Fox terrier de pelo duro

Fox terrier de pelo duro a andar numa estrada

Charmoso, divertido e cheio de vida: o pequeno fox terrier de pelo duro, com a característica pelagem branca e castanha, é um cão que irradia energia e boa disposição. Com uma educação consequente, este antigo caçador de raposas é um companheiro fiel. No entanto, os cães desta raça precisam de muito exercício e de estimulação intelectual!

Personalidade do fox terrier de pelo duro

Estes cães sabem bem como levar os donos a fazer o que eles querem. Na verdade, o ar jovem e os olhinhos pretos que olham para os donos cheios de esperança e carinho tornam estes patudos absolutamente irresistíveis. E assim, não é de estranhar que os donos facilmente desculpem comportamentos menos adequados. No entanto, tenha  cuidado, estes cães inteligentes apercebem-se dos pontos fracos dos donos e por isso costumam tentar ser os líderes da família.

Um companheiro ideal com uma educação consistente

Se está a pensar ter um fox terrier de pelo duro em casa não se esqueça que estes cães são muito espertos. Assim, o dono de um patudo desta raça deve ser consequente, atento e rigoroso para o conseguir educar. Quem tenha alguma experiência na educação de cães, tiver tempo quer para o treinar, quer para o entreter, encontra neste cão um companheiro divertido e carinhoso para a vida. Além de inteligentes, estes cães são igualmente conhecidos pela sua fidelidade. De facto, o fox terrier de pelo duro desenvolve uma relação extremamente próxima e forte com a sua família humana que ele nunca vai pôr em causa.

De cão de caça a cão de família

O fox terrier de pelo duro dá-se muito bem com crianças, visto que é tão brincalhão e ativo como elas. Para estes cães, brincadeiras com bolas ou de busca podem durar todo o dia. No entanto, tal como as crianças, também estes patudos podem ficar bastante excitados e perder algum controle sobre o seu comportamento. Assim, não é aconselhável deixar um fox terrier de pelo duro muito tempo sozinho com crianças muito pequenas.

Estes cães alegres e divertidos são também muito seguros de si e não são agressivos nem medrosos. No entanto, podem apresentar comportamentos dominantes que deve, naturalmente, reprimir.

Como entreter um caçador nato

Um dos aspetos fundamentais para uma vida harmoniosa com o seu fox terrier de pelo duro é mantê-lo ocupado. Assim, estes cães devem fazer bastante exercício, quer físico, quer mental. Experimente fazer desportos caninos, como, por exemplo, agility, treinos de obediência ou flyball com o seu patudo. Estas são excelentes formas dele gastar energia e são atividades muito divertidas também para os donos.

Além disso, os cães desta raça acompanham os donos a fazer jogging ou andar de bicicleta com entusiasmo. Pode também levar o seu patudo a treinos para cães de resgate. Contudo, para estas atividades o seu cão deve estar muito bem treinado e socializado.

Seja qual for a atividade que escolha praticar com o seu fox terrier de pelo duro, o importante é que ele esteja bem ocupado. Lembre-se que esta raça foi desenvolvida para a caça, atividade fisicamente exigente, que puxa por todos os sentidos dos cães.

Por fim, quando levar o seu patudo a passear pela natureza o melhor é levá-lo pela trela, visto que se ele vir uma presa pode desaparecer em poucos segundos.

Dois fox terrier de pelo duro a brincar com um disco num jardim

Fox terrier de pelo duro: um aspeto inconfundível

Com até 39 centímetros de altura na cernelha, o fox terrier de pelo curto faz parte das raças de cães de pequeno porte. No entanto, o aspeto destes cães originários do Reino Unido mostra bem que o tamanho não é tudo. Com um olhar desafiante, uma constituição física forte e harmoniosa, cauda erguida e orelhas para cima estes cães não são modestos no que se refere a mostrar o que valem. De facto, a inteligência, determinação e capacidade física destes cães estão espelhadas no seu aspeto. Mas, claro que quem olhar para um fox terrier de pelo duro também não deixa de ver o seu lado carinhoso e elegante.

Pelagem

Como o seu nome indica, o pelo destes patudos com cerca de 2 centímetros de comprimento tem uma textura áspera. A pelagem na zona das costas e membros é ligeiramente mais dura do que na zona lateral. O pelo do queixo é um pouco mais comprido e encaracolado do que no resto do corpo, o que confere uma expressão única a estes patudos. Em termos de cores do pelo, o branco deve ser dominante entre manchas pretas, castanhas ou pretas e castanhas.

História do fox terrier de pelo duro

Os primeiros fox terrier tinham quase sempre o pelo todo branco o que era uma vantagem para os caçadores, que assim os distinguiam claramente das raposas de pelo vermelho que caçavam. A constituição física destes cães vai de encontro à sua tarefa principal. Afinal o corpo pequeno e ágil destes patudos é ideal para conseguirem entrar nas tocas das raposas, capturá-las e, em seguida, levá-las ao dono. Assim, um bom fox terrier era capaz de entrar na terra, aspeto que está presente no seu nome: fox = raposa e terrier que deriva da palavra terra.

