Dieta BARF para cães: o que é?

focinho de cão e bife

Alimentação crua biologicamente apropriada

Até há uns anos, a dieta BARF (ou seja, Biologically Appropriate Raw Food) era ainda um método de alimentação bastante alternativo. Com o passar do tempo, porém, a alimentação crua biologicamente apropriada conquistou um lugar permanente na nutrição canina dos nossos dias. Leia este artigo e descubra mais sobre a dieta BARF para cães.

O que é a dieta BARF?

A dieta BARF baseia-se, então, em alimentar os cães segundo a sua alimentação original como animais carnívoros. Carne fresca, vísceras, vegetais e suplementos vitamínicos e minerais imitam, tanto quanto possível, a presa dos cães em ambiente selvagem.

Porquê a dieta BARF?

Tal como qualquer método de alimentação, também a dieta BARF tem muitos defensores e opositores. Os defensores mencionam, claro está, vários aspetos positivos. Dentes saudáveis devido à mastigação intensiva da carne fresca, pelo brilhante, além de melhorias em doenças crónicas (como artrose e problemas de crescimento) e o fortalecimento dos tendões e ligamentos são alguns exemplos. A comida crua é especificamente adaptada a cada animal. Além disso, não contém quaisquer ingredientes de enchimento nem conservantes. Então, não é surpreendente que seja uma dieta tão vantajosa para cães doentes e cães com necessidades nutricionais especiais!

Dieta BARF para cães – o que ter em conta?

Quer alimentar o seu cão com refeições cozinhadas por si? Então saiba que não deve apenas dar-lhe carne magra. Pois, se assim for, estão garantidas carências nutricionais! É fundamental o seu patudo obter tudo aquilo de que precisa. Assim, vísceras, ingredientes vegetais, vitaminas e minerais devem ser calculados rigorosamente e pesados. Por este motivo, pode dizer-se que a dieta BARF para cães é complexa e exigente. Felizmente, são já muitos os produtores de comida para cães e talhantes atentos a esta procura crescente. Os produtos BARF de conveniência são preparados diretamente pelo fabricante ou talhante e congelados. Depois, o dono só tem que os descongelar e dá-los frescos ao animal.

Na Magazine para cães da zooplus pode também ler o nosso artigo sobre dieta BARF para cachorros.

Dieta BARF para principiantes

  • Avalie os custos e recolha informação:
    A dieta BARF é um método de alimentação complexo. Exige planear continuamente a compra e o armazenamento de carne crua. Além disso, a comida tem que ser rigorosamente calculada. Portanto, é recomendável ir ao veterinário antes de começar esta dieta. Assim, o médico faz uma avaliação completa com o objetivo de perceber as necessidades nutricionais exatas do cão. Deve também informar-se acerca das diferentes variantes da dieta BARF. Só assim é possível determinar qual a que se ajusta melhor ao seu patudo.
  • Atenção à escolha da carne:
    Deve informar-se muito bem acerca do tipo de carne que vai dar ao seu cão. Por exemplo, nem toda as vísceras são indicadas para a dieta BARF. Pois o fígado e os rins contêm substâncias perigosas e, portanto, não devem oferecer-se mais do que uma vez por semana. Também a carne de porco pode ser perigosa para os animais. Pois pode transmitir o vírus da doença letal de Aujeszky.
  • Cuidado com os ossos!
    É necessário ter muita atenção para que os ossos não lasquem. Assim, evita que o seu cão se magoe.
  • Alimentação variada:
    A carne magra não pode ser o único elemento da dieta. Não se devem esquecer as vísceras, os ossos, os óleos, as frutas e os vegetais (ambos em puré). Atenção: algumas frutas e vegetais são tóxicas para os cães.

Onde comprar produtos BARF?

Na loja online da zooplus pode encontrar uma enorme seleção de suplementos alimentares para as dietas BARF para o ajudar a complementar a comida crua diária do seu patudo.

Os nossos artigos mais relevantes