Rat terrier

Escrito por Natalie Decker

O rat terrier apresenta a sua tarefa original no seu nome porque foi criado para caçar ratazanas. Atualmente, este patudo, inteligente e temperamental, é mantido nas quintas americanas como cão de guarda ou de caça. No entanto, está a afirmar-se cada vez mais como um cão de família devido à sua simpatia.

rat terrier no campo

O rat terrier é originário de um cruzamento entre um fox terrier de pelo liso e um manchester terrier.

Aspeto: cão compacto com aspeto de jack russell

O rat terrier é um cão de pequeno a médio porte que é criado em dois tamanhos:

  • Padrão: 33-46 centímetros com um peso entre 4,5 e 11,3 quilos 
  • Miniatura: 25-33 centímetros com um peso inferior a 4,5 quilos

A pelagem é curta, lisa e brilhante, com uma grande proporção de branco e manchas de diversas cores. Geralmente podem ser pretos ou castanhos, mas também podem ser de cor areia, azul ou vermelha.

O seu aspeto lembra um pouco o jack russell terrier, o parson russell terrier ou o ratonero bodeguero andaluz. 

Cabeça cuneiforme e mandíbula forte

O rat terrier é compacto e atlético. Tem uma cabeça em forma de cunha com olhos ovais castanhos bem espaçados. A norma americana permite orelhas triangulares e orelhas verticais dobradas, denominadas button ears

É típico o focinho forte, que pode ter um padrão de tan castanho-avermelhado. Alguns cachorros nascem com uma cauda curta. Se a cauda for normal, o cão carrega-a sob a forma de um arco sobre o dorso.

close up de focinho de rat terrier deitado num sofá © George / stock.adobe.com
A cabeça em forma de cunha e os olhros castanhos bem definidos são típicos do rat terrier.

Caráter: o temperamento do rat terrier

O rat terrier foi criado para caçar ratazanas. De facto, esta tarefa ainda hoje influencia o seu caráter. Estes cães são temperamentais, corajosos e, como é típico dos terriers, teimosos.

São carinhosos e atentos à sua família. Por outro lado, são cautelosos com estranhos, o que os torna bons cães de guarda. Não são agressivos, desde que sejam bem socializados.

Para quem é adequado?

Ao contrário de muitos outros terriers, este quer agradar ao seu tratador, o que facilita a educação e o treino. Os principiantes motivados podem, portanto, aprender a controlá-lo. 

Se for suficientemente estimulado física e mentalmente, o rat terrier pode ser um bom cão de família. Além disso, dá-se geralmente bem com outros cães. 

No entanto, é preferível que não vivam gatos nem roedores em casa, porque podem despertar o seu instinto de caça.

Fiel companheiro de escritório

Este cão muito afetuoso e sociável não deve ser deixado durante muito tempo sozinho. Por este motivo, não é muito adequado para pessoas que trabalham fora durante todo o dia. 

No entanto, pode ser transformado num cão de escritório bem comportado. Para que a convivência com os colegas de trabalho funcione, é preciso levá-lo a passear para que ele se divirta nos intervalos.

Posse e entretenimento do rat terrier

Nos Estados Unidos da América, os raticidas químicos deixaram sem trabalho alguns cães caçadores de ratazanas. No entanto, há muitas pessoas que ainda mantêm o rat terrier na sua quinta e, de facto, está a tornar-se famoso como cão de companhia. 

Além disso, os caçadores treinam-no para caçar esquilos, guaxinins ou javalis.

Desportos caninos

Se não o vai manter para caçar, deve procurar um treino para controlar o instinto de caça. Desta forma, evitará contratempos indesejáveis com animais selvagens e gatos. 

Para acamá-lo, há uma série de desportos caninos que pode experimentar, tais como agilidade, obediência, dança canina ou flyball. Ele também aprende truques facilmente e com entusiasmo. Pode ainda inscrevê-lo num curso de cães de busca ou de polícia.

Muito exercício ao ar livre

Devido ao seu dinamismo, é aconselhável manter este cão numa casa ou apartamento com jardim. No entanto, o jardim deve ser bem vedado, porque este patudo adora escavar e consegue saltar muito. 

Num apartamento urbano, só será feliz se puder fazer caminhadas regulares em parques, florestas ou prados.

Cuidados e alimentação do rat terrier

O pelo curto do rat terrier requer poucos cuidados. Deve passar-lhe uma luva uma vez por semana. Durante o período de muda, será necessário utilizar a escova mais frequentemente para remover os pelos soltos.

Prevenção de problemas dentários

No que diz respeito à alimentação, este cão não apresenta grandes exigências. Uma comida para cães de boa qualidade, quer seja ração ou comida húmida, é exatamente o que ele precisa. O ideal é uma que seja adequada para raças pequenas. 

