Limpar os ouvidos ao seu cão

Se o seu patudo tiver demasiada cera nos ouvidos deve fazer uma limpeza.

Existem casos em que os dono têm que limpar os ouvidos ao seu cão. A higiene regular é particularmente importante em cães com tendência a desenvolver infeções nos ouvidos. Aqui explicamos como limpar corretamente os ouvidos do seu cão adequadamente e quando deve fazer a limpeza.

A importância de limpar os ouvidos

Em alguns casos a cera acumula-se demasiado nos ouvidos ou surgem inflamações nos ouvidos, as conhecidas otites. Os cães com uma otite costumam coçar as orelhas frequentemente e estas ficam inchadas e avermelhadas. Além disso, os patudos com os ouvidos inflamados também inclinam mais a cabeça e sacodem-na frequentemente.

Em que situações deve limpar os ouvidos do seu cão?

Por exemplo, se o seu cão andou a brincar na lama e as orelhas dele ficaram mesmo sujas é importante limpá-las. No entanto pode retirar a maior parte da sujidade passando uma toalha húmida.

Nalguns casos a sujidade está localizada numa zona mais interna do ouvido. É então aconselhável fazer uma limpeza mais profunda:

Quando há uma inflamação causada por ácaros

Os ácaros dos ouvidos são parasitas bastante comuns nos cães e provocam irritação e comichão. Estes parasitas vivem no canal auditivo externo e alimentam-se de fluidos dos tecidos do ouvido e de células da pele. Quando há uma infestação por ácaros, a cera torna-se geralmente mais escura e além disso apresenta um cheiro desagradável. A presença de ácaros dos ouvidos é igualmente uma causa comum das otites nos cães. Nesse caso é aconselhável consultar o seu veterinário para eliminar o problema, para além de limpar os ouvidos.

Antes de um exame profundo aos ouvidos

Se o veterinário precisar de examinar o interior do ouvido do seu patudo com um otoscópio, é preciso limpar os ouvidos antes. O otoscópio é um aparelho que permite observar em detalhe o canal auditivo externo e o tímpano. Assim, o veterinário pode fazer este exame se suspeitar de uma otite média, ou seja de uma inflamação do ouvido médio. O otoscópio é também usado para verificar se há ou não um corpo estranho alojado no ouvido dos patudos.

Quando o seu patudo tem tendência para ter otites

Regra geral os ouvidos dos cães não precisam de ser limpos regularmente. No entanto, se o seu patudo tem tendência a ter otites esta regra não se aplica. Assim, neste caso é aconselhável limpar regularmente os seus ouvidos.

Uma causa comum de otites são banhos em barragens, riachos ou no mar.

Como limpar corretamente os ouvidos do seu cão

Os donos podem limpar os ouvidos dos seus patudos sem ajuda do veterinário. No entanto, para uma limpeza correta é aconselhável seguir os seguintes passos:

1. Observar os ouvidos

Antes de limpar os ouvidos do seu patudo observe as orelhas por fora e por dentro e verifique se ele não tem nenhuma ferida ou irritação. Caso o seu patudo não o deixe tocar nas orelhas é provável que sinta alguma dor nessa zona. Neste caso deve fazer uma visita ao veterinário para verificar a causa do desconforto do seu cão.

2. Use uma solução de limpeza auricular

Para remover a cera em excesso e sujidade é aconselhável usar uma solução de limpeza auricular. Não deve usar produtos de limpeza com álcool pois esta substância pode irritar a sensível pele dos ouvidos e causar inflamações dolorosas. Encontra no mercado produtos especialmente desenvolvidos para cães, que não causam qualquer problema ao seu patudo.

Na loja online zooplus encontra uma seleção de produtos de higiene especialmente concebidos para limpar as orelhas dos cães.

Se precisar de fazer uma limpeza profunda pode recorrer a uma solução auricular para cães.

3. Massageie os ouvidos do seu cão

Depois de aplicar a solução de limpeza deve massagear os ouvidos do seu patudo. Dessa forma consegue que a solução de limpeza atinga todo o ouvido do seu patudo e que a sujidade presa a pelos ou à pele se liberte. Para massagear os ouvidos do seu cão coloque os dedos na parte exterior da base da orelha e faça movimentos circulares suaves nessa zona sem aplicar pressão em excesso.

4. Retire a sujidade com uma toalha

Pode usar algodão ou uma toalha macia para limpar a sujidade libertada pela solução de limpeza. Em caso algum deve usar cotonetes, pois estes podem ferir a estrutura interna do ouvido como o tímpano. Além disso, o cotonete em vez de retirar a sujidade pode empurrá-la para zonas internas do ouvido. A maior parte dos cães abana a cabeça depois da limpeza dos ouvidos e assim expulsa a solução de limpeza e a sujidade.

Que cuidados deve ter quando limpa os ouvidos do seu cão?

Os ouvidos dos cães são muito sensíveis. Assim, deve ter muito cuidado ao fazer a limpeza para não causar ferimentos ou inflamações. Certifique-se que a solução de limpeza que vai usar é adequada e nunca use objetos cortantes.

Caso o seu cão sinta dores durante a limpeza deve parar imediatamente e tentar acalmá-lo. Se ele não o deixar continuar o processo é aconselhável procurar um veterinário.

Os nossos artigos mais relevantes

Castração de cães

A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada? Qual a diferença entre castração e esterilização?

Dermatite canina

Se o seu cão se coça demasiado deve apurar-se a origem do prurido, pois isso restringe o seu bem-estar e reduz a sua qualidade de vida.