Manter um cachorrinho ocupado

Em colaboração com Happy Dog

Um cachorrinho chegou a sua casa? Parabéns, é um momento que não vai esquecer. No entanto, o melhor é ter calma pois a mudança para uma nova casa desperta imensas emoções no seu pequeno patudo. Em primeiro lugar é importante fazer com que ele se sinta seguro. Mas alguns dias mais tarde vai ver que o seu cachorrinho já se sente em casa. Surge então a questão: qual é a melhor forma de manter um cachorrinho ocupado? E com toda a certeza não tem pela frente dias de tédio.

Manter um cachorrinho ocupado com passeios

A fim de manter o seu cachorrinho ocupado pode começar com passeios pelas redondezas. Por exemplo, leve-o a descobrir o jardim ao lado da sua casa. Nesta fase é muito importante que esteja calmo e seguro durante os passeios. Assim ele vai perceber que é seguro andar nas redondezas da sua casa. Outros momentos igualmente importantes são as visitas ao veterinário e visitas de amigos a casa. Por exemplo, ir de carro até ao veterinário é uma grande aventura para o seu pequeno patudo. Em todos estes momentos deve passar sempre uma sensação de calma ao seu cachorro visto que ele está numa fase importante de aprendizagem. Assim, quanto mais relaxadas forem as novas experiências maior a probabilidade que o seu cachorro se torne um cão calmo.

Aprendizagem e socialização

Durante as oito e dezasseis semanas de vida o seu cachorrinho está particularmente sensível às aprendizagens. Assim, proporcione oportunidades ao seu patudo para interagir com gatos. Leve-o igualmente a uma escola de cachorros para que ele possa conhecer outros cachorros. Uma boa socialização nesta fase permite que no futuro o seu patudo interaja com outros cães sem problemas. Na escola de cães pode também levar o seu cachorro às sessões de treino, pois ele ainda tem muito que aprender. Manter o seu cachorrinho ocupado na escola de cães é uma ótima forma de combinar diversão e aprendizagem.

Aprender? Vamos às guloseimas!

O processo de aprendizagem do seu cachorrinho não acontece apenas na escola para cães. Pelo contrário, é aconselhável integrar momentos de aprendizagem no dia a dia, pois a repetição dos exercícios ajuda à memorização. Assim, faça apenas um exercício de cada vez por um período curto de tempo. Em seguida, deixe-o brincar à vontade. Desse modo, a concentração do seu patudo mantém-se elevada durante os períodos de treino. Além disso, deve elogiá-lo repetidamente pelos seus sucessos e nunca o deve punir.

Nestes momentos as guloseimas são um excelente auxílio. Assim, quando ele tiver o comportamento que deseja dê-lhe uma guloseima. E não precisa de dar snacks pouco saudáveis. Nesse sentido, para começar pode dar croquetes de ração seca de elevado valor nutritivo para cachorros até aos seis meses. Este tipo de ração premium vai de encontro às necessidades nutricionais dos pequenos patudos. Além disso, pode ter sempre consigo um saquinho com croquetes e dar-lhe sempre que o quiser recompensar.

Happy Dog Supreme Young Baby sem cereais

 

  • Alimento sem cereais de qualidade premium para cachorros até os seis meses
  • Contém cinco fontes de proteína com importante espectro de aminoácidos
  • Os croquetes em forma de coração e patenteados são particularmente fáceis de digerir

Dicas para os momentos de treino e para recompensar o seu cachorro

Importante: os jovens cachorros têm uma capacidade de concentração reduzida. Assim, as sessões de treino devem durar apenas alguns minutos. Além disso, termine sempre as sessões com elogios e um lanche saboroso. Como mencionado acima, pode usar os croquetes da comida habitual como recompensa. A ração seca é muito fácil de manusear e de ter à mão em qualquer situação. No entanto, deve controlar a quantidade de comida que o seu cachorrinho come. Assim, deve pesar a quantidade diária de manhã e retirar dessa porção os croquetes que usa como recompensa. Dessa forma o seu patudo diverte-se durante o dia sem correr o risco de ficar com peso a mais.

Tenha em consideração a fase de desenvolvimento do seu patudo e escolha a ração mais adequada. A Happy Dog tem a ração ideal para todas as idades e situações. Assim, encontra ração Happy Dog indicada para cachorros até para sénior. Encontra igualmente rações com croquetes de tamanhos variados para ir de encontro ao tamanho do seu cão e também alternativas para patudos com intolerâncias alimentares.

