Buldogue continental

Escrito por Jana Schubert
buldogue continental num caminho de terra batida

O amigável buldogue continental é uma raça musculosa e corpulenta de pelo curto.

O buldogue continental é uma jovem raça de cães oriunda da Suíça, tendo apenas sido reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 2022. Foi criada como uma raça alternativa ao buldogue inglês, com o foco na saúde e no bem-estar. O buldogue continental cativa com a sua personalidade equilibrada e gosto por crianças. Portanto, é uma raça perfeita para famílias.

Bilhete de identidade do buldogue continental

Sumário: Jovem raça de cães oriunda da Suíça. É uma raça de buldogues saudável, criada de forma ética. São considerados cães de família meigos e amigáveis.
Altura ao garrote: Fêmeas: 40-44 cm, machos: 42-46 cm
Peso: 20-30 kg
Esperança média de vida: 10-12 anos
Preço: Cerca de 2 000 €
Personalidade: Equilibrado, gentil, leal, com gosto por crianças
Pelo: Curto, macio
Cores do pelo: Várias; sólido, malhado ou em combinação com branco
Exigência de treino: Moderada
Exigência de cuidados com o pelo: Baixa
Necessidade de exercício: Média
Origem: Suíça
Necessidades: Baixas

Aspecto: qual o tamanho do buldogue continental?

O buldogue continental, também chamado pelo diminutivo “conti”, é um cão compacto, de tamanho médio. A altura ao garrote dos machos oscila entre os 42 e os 46 centímetros e o das fêmeas entre os 40 e os 44 centímetros.

As suas pernas curtas são uma das características mais evidentes. Suportam um corpo compacto e musculoso, o que lhes dá um aspeto bastante atlético. O buldogue continental pode pesar entre 20 a 30 quilos. No entanto, não são cães rígidos, mas muito ágeis e persistentes.

Mesmo durante momentos de muito esforço, respiram silenciosamente e sem constrangimentos. Ao contrário do buldogue inglês, a versão continental dos buldogue não ofega. A cabeça tem um ar praticamente quadrado e conta com orelhas pequenas, finas e bem elevadas. É normal a testa ser enrugada.

O focinho do buldogue continental é típico da raça: boca grande e lábios finos. Os lábios do maxilar superior costumam sobrepor-se ao maxilar inferior.

Pelo curto e brilhante

O pelo do buldogue continental é curto, macio e brilhante. A camada inferior de pelo muitas vezes não existe. Portanto, a manuntenção do pelo é pouco exigente.

Todas as cores são permitidas. No entanto, a tonalidade azulada não é desejável, pois pode ser sinal de uma anomalia genética. Já o nariz deve ser sempre preto. O padrão da raça permite cores sólidas, padrões malhados ou combinações com branco.

Cópia ética do buldogue inglês

Com o buldogue continental, os criadores suíços quiseram reinventar o buldogue inglês. Ao fazê-lo, melhoraram as características que tantas vezes causam problemas de saúde aos buldogue inglês: as pernas extremamente curtas, as rugas a mais, dificuldades respiratórias e cauda mutilada.

O buldogue continental não apresenta quaisquer sinais de criação não ética. Portanto, estes cães respiram sem ofegar, andam normalmente e exibem orgulhosamente a sua cauda reta.

Novo na FCI
O buldogue continental pertence ao grupo dois da FCI, juntamente com os schnauzer, os pinscher, os molossos e os boiadeiros suíços.

buldogue continental a brincar na água
O buldogue continental é considerado um cão ativo e gosta de fazer atividades em conjunto com a sua família de duas patas.

O buldogue continental é uma raça recente, equilibrada e calma. A pressa não faz parte da sua natureza, prefere levar a vida com calma. Mas se pensa numa salsicha preguiçosa com pernas, está enganado. Os representantes desta raça são bastante ágeis e interessados em muitas coisas. O buldogue está sempre entusiasmado com a possibilidade de brincar.

Timidez? Nem pensar! O buldogue continental é um cão com muita autoconfiança. Portanto, não tem medo do contacto com outras pessoas, outros animais ou cães. Pelo contrário, são confiantes e rapidamente fazem “novos contactos”. O buldogue continental depressa amolece qualquer coração com a sua meiguice e grande desejo de ser acariciado.

O buldogue continental é agressivo?

Embora outras raças de buldogue tendam para a agressividade, devido à sua história de criação, isto não se aplica ao buldogue continental. Naturalmente, o buldogue continental também tem vontade própria. No entanto, com bom treino, estes cães são muito leais. Agarram-se com unhas e dentes às palavras e ordens do dono e é com muito prazer que agradam ao seu companheiro favorito de duas patas.

À procura de um cão de família descomplicado? Então, é exatamente isso que vai encontrar num buldogue continental. São cães que se sentem totalmente confortáveis em família. Geralmente, o buldogue continental não tem quaisquer problemas com outros animais nem com crianças. Fazem amizade com crianças muito depressa e adoram brincar com elas.

Não é um atleta de alta performance

O buldogue continental pode ser mantido como cão de apartamento sem qualquer problema. No entanto, um jardim seria ideal. Estes patudos gostam simplesmente de sentir a relva por debaixo das suas patas ou deliciar-se a dormir ao sol. Tendo em conta que adora fazer exercício, ficará feliz se os passeios longos fizerem parte do dia a dia.

