O goldendoodle é o cão certo para mim?
O goldendoodle é um excelente companheiro para famílias que têm tempo para o manter ocupado várias horas por dia. No entanto, para ter um patudo saudável e equilibrado é essencial que ele tenha um processo de socialização adequado.
Todos os cães precisam de exercício físico e estimulação intelectual. No entanto, especialmente os donos de cães de design, como o goldendoodle, que parecem peluches fofinhos, por vezes esquecem-se destas necessidades. E um goldendoodle entediado pode desenvolver problemas de comportamento, incluindo tornar-se agressivo. Assim, não se deixe levar pelo ar fofo destes patudos, um goldendoodle é um cão muito ativo que precisa de exercício.
Convivência com gatos e crianças
O goldendoodle é um cão simpático e calmo quando bem exercitado. Ainda assim, crianças pequenas não devem brincar com este patudo sem supervisão dos pais. Além disso, os patudos desta raça devem ter sempre a possibilidade de irem descansar para um local reservado. A convivência com gatos é geralmente bastante boa, especialmente se o patudo for habituado a gatos desde pequeno.
Se procura um companheiro que também assuma as funções de cão de guarda, este não é o patudo que procura. Quer os caniches, quer os golden retriever não mostram grande apetência assumir o papel de cão de guarda e o goldendoodle, como seu descendente direto, também não.
Estes patudos vivem felizes quer num apartamento espaçoso na cidade, que se tiver acesso a um jardim tanto melhor, como numa casa no campo. No entanto, evite que o seu goldendoodle tenha de subir muitos lanços de escada.
O goldendoodle é um cão para donos inexperientes?
Não precisa de ter uma grande experiência com cães se resolver ter um goldendoodle na família. No entanto, não se esqueça que vai ter de dedicar algum tempo a exercitar e cuidar do seu patudo. Por fim, leve em consideração os gastos que vai ter com o seu companheiro, não só os iniciais, como também os gastos ao longo da vida com veterinário, comida, brinquedos, acessórios, etc.