Passear, um divertimento inquestionável

Os passeios são uma forma excelente de manter o seu cachorrinho ocupado. Mas também aqui a regra é começar devagar. Existe uma forma simples de calcular o tempo que o seu patudo pode passear sem pausas: conte cinco minutos por mês de vida. Assim, se o seu cachorrinho tiver quatro meses pode passear vinte minutos antes de fazer uma pausa. É importante não forçar o seu cachorro a andar tempo demais pois isso pode sobrecarregar os ossos e músculos. De acordo com a raça, os cães são considerados adultos a partir dos doze ou dezoito meses. Até lá deve também evitar que ele suba escadas. Além disso, deve conversar com o seu veterinário antes de iniciar a prática de desportos caninos.

Brincadeiras e muita diversão

Uma alternativa ótima para manter o seu cachorrinho ocupado são os jogos em que esconde croquetes ou snacks para ele encontrar. Distribua os croquetes pela casa ou no jardim e deixe que o faro apurado do seu patudo os encontre. Com o tempo vá aumentando a dificuldade da tarefa do seu cachorro. Assim, quando ele já estiver à vontade com este jogo pode mesmo esconder os croquetes dentro de copos de papel. E não se preocupe, com toda a certeza ele vai-se divertir sempre com esta brincadeira, mesmo quando adulto.

Dica: a partir dos sete meses de idade pode passar para a ração júnior, pois esta ração é ideal para cães mais crescidos. Além disso, os seus croquetes são um pouco maiores.

Happy Dog Junior Original
  • Ração seca sem glúten para cães dos 7 aos 18 meses
  • Contém cinco fontes proteicas. Além disso, o conteúdo energético e de substâncias essenciais promove um desenvolvimento ótimo
  • Os croquetes em forma de coração e patenteados são particularmente fáceis de digerir

Manter um seu cachorrinho ocupado com brinquedos

Alguns cães deixam de querer brincar à medida que crescem, especialmente os de raça grande. Assim, desfrute ao máximo do período em que o seu patudo é jovem e brinca divertido. Além de jogos, os cachorrinhos gostam também de brinquedos. Uma bola a saltitar desperta o instinto caçador de muitos cachorros. No entanto, tenha cuidado ao escolher a bola para o seu patudo pois se for pequena existe o risco do seu patudo a engolir e engasgar-se. Bonecos de peluche também costumam encantar os pequenos patudos, pois funcionam como presas. Por outro lado, cordas de algodão torcido também são ótimos brinquedos para puxar ou roer. Com efeito, estas cordas são ótimas na altura da troca dos dentes.

Brinquedos de inteligência para cachorros

Pequenos mas impressionantes: mesmo os cachorrinhos gostam de brinquedos de inteligência. Apesar da capacidade de concentração dos pequenos patudos não ser grande, eles são curiosos e gostam de pequenos desafios. No entanto, lembre-se que o seu cachorrinho precisa de dormir várias horas por dia e precisa igualmente de momentos de descanso. Caso contrário o seu patudo pode ficar demasiado cansado e por conseguinte perder alguma capacidade de aprendizagem. Além disso, os brinquedos de inteligência são recomendados para cachorros a partir dos cinco ou seis meses de idade.

Os brinquedos de inteligência têm todos o mesmo princípio. Ou seja, o patudo procura no brinquedo uma guloseima que o dono escondeu lá dentro. Estes brinquedos têm um mecanismo que é ativado quando o patudo resolve o desafio. É então que o patudo recebe a sua guloseima ou recompensa. Os brinquedos têm vários níveis de dificuldade. Assim, comece por dar um brinquedo com dificuldade baixa. À medida que ele cresce vá aumentando a dificuldade.

Manter o seu cachorrinho ocupado: descansar fá-lo mais forte

Regra geral os cachorros dormem muito tempo. Eles podem mesmo passar 20 horas por dia a dormitar e a relaxar. O que não é de espantar, pois nessa idade eles têm muita informação para processar e descansar é importante. Pode parecer estranho, mas além de ensinar ao seu patudo a obedecer-lhe, deve também ensiná-lo a descansar. No entanto, para o descanso ser eficaz o seu patudo não pode estar entediado. O importante é não exagerar nas brincadeiras. Um cachorrinho que está sempre ocupado vai-se tornar num adulto exigente que não gosta de estar parado. Assim, aproveite a companhia do seu patudo também no sofá algumas horas por semana.

Desejamos-lhe que se divirta muito com o seu novo companheiro de quatro patas!

Os nossos artigos mais relevantes