Como cuidar do pelo do seu cão

É importante tratar regularmente do pelo do seu cão por várias razões. Por exemplo:

  • Para já, um cão bem cuidado sente-se melhor. Pois, as comichões são irritantes e estragam o dia a dia do seu patudo.
  • Escovar o pelo ajuda a irrigar a pele e favorece igualmente o crescimento saudável dos pelos.
  • Ao escovar o seu patudo está a retirar os pelos mortos, permitindo assim o crescimento regular de novos pelos e a respiração da pele. Além disso, o pelo embaraçado é um local ideal para se fixarem carraças, pulgas e ácaros. Por sua vez, a presença destes parasitas pode causar eczemas graves.

Em muitas raças de cães verifica-se uma mudança de pelo bastante acentuada no outono e na primavera. Assim, nestas alturas, deve usar escovas próprias e pentear o seu patudo com maior frequência.

Cuidados a ter com pelo curto

Este tipo de pelo é extremamente fácil de cuidar. No entanto, cuidados regulares com o pelo são necessários para evitar que se formem nódulos. Uma escova e um pente costumam ser o suficiente. Penteie o pelo do seu patudo com a escova na direção contrária ao crescimento dos pelos. Assim, vai eliminar os pelos mortos. Cães com este tipo de pelo só devem tomar banho de vez em quando, pois a camada de gordura natural demora pelo menos 6 semanas a recuperar completamente.

Cuidados a ter com pelos compridos

Cães com pelos compridos precisam de cuidados diários. Em primeiro lugar, use uma escova plana para desembaraçar os pelos. Em seguida, escove novamente o seu patudo com um pente com dentes largos. Na altura da mudança de pelo deve repetir este procedimento com maior frequência. Corte também todas as partes do pelo que não parecem muito saudáveis dado o seu comprimento.

Cuidados a ter com pelo sedoso

Os cães que precisam de mais cuidados são os que têm pelo sedoso. Assim, o intervalo entre os banhos não deve exceder os três meses e o pelo deve ser aparado regularmente. Quando for pentear o seu patudo deve usar em primeiro lugar uma escova estreita para desfazer os nós. De seguida pode escová-lo com uma escova de cerdas para que o pelo fique ainda mais brilhante.

Cuidados a ter com pelo liso

Cães com pelo liso não precisam de tantos cuidados. Assim, é suficiente escovar o seu patudo com uma escova normal uma vez por semana para tirar o pelo morto. No entanto, pode escová-lo primeiro com uma luva de borracha.

Cuidados a ter com o pelo de arame

Este tipo de pelo tem uma densa camada interior e assim precisa de cuidados redobrados. Por isso, para que não perca o brilho, deve ser escovado regularmente e com alguma força. Em primeiro lugar, escove na direção contrária à do crescimento dos pelos e depois ao contrário. Além dos cuidados regulares com o escovar, o seu cão deve tomar banho pelo menos a cada 6 meses. O seu pelo deve ser igualmente aparado com o mesmo intervalo de tempo.

Cuidados a ter com o pelo em locais específicos

Deve cortar regularmente o pelo que está ao redor dos olhos do seu cão. Caso contrário, os pelos vão prejudicar a visão do seu patudo e podem mesmo danificar a conjuntiva e a córnea. Corte os pelos com cuidado utilizando uma tesoura de pontas redondas. Deve igualmente tratar do pelo na zona dos ouvidos. No entanto, estes pelos devem ser puxados, pois a utilização de uma tesoura pode causar ferimentos sérios. Os pelos compridos entre os testículos também podem ficar embaraçados e por isso devem ser removidos.

Muito cuidado para não cortar os bigodes ao seu patudo!

Também os nossos patudos precisam de cuidados para se sentirem bem. Na nossa loja online encontra tudo o que precisa para cuidar do pelo do seu cão.

Os nossos artigos mais relevantes
A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada?