O pelo encaracolado do caniche toy não cai, mas cresce constantemente. Então, para evitar a formação de nós e a inflamação da pele, o seu pelo deve ser escovado diariamente. Além disso, a cada oito semanas, aproximadamente, é necessária uma visita ao cabeleireiro de cães. Assim, o pequenote tem direito a uma tosquia profissional.
Por exemplo, está muito na moda a tosquia teddy, que enfatiza os contornos naturais do cão. Um simples corte curto é especialmente prático, permitindo ao caniche toy saltar à sua vontade, sem que plantas se prendam no pelo. Antes de participarem em mostras de cães, estes caniche recebem muitas vezes um penteado especial.
Controlo dos dentes, olhos e ouvidos
Além dos cuidados com o pelo, também é necessário o controlo regular das unhas, dentes, olhos e ouvidos. Devido ao seu focinho estreito, os dentes do caniche toy estão bastante juntos, o que promover o desenvolvimento de doenças dentárias.
Além disso, o caniche toy tem tendência para infeções nos ouvidos, por causa das suas orelhas caídas e peludas. Estas podem ser bastante dolorosas e, portanto, devem ser tratadas pelo veterinário o mais depressa possível.
Devido à problemática da criação de tortura, alguns caniche toy têm globos oculares degenerados. Portanto, se os canais lacrimais estiverem bloqueados ou mesmo totalmente ausentes, isto provoca o aumento do lacrimejamento, situação que requer cuidados especiais.
Comida para o caniche toy
Comida de grande qualidade com um elevado teor de carne é a dieta ideal para esta bolinha cheia de energia. Se pretende oferecer ração ao seu caniche toy, certifique-se de que os pedaços são adequados ao tamanho do animal.