O padrão da raça fox terrier

Especialistas consideram que o fox terrier é provavelmente o resultado do cruzamento entre cães das raças white english terrier e beagle. No entanto, sabemos que a criação intencional da raça fox terrier iniciou-se em meados do século 19. O fox terrier de pelo liso foi apresentado pela primeira vez no Reino Unido nesta altura, enquanto o de pelo duro surgiu apenas na década de 1870. Em 1876 surge o primeiro clube de criadores e amantes do fox terrier que estabelece o padrão da raça. Passado pouco tempo, os clubes cinológicos britânicos reconheceram a raça. Atualmente a FCI distingue as duas raças, fox terrier de pelo liso e de pelo duro. No entanto, poucas coisas diferenciam estas raças além do tipo de pelo.

Comprar um fox terrier de pelo duro

Apesar de serem raças muito parecidas, a distribuição dos fox terrier de pelo duro e de pelo liso é muito diferente. Inicialmente, os caçadores de raposas preferiam claramente os patudos de pelo liso, e por isso esta raça recebeu mais atenção por partes dos criadores. No entanto, na década de 20 do século passado, senhoras da alta sociedade interessaram-se muito por estes patudos e o fox terrier de pelo duro ganhou imensa popularidade. De facto, em 1949 registaram-se 10.000 cachorros, número que nunca mais foi atingido.

Escolher o criador

Atualmente a população de cães fox terrier não é muito elevada, visto que muitas famílias preferem outras raças. O lado teimoso e a elevada necessidade de exercício destes patudos são certamente aspetos que influenciam a decisão das famílias. Assim, se está a considerar ter um destes patudo em casa avalie bem se tem tempo suficiente para lhe dedicar, quer a educá-lo, quer a proporcionar-lhe atividades diversificadas regularmente.

Se encontrar um criador sério é provável que ele levante a questão do tempo e da sua experiência prévia com cães. Veja na atitude do criador um sinal positivo, já que ele se preocupa com o futuro dos seus cachorrinhos. Além disso, um bom criador só entrega os cachorrinhos aos novos donos quando estes têm pelo menos 8 semanas. Dado tratar-se de uma raça relativamente rara, é possível que tenha de esperar algum tempo pelo seu cachorrinho. Não desespere, aproveite o tempo para preparar a chegada do seu novo amigo. Compre o equipamento básico para o seu patudo, o que inclui por exemplo, a sua caminha e brinquedos.

Procure também um veterinário perto de sua casa, uma escola para cachorros e locais onde possa praticar desportos caninos com o seu patudo.

Saúde: uma raça saudável e robusta

O seu fox terrier de pelo duro dificilmente terá de ir ao veterinário muitas vezes. Visto que, tal como os fox terrier de pelo liso, estes patudos têm uma saúde robusta. Ainda assim, pontualmente os cães desta raça podem apresentar doenças oculares, ósseas, surdez ou bócio. No entanto, ao comprar o seu patudo a um criador sério a probabilidade dele ter uma destas doenças é muito reduzida, já que um bom criador faz os testes genéticos necessários para as despistar.

Por fim, para manter o seu patudo protegido, não se esqueça de o vacinar e desparasitar de acordo com o calendário estabelecido pelo seu veterinário. Um fox terrier de pelo duro vive geralmente pelo menos 12 anos.

Fox terrier de pelo duro sentado na relva

Alimentação do fox terrier de pelo duro

Dar uma alimentação ao seu patudo contribui em muito para que ele tenha uma vida saudável e alegre. Nas primeiras semanas dê ao seu cachorrinho a comida aconselhada pelo criador, que deve ser concebida para cachorros. Esta comida fornece aos pequenos patudos todos os nutrientes necessários para um bom crescimento dos músculos, ossos, tendões e dentes. Até à 16ª semana de vida, o seu patudo deve fazer entre 3 a 4 refeições por dia. A partir dos 9 meses, o seu patudo deve passar para ração para cães adultos. No entanto, faça a transição para a nova comida de forma progressiva para evitar rejeições ou problemas do sistema gastrointestinal.

Por fim, independentemente de escolher dar ração ou comida húmida ao seu patudo, o importante é que a alimentação seja de elevada qualidade e que responda às suas necessidades nutricionais.

Viver com um fox terrier de pelo duro

Cuidados com o pelo

Contrariamente ao fox terrier de pelo liso, o de pelo duro necessita de alguns cuidados especiais. Assim, para que a pelagem do seu patudo se mantenha sempre bonita e saudável deve tosquiá-lo duas vezes por ano. Se não tem experiência em tosquias, não hesite em procurar um profissional. Além disso, é muito importante escovar o seu patudo regularmente. Contudo, o fox terrier de pelo duro não costuma gostar muito de ficar sentado quieto a ser escovado. Assim, habitue o seu patudo desde cedo a este ritual e recompense-o no fim da sessão. Dessa forma, ele aprende que depois de ser penteado vai receber um miminho especial e, por isso, fica quieto mais facilmente.

Companheiros de desporto

A energia do fox terrier de pelo duro é inesgotável. Não importa qual a atividade que lhe propõe, desportos caninos, passeios a pé ou de bicicleta, o seu patudo ficar sempre entusiasmado. Assim, donos que preferem passar a tarde descansados no sofá devem procurar uma outra raça. No entanto, mesmo pessoas com mais idade, mas que podem e gostam de se exercitar encontram no fox terrier de pelo duro um excelente companheiro, já que a sua energia sem fim contagia e motiva os donos a fazerem exercício.

Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.