Embora o buldogue continental seja considerado um cão ativo, não é um atleta. São cães que adoram atividades em conjunto para se sentirem parte da comunidade.

Não gosta nem precisa da exigência física que outras raças de cães exigem. Durante os vossos momentos de atividade física, lembre-se de oferecer sempre água em quantidade suficiente.

As duas faces do buldogue continental
Ao ar livre, o buldogue continental é bem-disposto e cheio de energia. Porém, dentro de casa torna-se surpreendentemente inativo. E são muitos os donos que apreciam esta faceta.

Indicado como cão para principiantes

Tendo em conta que o buldogue continental é um cão inerentemente meigo e orientado para a família, é uma excelente opção para donos com pouca experiência. Além disso, também requer pouco treino, pois são cães com muita vontade de agradar e não são especialmente teimosos. Naturalmente, é precisa alguma consistência, pelo que uma visita a uma escola para cães é uma boa ideia, especialmente para principiantes.

O buldogue continental não é particularmente exigente no que toca à alimentação. Opte por dar ao seu cão comida húmida, ração ou comida crua, o importante é identificar qual o tipo de comida que o animal prefere e qual a que satisfaz as suas necessidades.

Basicamente, é importante adaptar o tipo e a quantidade de comida à idade, saúde e rotinas de exercício do animal. Desta forma, o seu patudo terá sempre ao dispor a quantidade certa de nutrientes. Normalmente, dar comida duas vezes por dia é suficiente.

A criação do buldogue continental ainda está no início, pois a raça só foi reconhecida pela FCI em 2022. Porém, é desde já bastante evidente que os problemas de outros buldogues, como o buldogue inglês ou o buldogue americano, raramente se verificam nesta raça. O buldogue continental é um cão saudável e pode viver até aos 12 anos.

As idas regulares ao veterinário são obrigatórias

Apesar de se tratarem de animais de saúde robusta, deve levar o seu buldogue continental regularmente ao veterinário. Deste modo, o médico poderá verificar a questão das vacinas, fazer os check-ups necessários e intervir aos primeiros sinais de doença.

Cuidados em casa

Os cuidados diários com o seu buldogue continental não são muito exigentes. Porém, os seguintes aspetos devem fazer parte da rotina:

  • Escove o animal ocasionalmente com uma escova macia.
  • Controle regularmente o estado das patas e das unhas – limpe e corte quando necessário.
  • Remova cuidadosamente a sujidade dos ouvidos, nariz e olhos.
  • Verifique o pelo para a presença de carraças, especialmente depois de passeios por zonas de erva alta.

O buldogue continental é uma raça de cães bastante recente. A sua origem remonta a 2005, na Suíça. A intenção foi criar um buldogue que voltasse a corresponder à imagem original dos buldogue, ou seja, antes de a sua criação ter caído no exagero.

E esta intenção foi bem-sucedida: o resultado é um cão dócil, fisicamente saudável e de aspeto mais original. O buldogue continental está a tornar-se progressivamente mais popular junto de amantes de cães que já não suportam a criação pouco ética das outras raças de buldogue.

Compra: quanto custa um buldogue continental?

O valor a pagar por um jovem buldogue continental de um criador sério são cerca de 2000 euros. Mantenha-se longe de pechinchas. Pois, normalmente, há algo errado com os animais e nem sempre óbvio à primeira vista.

Há cada vez mais criadores da raça, mesmo fora da Suíça. O facto de os criadores serem membros de associações é um excelente indicador.

Dicas para comprar um buldogue continental

  • Idealmente, visite vários criadores antes de comprar. Permita que lhe mostrem a mãe do animal e o ambiente de criação. Pois só deste modo pode ficar com boa impressão. Além disso, ficará também a saber se concorda ou não com os objetivos de criação e educação dos cães.
  • Não se precipite na aquisição. Um bom criador irá questioná-lo acerca das suas condições e estilo de vida e, geralmente, convidá-lo para uma segunda visita. E ainda que os patudos sejam amorosos, pense bem sobre o assunto antes de tomar uma decisão.
  • Tenha presente que estes cães podem viver até aos 12 anos. Portanto, durante este tempo a responsabilidade por este ser vivo é sua. Para evitar surpresas desagradáveis, insista num check-up veterinário antes levar o patudo para casa.

Conclusão: um buldogue indicado para principiantes e para famílias

O buldogue continental é um cão para principiantes que valoriza bastante um ambiente social funcional. Gosta de atividade, mas não é hiperativo. Esta característica faz dele uma boa escolha para a vida em família. Meigo, também é excelente para famílias com crianças.

A sua saúde e os padrões de raça em vigor prometem uma vida longa e descomplicada.


Jana Schubert
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Jana Schubert

Desde criança que sempre preferi brincar com o nosso gato persa do que com o meu ursinho de peluche. Mais tarde e depois de muita insistência, os meus pais deixaram-me adotar um cavalo. Tenho imensos momentos inesquecíveis com os meus animais de estimação, apesar de alguns momentos mais difíceis. Ainda assim, não imagino a minha vida sem eles. Os animais tocam-me de uma forma única e mesmo quando escrevo sinto a magia deles, espero que também a sintam!


Artigos relacionados
Os nossos artigos mais relevantes
13 min

Yorkshire Terrier

Está a pensar adotar ou comprar um Yorkshire Terrier? Saiba qual é a sua personalidade, tipo de alimentação, cuidados de saúde e muito mais.