Vacinas para cães opcionais: cada caso é um caso
Tosse do canil
A tosse do canil, ou parainfluenza canina, afeta sobretudo animais em grandes ajuntamentos (canis, mostras de cães, etc.). Dependendo da altura do ano, podem também ocorrer surtos em pequenos grupos de cães, como em grupos de desporto para cães ou de passeios. Esta doença viral altamente contagiosa conduz a problemas respiratórios graves (tosse seca e irritativa, em especial). Cães com o sistema imunitário comprometido podem desenvolver pneumonia e acabar por falecer. Na maioria dos casos, a vacinação é, portanto, mais do que recomendável.
Doença de Lyme
Esta doença bacteriana é transmitida através da picada da carraça. Regra geral, é inofensiva. Porém, também pode causar febre, fadiga, inchaço dos gânglios linfáticos e coxeio. Se não for tratada, a doença pode provocar inflamação articular crónica de várias articulações. A vacinação só é recomendada em áreas com um risco de infeção elevado. Para os restantes cães, é adequada uma boa proteção contra as carraças.
Babesiose
A babesiose (também conhecida como malária canina) também pode ser transmitida pela picada de carraça. Esta doença infeciosa agressiva vem acompanhada por febre alta e, se não for tratada, leva à destruição dos glóbulos vermelhos e, em poucos dias, à morte do animal. Nos países onde são comuns as carraças infetadas pela babesiose, além de se tomarem medidas de proteção e prevenção naturais, como a observação do pelo, a vacinação é recomendável. Porém, a vacina apenas evita a evolução grave da doença e não a infeção em si.
Infeção por fungos
Existem algumas doenças fúngicas que atacam a pele dos cães e são bastante prevalentes nestes animais. O agente mais comum nos cães é o dermatófito microsporum canis. Este causa a formação de caspa e crostas, além de queda de pelo nas áreas afetadas. Este fungo pode ser transmitido pelo contacto com outros animais infetados e também pelo ambiente infetado (cestos, tapetes ou pentes). Em casos de aglomerados de cães (canis ou casas de criadores, por exemplo) infetados, além do tratamento com medicação, a vacinação pode ser muito útil.
Leishmaniose
A leishmaniose é transmitida pelo mosquito da areia, inseto encontrado no sul da Europa. Estes insetos atacam as células e órgãos dos cães. Se a doença não for tratada, pode provocar a morte, normalmente por falência renal. Foi desenvolvida recentemente uma vacina que, embora não evite a infeção, pode fortalecer a resposta imunitária dos cães a patógenos perigosos.