Cão de água americano

O cão de água americano é um cão peludo atlético do oeste dos EUA. Não só é muito difícil de encontrar na Europa, como também no seu próprio país. Este caçador que adora a família é um companheiro eficiente e versátil.

cão de água americano deitado

Aspeto do cão de água americano

Spaniel médio

Como um bom spaniel, o cão de água americano tem orelhas descaídas, um olhar alerta e uma estatura forte, mas não pesada. O seu corpo é mais comprido do que alto, com uma altura que pode atingir os 46 centímetros e um peso de 20 quilos. As fêmeas são um pouco mais pequenas e mais leves. A pelagem é ligeiramente ondulada a muito encaracolada, de cor fígado a castanho chocolate. São autorizadas marcas brancas nas patas e no peito. O subpelo do cão de água americano protege-o das intempéries e quando trabalha na água. Vale a pena mencionar que a aparência desta raça não mudou desde o seu nascimento no século XIX.

História do cão de água americano

Caçador versátil

As raízes deste cão são visíveis à primeira vista. É provavelmente originário dos spaniels britânicos, como o cão de água irlandês, o field spaniel ou o antigo cão de água britânico. As representações do cão existem desde meados do século XIX. No entanto, a criação oficial começou em 1940, quando a raça foi registada como uma raça independente. Isto deve-se provavelmente ao trabalho de Fred J. Pfeifer, que criou o cão de água americano desde os anos 1920 e escreveu o estalão. Esta raça foi utilizada desde o início para a caça, nomeadamente de patos e de outras aves aquáticas. Para o efeito, combina as caraterísticas dos spaniels e dos retrievers. Graças à sua estatura média, o cão de água americano cabe num bote, de onde pode recuperar a presa.

Quando a população de patos diminuiu, as pessoas passaram a dedicar-se a outros tipos de caça e a outros cães. Este facto tornou o cão de água americano difícil de encontrar. Embora também seja adequado para a caça em terra, tem uma grande concorrência de outros cães altamente especializados. Como o state dog do estado do Wisconsin, continua a gozar de mais fama do que a sua distribuição poderia sugerir. Fora dos Estados Unidos da América, a raça é muito difícil de encontrar. Embora alguns exemplares tenham chegado à Europa nos anos 1990, não se generalizou.

Caráter do cão de água americano

Cão simpático

O cão de água americano é apegado às pessoas e um caçador apaixonado. No entanto, se for bem comportado, pode ser controlado. É também um bom cão de família, brincalhão e que adora crianças. Portanto, se lhe forem oferecidas atividades suficientes na natureza, não precisa de viver com um caçador. É muito vigilante, ladra muito e é reservado para com estranhos. É uma raça que precisa de muitas atividades e coisas para fazer com as pessoas que o rodeiam para ser estimulado. Caso contrário, aborrecer-se-á rapidamente e procurará entretenimento por si próprio. Um american water spaniel descontraído também desfruta de momentos tranquilos em casa. Se o habituarmos desde cachorro, pode dar-se bem com outros cães e animais domésticos, como gatos, se pertencerem à sua matilha. 

Treino do cão de água americano

A sua grande complacência faz dele um cão domesticado, desejoso de aprender. Isto significa que a formação não apresenta grandes dificuldades, desde que se atue com habilidade e firmeza. Variedade, empatia e pouca ou nenhuma austeridade são o caminho para o sucesso com o cão de água americano. Embora não seja o aluno mais rápido, quando interioriza algo, não o esquece. Escolas para cachorros e cães adultos são uma boa maneira de ele conhecer outros cães. Além disso, oferecem orientação profissional para as ordens básicas. Também é adequado para o treino de cães de caça. Isto, por sua vez, favorece o controlo do cão na floresta e é um requisito para caçar com ele. Outro ponto forte do treino é o controlo do ladrar, porque o cão de água americano tende a ser muito estridente. 

Saúde e doenças típicas da raça

Um criador sério é a base para uma vida saudável. Além disso, é necessário evitar valores elevados de consanguinidade nesta raça, uma vez que existem poucos cães. Existe uma predisposição genética para doenças oculares, como as cataratas e a atrofia progressiva da retina. Esta última leva quase sempre à cegueira devido à morte da retina. Casos de hipotiroidismo, diabetes e epilepsia também foram observados em algumas linhagens. A displasia da anca não é comum na raça. No entanto, a partir de um certo tamanho, é muito importante garantir que o cachorro não faça movimentos prejudiciais. Não o sobrecarregue e tente sempre adaptar o exercício à sua condição física de adulto. Isto mantê-lo-á em forma até à velhice. A prevenção da displasia da anca também inclui um peso saudável. De resto, o cão de água americano é muito robusto e, com bons cuidados, pode viver catorze anos. 

Leia o artigo Parasitas dos cães: uma visão geral para saber mais sobre o tema. 

