Caniche grande

Escrito por Natalie Decker

Sob o pelo encaracolado esconde-se um verdadeiro rei da brincadeira: o caniche grande, ou real, é uma personagem encantadora. No passado, era principalmente utilizado para a caça ao pato. Atualmente, este simpático e inteligente patudo dá-se bem com crianças e serve como cão de terapia e cão guia.

caniche grande preto no jardim

Originalmente, os caniches grandes eram cães de caça. Atualmente, são mantidos mais como cães de companhia ou de assistência.

Aspeto: cão esguio com focinho fino

O caniche grande é o maior dos caniches. Atinge uma altura ao garrote de 45 a 60 centímetros, embora seja tolerado um aumento de até dois centímetros. O seu peso varia entre 18 e 30 quilos.

Sabia disso? As outras variedades do caniche são o caniche médio, o caniche miniatura e o caniche toy.

Diferenças entre o caniche grande e o caniche real

Caniche real é outro nome comum para o caniche grande, pelo que se trata da mesma variante. O caniche grande tem um porte esguio e atlético. Tem um focinho fino e olhos escuros ligeiramente inclinados. Além disso, são típicas as orelhas caídas e a cauda alta. 

A pelagem densa e macia é encaracolada e não tem subpelo. As cores clássicas são o branco, o preto e o castanho. No entanto, existem também variantes em prateado, damasco e creme, bem como em dois tons de preto e castanho ou arlequim.

caniche grande branco deitado no jardim com autocarava atrás © bilderstoeckchen / stock.adobe.com
Com uma altura ao garrote que pode atingir os 60 centímetros, o caniche grande é o maior caniche.

Caráter: palhaço que adora crianças

O caniche grande distingue-se das versões mais pequenas pelo seu caráter cauteloso e tranquilo. É um cão afetuoso e calmo, muito ligado às suas pessoas de referência. 

Este peludo é um grande amigo das crianças e, com a sua natureza simpática e brincalhona, é ideal como cão de família. É também muito atento e tem um bom instinto de proteção, que demonstra ao ladrar quando as visitas chegam.

Gigante gentil com muito potencial

Uma pessoa que viva sozinha também pode ser muito feliz com este cão fiel, fofinho e afetuoso. A propósito: muitas pessoas dizem que o seu caniche grande é um palhaço porque está sempre a inventar travessuras e é muito divertido. 

Além disso, é totalmente adequado para principiantes porque é fácil de treinar e gosta de aprender. No entanto, como muitos outros cães, ele precisa de um adestramento firme. Quando aprende algo que é errado, é muito difícil livrar-se do mau hábito.

Entretenimento: o adestramento ideal

O caniche grande foi originalmente criado como cão de caça para recuperar patos abatidos da água. De facto, ainda hoje existe nele um certo instinto de caça. Portanto, pode ser oportuno prever um treino para controlar o instinto de caça

De quanto exercício precisa?

Este peludo, muito desportivo e resistente, precisa de muito exercício físico e mental. Deve poder desfrutar de uma a duas horas de exercício ao ar livre por dia. Para o efeito, pode introduzir jogos de recuperação ou de perícia para tornar os passeios mais interessantes. Além disso, devido à sua origem como cães de água, muitos caniches grandes adoram nadar

O caniche grande é considerado um dos cães mais inteligentes. É muito dócil e aprende rapidamente novos truques. De facto, estes cães atuavam no circo com os seus números acrobáticos. Atualmente, são mais frequentes em exposições e desportos caninos. Gostam muito de desportos como agilidade e obediência

Áreas de utilização do caniche grande

Devido à sua inteligência e obediência, o caniche grande também é um bom cão de serviço e de assistência. Por exemplo, pode receber formação como cão-guia, de salvamento ou terapia.

Cuidados: visitas regulares ao tosquiador

O pelo encaracolado, que volta sempre a crescer, é típico do caniche real. Como quase não perde pelo, não tem subpelo nem passa por qualquer período de muda, podendo ser considerado adequado para alérgicos.

No entanto, o facto de não perder pelo não significa que não precise de cuidados; pelo contrário. O pelo deve ser escovado várias vezes por semana para o manter sem nós e sujidade. 

É também uma boa ideia levar o seu cão ao tosquiador periodicamente para o pelo ser tosquiado ou aparado. Deve visitar o tosquiador a cada seis ou oito semanas para evitar feltragens.

Tosquia de leão

A tosquia de leão, outrora tão típica, quase não se vê atualmente. O objetivo era tosquiar o ventre e as patas traseiras e dianteiras, deixando os pompons volumosos nas braçadeiras. Este tipo de tosquia esteve muito em voga nas décadas de 1950, 1960 e 1970. Nessa altura, o caniche grande tinha-se tornado um acessório de moda para as senhoras da alta sociedade. 

