Whoodle
O whoodle é o resultado do cruzamento de um irish soft coated wheaten terrier e um caniche. Este encantador cruzamento de pelo ondulado também é denominado sweatenpoo, sweatendoodle, wheatendoodle e wheatenpoo. É um cão de família brincalhão que, dependendo da sua predisposição, pode mostrar a teimosia típica dos terriers.

© John Keyworth / stock.adobe.com
O whoodle é um cão híbrido resultante do cruzamento de um caniche e de um irish soft coated wheaten terrier.John Keyworth / stock.adobe.com
Sumário
- Aspeto e caraterísticas do whoodle
- Caráter do whoodle: cão de família inteligente
- Posse e entretenimento adequados do whoodle
- Cuidados e alimentação do whoodle: cuidados intensivos com o pelo
- Saúde e doenças do whoodle
- História e origem do whoodle
- Criação, compra e preço do whoodle
- Conclusão: ursinho de peluche com temperamento
- Ficha do whoodle
Aspeto e caraterísticas do whoodle
O whoodle é um híbrido entre um cão pequeno e um cão de tamanho médio. Surge de um cruzamento entre um irish soft coated wheaten terrier e um caniche. O tamanho final do cão dependerá da variante de caniche utilizada na criação. Existem os seguintes tamanhos:
- Whoodle padrão: um dos progenitores é um caniche grande com uma altura de ombro de até 50 cm e um peso de até 27 kg.
- Whoodle mini: um dos pais é um caniche médio ou miniatura com uma altura ao garrote de 35-40 cm e um peso de 11-16 kg.
- Whoodle toy: um dos pais é um caniche toy com uma altura ao garrote de 20-25 cm e um peso de 4,5-9 kg.
Cor e estrutura do pelo
O pelo macio, ondulado a encaracolado é típico do whoodle. A pelagem densa pode ser das cores trigo, tal como creme, dourado ou fulvo, como o irish soft coated wheaten terrier. Por outro lado, do caniche pode herdar uma pelagem preta, prateada, castanha ou avermelhada. Além disso, pode ser apresentado em várias combinações de cores.
Devido à influência do terrier, o porte deste cão é robusto e atlético. A cabeça pode ser ampla ou redonda. As orelhas grandes, caídas ou dobradas e os olhos escuros e expressivos dão-lhe uma expressão atrevida.
Caixinha de surpresas
Tal como acontece com todos os cães híbridos, não se pode prever a aparência de um whoodle adulto. O facto de ser mais parecido com o caniche ou com o irish soft coated wheaten terrier é algo que depende dos genes mais dominantes.
Assim, o whoodle é uma caixinha de surpresas. Mesmo os irmãos da mesma ninhada podem ser muito diferentes uns dos outros.

Caráter do whoodle: cão de família inteligente
O whoodle é um cão ligado às pessoas e não gosta de estar sozinho durante longos períodos. Sente-se bem com famílias ativas, onde há sempre alguém para brincar com ele e acariciá-lo. É também tão flexível e afetuoso que se dá frequentemente bem com crianças, outros cães e gatos.
Um dos pais é um caniche, uma raça famosa por ser extremamente inteligente e desejosa de aprender. Por isso, há boas hipóteses de o cruzamento ser também muito inteligente e atento. O irish soft coated wheaten terrier tem um temperamento impetuoso e um caráter vivaz.
É adequado para principiantes?
Sim e não. Devido à sua complacência inata, este cão é geralmente fácil de treinar. No entanto, se o treino é viável para principiantes depende do grau de controlo dos genes do terrier. A teimosia típica destes cães pode dificultar o treino.
Alguns cães ladram muito e saúdam com uma exaltação exagerada. Isso pode fazer com que avancem contra a pessoa, um comportamento que deve ser inibido desde o início.
Posse e entretenimento adequados do whoodle
Quer se trate de sair para correr, fazer caminhadas ou acampar, este cão gosta de fazer tudo. Um whoodle bem comportado acompanhá-lo-á no escritório, nas férias e em todas as atividades familiares.
Além dos longos passeios, adora desafios mentais. Por exemplo, gosta de brincar com brinquedos para cães e de aprender truques novos. Pode também herdar o amor do caniche pela água e pela natação.
Pode viver num apartamento?
Graças ao seu tamanho compacto, o whoodle pode viver num apartamento urbano. Neste caso, no entanto, é necessário garantir que ele consegue correr todos os dias e que se mantenha entretido.
Como é muito ligado à pessoa de referência e precisa de muita atenção, é ideal para desportos caninos como a obediência ou a agilidade. Também é adequado para ser treinado como cão de terapia, para escolas e de assistência.
Cuidados e alimentação do whoodle: cuidados intensivos com o pelo
O exuberante pelo encaracolado do whoodle cresce continuamente e quase não cai. Por esta razão, deve ser escovado cuidadosamente todos os dias. Além disso, é aconselhável levá-lo periodicamente ao cabeleireiro para cães para que o seu pelo seja tosquiado.