Alimentação do cão de água americano

Sendo um cão ativo, o cão de água americano precisa de uma dieta rica em proteínas e com muita carne. Sugestão: certifique-se de que a carne é o primeiro ingrediente da lista nas embalagens de comida. Além disso, o produto não deve conter trigo nem açúcar. Adapte as rações às necessidades energéticas reais do cão e pese-o regularmente. Desta forma, pode ajustar as calorias a tempo se ganhar demasiado peso. Em geral, não é necessário utilizar alimentos dietéticos especiais. É muito importante que o cão durma uma sesta para fazer a digestão após as refeições. O desporto e os passeios rápidos são proibidos com o estômago cheio. As recompensas também podem ser saudáveis. Pedaços de carne desidratada para cães e snacks dentários não só agradarão ao seu cão, como também contribuirão para a higiene dentária. 

Muitas pessoas dizem que os cães desta raça adoram bananas. Tente ver se o seu também tem uma predileção por este fruto e dê-lhe meia banana de vez em quando como guloseima. É claro que não deve exagerar nas guloseimas para que o seu cão não engorde. Apenas o alimento principal garante uma dieta equilibrada. O que deve ter à sua disposição em quantidade ilimitada é água fresca. Quando viajar ou fizer caminhadas, leve consigo uma tigela de água portátil para o caso de o seu cão não conseguir saciar a sede de outra forma. 

Descubra a nossa seleção de alimentos para cães e cachorros

Cuidados com o cão de água americano

O pelo semilongo, constituído por duas camadas, deve ser escovado duas vezes por semana para evitar os emaranhados. O american water spaniel adora a água. No entanto, terá de o habituar gradualmente ao banho desde cachorro. Isto só será necessário em adulto se a sujidade não sair com a escova, o que é raro. Se for necessário, utilize um champô suave para cães. Examine regularmente as orelhas caídas do cão e limpe-as com um produto especial para cães quando necessário. Deve também verificar as unhas, especialmente se ele for mais velho ou se tiver tendência para andar em pisos macios. Se forem demasiado compridas, corte-as com um corta-unhas para cães antes que fiquem presas. Alguns cães estão habituados à higiene dentária diária com uma escova e pasta de dentes para cães. Ao praticar isto gradualmente com o seu cachorro, estará a garantir que ele manterá dentes saudáveis até à velhice.

Entretenimento do cão de água americano

O cão de água americano continua a ser, sem surpresa, um cão de caça versátil. Destaca-se particularmente na caça aquática. Por exemplo, recolhe as presas a partir do barco ou da canoa, mas também gosta de brincadeiras de captura em terra. Por outro lado, é menos hábil na velocidade do que na resistência. Gosta de longas caminhadas e, quando adulto e com o treino adequado, é um companheiro ideal para correr ou para ciclismo. Se fizer tudo bem no treino e ele não tiver um instinto de caça exagerado, pode tirá-lo da trela. É também ideal para praticar agility ou outros desportos caninos, como o flyball ou o frisbee. Também gosta muito de nadar, sendo um bom cão de água. 

O cão de água americano encaixa-se no meu ritmo?

Embora este cão tenha sido originalmente criado para a caça, não é apenas adequado para caçadores, mas também pode ser usado por eles. Este peludo tão dinâmico é adequado para pessoas ativas que possam e estejam dispostas a fazer longos passeios com ele. Pode viver tanto com uma família com crianças como com pessoas solteiras que têm tempo suficiente para atividades conjuntas. Referimo-nos a atividades a sério, pois este não é um cão acomodado. Prefere viver numa casa ou num apartamento no campo com acesso a um jardim vedado. Aqui pode brincar e cheirar à vontade. 

É também aconselhável que os seus vizinhos não sejam muito sensíveis ao ruído ou que vivam um pouco longe, uma vez que o cão de água americano é um bom cão de guarda que pode ser bastante barulhento. Mesmo com o melhor treino, nunca será totalmente silencioso. Para além do investimento de tempo e dinheiro, planeie também a sua custódia durante as férias. Outra opção é levá-lo consigo, por exemplo, numa caminhada. A propósito, há cada vez mais hotéis que aceitam cães bem comportados. 

Compra: onde posso encontrar um cão de água americano?

Existem apenas cerca de 3000 cães registados desta raça em todo o mundo, a maioria dos quais nos EUA. Encontram-se mais frequentemente no Midwest, ou seja, no Wisconsin, no Michigan e no Minnesota. Se vive na Europa, será muito difícil ou mesmo impossível conseguir um cão de água americano. Pesquise na Internet para ver se existem criadores da raça na sua região ou em países vizinhos. No entanto, se não conseguir encontrar nada, as raças de spaniel europeias podem ser boas alternativas. As raças francesas de épagneul também podem ser uma boa escolha, especialmente porque também são bons cães de família. 

Se procura um cão puramente familiar, existem muitas outras raças por onde escolher. De facto, estes podem ser ainda mais adequados do que o cão de água americano. Também pode optar por importar um dos EUA. Mas será bastante dispendioso. Deve também visitar o criador em casa antes de o comprar para ver como os cachorros estão a crescer. Por conseguinte, uma adoção transoceânica deve ser planeada e preparada com bastante antecedência. 

De certeza que não vai encontrar nenhum american water spaniel adulto à procura de uma nova família na Europa. Sugestão: visite o seu abrigo local para ver cães semelhantes. Pode também contactar associações de spaniel que tenham animais adultos para adoção. 

Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.