Curiosidade: como esta raça tem tendência para o tártaro e gengivite, os snacks dentários são indispensáveis. É também aconselhável habituá-lo à higiene dentária desde cachorro.

Saúde e doenças hereditárias do rat terrier

O rat terrier goza de boa saúde, desde que faça exercício suficiente e seja bem alimentado. É ainda importante que ele tenha uma convivência harmoniosa com a sua família. 

No entanto, existem algumas doenças hereditárias que o afetam. 

Por exemplo, é propenso a doenças oculares como a atrofia progressiva da retina e o desalinhamento do cristalino, que o podem deixar cego.

Esperança de vida

Outras doenças observadas no rat terrier incluem a endocardiose mitral, um defeito cardíaco congénito. 

A epilepsia, a surdez congénita e o síndrome de Legg-Calvé-Perthes — uma doença das ancas em cães jovens — são outros problemas de saúde típicos da raça. 

Mesmo assim, o rat terrier tem uma esperança de vida acima da média, de quinze a dezoito anos.

História do rat terrier

O rat terrier surgiu do cruzamento entre o fox terrier de pelo liso e o Manchester terrier. A criação começou no Reino Unido em 1820. 

O objetivo era criar um cão que matasse o maior número possível de ratazanas num determinado período de tempo. 

Este patudo chegou aos EUA no fim do século XIX. Aí, rapidamente se tornou um cão de quinta popular, livrando as casas e as quintas dos animais nocivos. 

Por acaso, o seu nome foi-lhe dado por Theodore Roosevelt, o 26º Presidente dos Estados Unidos. 

Antepassado do terrier americano sem pelo

Com o passar do tempo, foram-se cruzando cada vez mais fox terriers de pelo liso. Este facto fez com que a cor original da pelagem, preto com castanho, adquirisse uma maior proporção de branco. Houve ainda outras raças que participaram na criação, como o beagle e o whippet.

Rat terrier sem pelo

Sabia disso? O terrier americano sem pelo é descendente do rat terrier. Em 1972, nasceu, por acaso, um cachorro portador do gene que causa a nudez. A partir dele, desenvolveu-se a nova raça sem pelo, que, de resto, é idêntica ao rat terrier. 

No entanto, o terrier americano sem pelo não está relacionado com outros cães sem pelo, como o xoloitzcuintle mexicano.

rat terrier num percurso de agility © Mark Herreid / stock.adobe.com
Os cães ágeis que estão dispostos a trabalhar, como o rat terrier, podem ser mantidos ocupados com agility de uma forma adequada à raça.

Criação e compra do rat terrier: onde o posso comprar?

O rat terrier ainda não é oficialmente reconhecido pela FCI como uma raça independente. 

Portanto, na Europa dificilmente existem criadores. Se quiser comprar um, terá provavelmente de procurar muito ou mesmo importar um cachorro dos EUA.

Preço

No entanto, a raça é reconhecida pelo American Kennel Club. Os criadores americanos vendem os seus cachorros por cerca de 650 dólares (cerca de 615 euros). A isto acrescem os custos de transporte para o país de destino.

Alternativas para os fãs do terrier

Fora dos EUA, o rat terrier está pouco presente. Se se apaixonou por este diligente rateiro, talvez goste de outras raças, como o jack russell terrier ou o fox terrier. 

Dica extra: nos abrigos há muitos terriers e rafeiros à procura de uma família.

Conclusão: patudo com valor de exclusividade

O tamanho compacto e a enorme complacência fazem do rat terrier um patudo sociável, também adequado para principiantes. 

Infelizmente, é muito difícil de encontrar na Europa. As partes interessadas devem, por conseguinte, examinar cuidadosamente a seriedade das propostas. Repetidamente, são encontradas outras raças e rafeiros semelhantes que são vendidos como se fossem rat terriers de raça pura. 

Ficha do rat terrier

Particularidades: Cão de pequeno a médio porte, compacto, originalmente criado para caçar ratazanas 
Caráter: Temperamental, teimoso, afetuoso e inteligente 
Altura ao garrote: Padrão: 33-46 cm; Miniatura: 25-33 cm 
Peso: Padrão: aprox. 4,5-11,3 kg; Miniatura: até 4,5 kg 
Pelagem: Curto, liso e brilhante. Branco com manchas ou pintas pretas, castanhas, vermelhas, azuis, vermelhas ou damasco 
Cuidados com a pelagem: Pouco trabalhoso 
Exercício ao ar livre: Precisa de muito entretenimento e gosta de se movimentar
Cão para principiantes: Sim 
Ladrar: Ladra de tédio
Esperança de vida: 15-18 anos 
Doenças típicas: Surdez hereditária, doenças oculares, endocardiose mitral, epilepsia 
Preço: A partir de 615 euros aprox. 
Grupo FCI: Não reconhecido 
Necessidade de exercício: Elevada 
Origem: Estados Unidos da América 

Fontes:


Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.