por exemplo, se ele só conviver com a mãe e os irmãos, cães estranhos vão representar para sempre uma possível ameaça.

Experiências negativas também se mantêm a longo prazo. Por exemplo, se durante um passeio o cachorrinho for perseguido e mordido por um cão, pode ficar traumatizado. É por isso muito provável que nos próximos passeios o seu patudo se sinta mais tenso. Além disso, um patudo traumatizado vai ser mais retraído e assim perder a possibilidade de ter experiências positivas e melhorar a sua autoestima. É, portanto, extremamente importante nesta fase que os cachorros aprendam a identificar outros cães através do seu aspeto, cheiro e comportamento. A escola para cachorros é a solução ideal para garantir uma boa socialização do seu jovem patudo. Assim, junto a outros cachorros, mas sob a supervisão de um treinador, o seu patudo vai poder aprender a socializar de forma segura. Além disso, o treinador pode dar-lhe dicas muito importantes sobre esta fase da vida do seu patudo.

Brincadeiras e treino: O que se passa na escola de cachorros

A escola do seu cachorro está a começar. Mas não quer dizer que os donos deixem o seu patudo com o treinador e voltem passado umas horas. No processo de treino há mais do que apenas jogos e brincadeiras. Donos e patudos têm muito para aprender. Vamos então ver o que pode esperar de uma escola para cachorros:

  • Contato controlado com outros cães: Os cachorros são naturalmente curiosos e por isso correm de encontro a outros cães ou pessoas. Na escola, os cachorros aprendem a estar uns com os outros e manter ao mesmo tempo a atenção no dono. Durante algumas sessões, os cachorros vêm-se uns aos outros, mas estão com a trela. Assim, aprendem a estar perto do dono calmamente apesar das distrações em volta.
  • Pequenos exercícios de obediência: As atividades durante os treinos são variadas. Assim, os cachorros têm tempo para brincar, descansar e aprender. Por exemplo, os cachorros aprendem que recebem uma guloseima como recompensa por um determinado comportamento. Os treinadores podem também dar conselhos práticos de atividades para o seu cachorro.
  • Fortalecimento da relação com as pessoas: O vínculo entre o cachorro e o seu dono torna-se mais forte com a partilha de experiências positivas. Assim, ir com o seu cachorro fazer um percurso de treino ou estar com ele no meio de outros cães vai fortalecer a relação. Algumas escolas têm pequenos percursos de treino com alguns obstáculos ou túneis.
  • Brincadeira e jogos: Naturalmente que a brincadeira com outros cães faz parte do programa. Um treinador profissional junta dois cachorros com o mesmo temperamento e dá-lhes alguns minutos para brincarem. Com o tempo, e através da experiência, o seu pequeno patudo vai aprender a identificar os diferentes comportamentos que mostram disponibilidade para brincar.

Brincar muito tempo não é aconselhável para cachorros

A vida é por vezes demasiado séria, então porque é que no caso dos cachorros, eles não podem brincar o tempo que lhes apetecer? Porque o excesso de brincadeira pode ser negativo. Antes de mais, o cachorro deve sentir-se seguro e satisfeito. No entanto, um tempo excessivo de brincadeira pode descontrolar o seu patudo, pois os cachorros avaliam mal a força que têm. Caso a brincadeira envolva mais de dois cães, existe o perigo de o cachorrinho mais sensível ser, ainda que involuntariamente, mal tratado pelos outros. E experiências emocionalmente negativas com outros cachorros podem influenciar toda a vida do seu cachorro. Por exemplo, um cachorro pastor belga malinois, com a sua imensa energia, pode facilmente intimidar um dachshund. Assim, é importante que o treinador esteja sempre de olho nos cachorrinhos e que intervenha caso o patudo mostre desconforto.

Por outro lado, um tempo demasiado prolongado de brincadeira deixa muitos cachorros sobre estimulados, o que deve ser evitado. Quem tem um cachorro assistiu várias vezes aos cinco minutos de loucura. Geralmente, este comportamento acontece depois de passeios excitantes em que os cachorros foram confrontados com muitas novidades. Para os pequenos patudos é difícil processar toda a nova informação, por isso ficam algo descontrolados. Assim, acontece com alguma frequência os cachorros apresentarem comportamentos inadequados como morder ou empurrar. O descontrolo também pode acontecer depois de longas brincadeiras. Além disso, brincar muito tempo seguido não fomenta a aprendizagem nem a boa socialização com outros cachorros.

Os cachorros cansam-se rapidamente e por isso ficam contentes quando lhes proporcionam um momento de descanso. No entanto, eles não param por si próprios, precisam da sua ajuda para não ficarem esgotados.

Descubra aqui mais sobre a educação de cachorros!

Dicas: como encontrar uma boa escola para cachorros

Uma boa escola para cachorros não tem nada a esconder. Assim, vão recebê-lo com prazer e permitir que assista a uma sessão sem o seu pequeno patudo. Desta forma, vai ficar a compreender melhor no que consistem as sessões para patudos. Alguns aspetos que deve procurar numa boa escola para cachorros.

  • Não devem estar mais de cinco cachorros juntos.
  • Os momentos de brincadeira e treino são alternados com momentos de descanso.
  • Os cachorros que brincam juntos têm aproximadamente o mesmo tamanho e temperamento.
  • O treinador transmite conhecimentos sobre a expressão corporal e comportamento dos cães.
  • Os comportamentos desejados são reforçados positivamente.
  • Os comportamentos indesejados são ignorados em vez de punidos.
  • Os cachorros não são intimidados pelos pequenos rufias.
  • Jovens cães com mais de 17 semanas já não integram o grupo dos cachorros.
  • O treinador dá sugestões de exercícios para as semanas seguintes e dá espaço para as perguntas dos donos.

Conselho: informe-se sobre boas escolas para cachorros nas redondezas antes de adquirir o seu pequeno patudo. Visto que os patudos devem entrar na escola com cerca de dois meses, se a lista de espera for longa, pode não encontrar vaga para o seu cachorro.

Porquê que os donos procuram uma escola para cachorros?

A frequência da escola para cachorros é importante mesmo para os donos experientes. Na verdade, as experiências da escola são tão importantes para os donos como para os cachorros. No entanto, estas escolas são especialmente relevantes para os novos donos. Também os donos que não conseguem proporcionar aos seus patudos um contato regular com outros cachorros encontram nestas escolas uma boa alternativa. E muitas escolas apresentam também alternativas para jovens cães.

A brincadeira em casa

É também muito importante brincar com o seu cachorro em casa. Brincadeiras variadas estimulam o exercício físico, mas também ajudam a moldar o comportamento social e fomentam a aprendizagem do seu patudo. Por exemplo, as durante as brincadeiras pode ensiná-lo a não morder. Quando o seu patudo exagerar nas mordidas, solte um pequeno grito ou afaste suavemente o seu focinho e interrompa a brincadeira por alguns instantes. Assim, o cachorro vai aprender que foi longe demais. Em casa é também fundamental fazer pausas para não sobrecarregar o seu cachorro.

Quais as brincadeiras para cachorros que pode fazer em casa?

  • Braços de ferro, por exemplo, com cordas;
  • Apanhar objetos;
  • Jogos de inteligência;
  • Buscar e procurar;
  • Jogos de caçar.

Desejamos que se divirta muito a descobrir o mundo com o seu cachorro!

Os nossos artigos mais relevantes