Além disso, esta tosquia caraterística tinha uma vantagem prática: facilitava a natação ao cão de caça. Os pompons de pelo das braçadeiras eram quase como luvas e protegiam-no do frio. 

Alimentação do caniche grande

O caniche grande precisa de uma dieta rica em proteínas, mas de resto não é exigente. A maioria deles não é exigente e come comida húmida e ração e mesmo alimentos crus

Os snacks mastigáveis promovem a higiene dentária e podem prevenir a gengivite

Saúde e doenças hereditárias do caniche grande

No geral, o caniche grande é um cão saudável e robusto. No entanto, esta variante de criação pode sofrer de doenças oculares hereditárias. Uma delas é a atrofia progressiva da retina (APR), que pode conduzir à cegueira. Tal como outras raças de grande porte, esta também é propensa à displasia da anca

O caniche grande também pode desenvolver doenças cardiovasculares, como a cardiomiopatia dilatada. Neste caso, o músculo cardíaco fica patologicamente espessado, o que pode levar à insuficiência cardíaca. Outras condições típicas incluem insuficiência adrenal (doença de Addison), epilepsia e doença de von Willebrand (anomalia da coagulação). 

Esperança de vida

Com bons cuidados, o caniche grande pode viver entre doze e quinze anos. Muito exercício, uma dieta adequada à espécie, bons cuidados com a pelagem e controlos regulares no veterinário ajudam a manter a sua saúde.

História: de cão de caça a cão de companhia

O facto de os antepassados do caniche grande serem alemães ou franceses é uma questão controversa. O nome pudel (caniche em alemão) é proveniente da palavra do alemão antigo puddeln (chapinhar na água). Tal refere-se ao seu passado como caçador de patos. 

De precioso caniche, mencionado pela primeira vez por escrito em 1555, surgiram mais tarde outras formas de criação: o caniche grande, o médio, o miniatura e o toy. No decurso do século XIX, o caniche grande completou a sua transição de cão de serviço para cão de companhia. Inicialmente, era muito popular entre a nobreza, mas mais tarde também chegou aos lares burgueses. 

Padrão de criação

Através de cruzamentos com spaniels surgiu a pelagem macia e lanosa típica do poodle. Após a Segunda Guerra Mundial, a FCI designou a França como o país de origem do caniche grande. Foram também elaboradas normas de reprodução para a raça. 

Compra e preço

Um cachorro de caniche grande de um criador ético custa entre 1200 e 1500 euros. Se for possível demonstrar um pedigree impressionante – por exemplo, com pais bem sucedidos em exposições –, o preço de compra pode disparar. 

Importante: Um cachorro saudável tem olhos claros e um pelo limpo e brilhante. No momento da entrega, terá o chip e estará vacinado e desparasitado. Terá também todos os seus documentos em ordem. 

Caniche grande do abrigo de animais

Uma alternativa à compra de um cão a um criador é ir a um abrigo de animais. Aqui há todo o tipo de cães à espera de um novo lar, muitos deles de raça pura. 

Existem também organizações de animais que se dedicam à adoção de caniches grandes. Ao adotar um caniche real adulto e bem comportado, não só irá aliviar o abrigo, como também poupará muito tempo de treino. 

Conclusão: cão de família encantador

O caniche grande ainda tem a reputação de ser um acessório artisticamente tosquiado para as senhoras da alta sociedade. Este preconceito não só não faz justiça a estas criaturas peludas, como também aos seus cuidadores. O caniche grande é um cão extremamente inteligente, dócil e afetuoso que enriquece a vida familiar. 

Ficha do caniche grande

Particularidades: Cão de família inteligente que pode viver frequentemente com pessoas alérgicas. 
Caráter: Afetuoso, ativo, atento e sereno 
Altura ao garrote: Machos: 45-60 cm; fêmeas: 45-60 cm 
Peso: Machos: até 30 kg; fêmeas: até 25 kg 
Pelagem: Encaracolado, sem subpelo, principalmente preto, branco, castanho, alperce, creme e prateado 
Cuidados com a pelagem: Escovagem várias vezes por semana, aparado regularmente no tosquiador; não apresenta queda de pelo
Exercício: Elevado dinamismo, desportos caninos e de recuperação 
Adequado para principiantes: Sim
Ladrar: Vigilante, ladra às visitas
Esperança de vida: 12-15 anos 
Doenças típicas: Displasia da anca, atrofia progressiva da retina (APR), epilepsia e doença de Addison
Preço: 1200-1500 € 
Grupo FCI: Grupo 9: Cães de companhia Secção 2: Caniche 
Origem: França (ou Alemanha) 

Fontes:


Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.