O cocker spaniel americano é o cão certo para mim?
Como já mencionado, os cães desta raça são os companheiros ideais para famílias que gostam de passear e praticar desporto. Apesar de terem um ar fofinho e uma personalidade carinhosa, estes patudos não são de todo cães de colo. Assim, antes de tomar uma decisão pense se o seu estilo de vida é adequado para um cocker americano.
Se tem uma família grande com crianças de várias idades, não se preocupe, o cocker spaniel americano adora crianças. É também o amigo ideal de alguém que vive sozinho, mas que tem tempo suficiente para estar com o seu patudo, visto que os cães desta raça não gostam de ficar muito tempo sozinhos. Por fim, um cão desta raça é também uma excelente opção para quem não tem muita experiência na educação e treino de cães. Visto que os cocker spaniel americanos são fáceis de educar, desde que saiba lidar com o seu instinto de caça.
Em termos de habitação, o cocker spaniel americano vive feliz num apartamento. No entanto, como qualquer cão, ele prefere uma casa com um jardim seguro onde possa pôr o seu apurado olfato em ação. Por outro lado, se procura um cão para guardar a casa, este não é a melhor opção.
Não se esqueça também que o seu cocker spaniel americano precisa de cuidados bastante regulares com o pelo e que se gosta de ter a casa bem limpa e sem pelos espalhados vai ter que se esforçar bastante. Visto que como é natural, cães de pelo comprido trazem mais sujidade para casa do que cães de pelo curto.
Convivência com outros animais
O cocker spaniel americano não tem problemas em partilhar a casa com um gato. No entanto, para garantir uma convivência harmoniosa e feliz é melhor que eles se conheçam ainda pequenos. Contudo, não deve deixar o seu cocker americano sozinho com animais de estimação mais pequenos, pois o instinto de caça do seu cão pode vir ao de cima.
Planear a chegada do seu cachorro
Tem a certeza que o cocker spaniel americano é o cão certo para si? Então chegou a altura de planear a chegada do seu cachorrinho e a sua vida com o seu novo companheiro. Assim, pense quem poderá ficar com ele quando estiver longe de casa por períodos prolongados, como por exemplo nas férias.
Tenha também em consideração os gastos que um patudo traz. Além do valor inicial e dos gastos com o equipamento básico, conte o que vai gastar em ração de elevada qualidade, visitas ao veterinário, vacinas e desparasitação.
Por fim, garanta que tem tempo livre para estar com o seu cachorro quando ele chegar a sua casa. Se trabalhar fora de casa tire uns dias de férias para que os primeiros dias sejam tranquilos e para que se possam conhecer com calma.