O facto de o whoodle quase não perder pelo pode ser benéfico para pessoas que sofrem de alergias. Esta é a razão pela qual a raça é considerada apta para pessoas com alergia ou hipoalergénica. No entanto, não existe qualquer garantia de que não provoque efetivamente sintomas de alergia. Portanto, é necessário verificar esta situação antes da adoção.
Alimentação do whoodle
Embora o whoodle seja exigente em termos de cuidados com o pelo, não apresenta quaisquer complicações em relação à alimentação. Cabe-lhe a si decidir se prefere dar-lhe ração, comida húmida ou barf. O importante é que os alimentos sejam de boa qualidade, ricos em proteínas e nutritivos.
Saúde e doenças do whoodle
Tal como os outros cães, este cruzamento pode herdar dos seus pais uma predisposição para determinadas doenças. No caso do caniche, são conhecidas diversas doenças típicas da raça, tais como displasia da anca, luxação da rótula, problemas oculares e renais e doença de Addison.
Em contrapartida, o irish soft coated wheaten terrier é considerado uma raça bastante saudável. Uma das poucas doenças típicas da raça é a enteropatia perdedora de proteínas. Esta doença faz com que o organismo não absorva determinadas proteínas e as expulse. As consequências podem incluir vómitos, diarreia, perda de peso ou edema periférico.
Esperança de vida
A esperança de vida deste cão é de entre doze e quinze anos. Os exemplares pequenos vivem frequentemente mais tempo do que os maiores.
História e origem do whoodle
Não se sabe muito sobre a origem do whoodle, Provavelmente teve origem nos EUA, tal como muitas outras raças híbridas. Foi aí que o caniche começou a ser cruzado com outras raças na década de 1980. O objetivo era criar cães hipoalergénicos adequados para as famílias.
Dois destes cães de design que se tornaram famosos são o labradoodle, uma mistura de caniche e labrador e o golden doodle, um cruzamento entre golden retriever e caniche. Ao contrário destes dois cães híbridos, o whoodle é bastante desconhecido e pouco difundido.
Raça não reconhecida como independente
O objetivo da criação é combinar a inteligência do caniche com a pelagem do irish soft coated wheaten terrier. Ao contrário dos cães de raça pura, não existem normas unificadas para a criação de cães híbridos. A maioria das associações de criadores não reconhece os designer dogs e, por conseguinte, o seu estatuto como raças independentes.
Criação, compra e preço do whoodle
Embora o whoodle seja, em rigor, um cruzamento, o seu preço é relativamente elevado. Os cães cruzados com parte caniche estão na moda, pelo que um cachorro custa, normalmente, pelo menos 1500 euros.
Como os criadores de cães híbridos não estão normalmente organizados em associações, pode ser difícil encontrar um criador sério. Se tiver interesse, deve pedir para ver os pais do cachorro e os seus certificados de saúde. Além disso, deve observar o cachorro à lupa: tem um aspeto saudável e ativo?
Pense se prefere um cão de raça pura (poodle ou irish soft coated wheaten terrier). Neste caso, é certo que encontrará um criador filiado numa associação séria.
Um cão de um abrigo
Como o whoodle é tão raro na nossa região, é muito difícil encontrá-lo nos abrigos. No entanto, vale a pena visitar um se quiser adotar um cão.
Aqui existem muitos peludos à procura de uma segunda oportunidade: jovens e mais velhos, de raça pura e de raça não definida. Além disso, há uma boa hipótese de encontrar um que se assemelhe ao whoodle em termos de aparência e caráter.
Conclusão: ursinho de peluche com temperamento
Com o seu ar de ursinho de peluche e a sua simpatia, o whoodle conquista o coração de todos. No entanto, não se pode esquecer que os cães híbridos como este nem sempre evoluem como esperamos. É precisamente o temperamento impetuoso do terrier que pode dificultar o treino.
Ficha do whoodle
Particularidades: | Cão híbrido que surge do cruzamento entre um caniche e um irish soft coated wheaten terrier |
Caráter: | Apegado às pessoas, inteligente, temperamental e simpático |
Altura ao garrote: | Whoodle padrão: até 50 cm Whoodle mini: 35-40 cm Whoodle toy: 20-25 cm |
Peso: | Whoodle padrão: até 27 kg Whoodle mini: 11-16 kg Whoodle toy: 4,5-9 kg |
Pelagem: | Ondulado ou encaracolado; fulvo, chocolate, preto, prateado ou vermelho, também bicolor |
Cuidados com a pelagem: | Trabalho intensivo; escovagem diária e tosquia a cada 2-3 meses |
Exercício ao ar livre: | Dinamismo médio, entretenimento, por exemplo, com agility ou obediência |
Cão para principiantes: | Sim |
Ladrar: | Ladra muito |
Esperança de vida: | 12-15 anos |
Doenças típicas: | Doenças oculares, luxação da rótula, problemas renais e doença de Addison |
Preço: | A partir de 1000 € |
Grupo FCI: | Não reconhecido |
Origem: | Estados Unidos da América |
Fontes: