Grupo 8: Cães de caça, cães levantadores e cães de água

O grupo 8 da Federação Cinológica Internacional (FCI) enquadra as respetivas raças em três secções distintas: cães levantadores de caça, cães cobradores de caça e cães de água. Todos os animais que aqui se incluem foram originalmente criados para a caça e para a pesca. Mais tarde, alguns deles foram usados como animais de pastoreio. Ler mais

Encontre o seu cão

As características mais importantes

O meu cão deveria ser

Aparência

Tamanho
PequenoMédioGrandeGigante
Pelo
Sem pelo / HipoalergénicoPelo curtoPelo comprido
Cor
PretoVermelho / Castanho-claroAzul / CinzentoCastanho / Cinzento / ChocolateCremeBrancoAmarelo-torradoDourado / Amarelo
Padrão
BicolorTricolorMármoreTuxedoArlequim / PintalgadoMalhado / Listrado / SalpicadoTabbySableSaddle / Blanket

Grupo FCI

Cocker Spaniel Inglês

Elegante, aventureiro e de atitude atrevida – o Cocker Spaniel inglês é uma das raças de cães mais populares. Descubra neste artigo tudo o que precisa de saber sobre este castiço britânico.

Golden Retriever

Cães de porte médio, os Golden Retriever adoram crianças e são os cães de família ideais: são centrados nos donos e descontraídos.

Labrador Retriever

Gosta de agradar, adora pessoas e é robusto: o Labrador Retriever é extremamente popular como cão de família.

Atualmente, a maioria destes animais são mantidos como cães de família. De entre os representantes mais conhecidos, e também mais populares, deste grupo contam-se o Labrador Retriever, o Golden Retriever e o Cocker Spaniel inglês. Por outro lado, o cão de água português tem vindo a ganhar cada vez mais fama, ao serem adotados por diversas por celebridades.

Falemos agora daquele que será o mais popular representante do grupo 8 da FCI, o Golden Retriever. Cão de família e o melhor amigo das crianças, o Golden Retriever é extremamente obediente e tem imensa vontade de aprender. Não é de estranhar então que vejamos tantos exemplares desta raça a brilhar no grande ecrã, em filmes e séries televisivas. Estes cães foram inicialmente criados com o objetivo de trazerem até aos caçadores as presas mortas. Muitos Golden Retriever especializaram-se em devolver aves aquáticas atingidas a tiro. A membrana interdigital nos seus dedos faz destes cães excelentes nadadores e os verdadeiros amantes da água. Tratando-se de cães levantadores, é certo que adoram encontrar e devolver coisas aos donos. Todas estas e outras características fazem dos Golden Retriever os companheiros ideais para famílias, além de ótimos companheiros de brincadeira para crianças mais velhas.

O cão de água português alcançou fama mundial depois de um exemplar se ter mudado para a Casa Branca, ao ser adotado pelo ex-presidente norte-americano, Barack Obama. Condicionados pelo facto de Malia ser alérgica a pelos de animais, a família presidencial decidiu adotar um cão hipoalergénico e Bo (nome escolhido pelo, agora falecido, senador Edward Kennedy) foi o escolhido. O foco mediático em torno deste patudo traduziu-se por uma enorme procura do cão de água português e de outros do mesmo tipo, como o Labradoodle, raça híbrida gerada a partir do cruzamento entre um Labrador e um Caniche. Sabe-se, hoje em dia, que não existe tal coisa como 'cães hipoalergénicos', já que as reações alérgicas podem também ser despoletadas pela caspa e pela saliva destes animais. Recomenda-se a quem sofra de alergias e pretenda adotar um cão que passe algum tempo com o animal desejado até perceber se é alérgico ou não.

O Cocker Spaniel inglês é, além de uma das raças cobradoras de caça mais conhecidas, uma das raças caninas mais populares em todo o mundo. Com uma altura média ao garrote de 40 cm, trata-se de um animal de porte médio. O seu olfato apuradíssimo constitui o motivo pelo qual estes cães foram originalmente criados para detetar animais selvagens, sendo também a razão pela qual estão ao serviço da polícia ou dos serviços alfandegários. Enquanto alguns Cocker Spaniel inglês são usados na caça, a maioria goza de uma vida tranquila como cão de família.