Koolie

Escrito por Natalie Decker

O koolie é um cão de trabalho australiano aplicado utilizado para pastoreio e condução de gado. É também conhecido pelos termos incorretos koolie alemão ou collie alemão. Outras grafias do seu nome são coolie e coulie.

koolie_1

O fator merlé pode causar problemas de saúde nesta raça. O gene merlé promove o cobiçado padrão multicolorido, composto por manchas irregulares.

Aspeto do koolie: tão variado como a Austrália

O koolie australiano é um cão de porte médio. Como a criação se concentra na sua diligência para o trabalho e não na sua aparência, o seu aspeto pode variar muito. Apresenta uma altura ao garrote de 40 a 60 centímetros e um peso entre 15 a 25 quilos. 

De pequeno e volumoso a grande e esbelto

A constituição do koolie é adaptada à sua função original. Os cães que pastoreiam vacas para o mercado de gado tendem a ser maiores e a ter uma estrutura óssea semiforte. 

Em contrapartida, os koolies que têm de pastorear ovelhas são mais pequenos e mais ágeis. 

Além disso, existem diferenças regionais. Por exemplo, os do estado de Nova Gales do Sul são mais pequenos e mais encorpados. Isto porque têm de tirar o gado do mato denso. 

Em Queensland, por outro lado, podem ser vistos cães grandes e esguios que podem percorrer longas distâncias sem qualquer problema. 

Natureza, cor e padrão da pelagem

A pelagem impermeável do koolie é geralmente curta e justa ou de comprimento médio. É raro ver cães de pelo comprido com subpelo abundante. A cor pode ser unicolor preta, vermelha ou castanha, mas também bicolor, com uma parte branca ou preta-fogo. 

Os exemplares tricolores, de cor preta ou vermelha com manchas brancas e castanhas, e os merlé são muito comuns. 

Dependendo da cor e do padrão, o koolie pode ser facilmente confundido com outras raças australianas, como o kelpie ou o pastor de gado australiano.

Olhos e orelhas

As orelhas do koolie são geralmente eretas, mas também existem orelhas caídas ou dobradas. 

Os olhos são azuis, cinzentos ou castanhos e podem também ser de uma cor diferente. Também têm um olhar atento.

Caráter do koolie

O koolie é um cão pastor diligente e inteligente, com uma grande vontade de trabalhar. Sem esforço aparente, mantém de forma ordenada grandes manadas de 1000 animais, tomando decisões por si próprio. 

A força reside na calma

No entanto, este cão é mais calmo do que os outros cães pastores. Geralmente, não tem tendência a exceder-se ou a ficar nervoso. Ao receber a ordem, para de trabalhar e acalma-se. 

Além disso, cria uma ligação estreita com a pessoa de referência. No entanto, pode ser um pouco desconfiado em relação a estranhos, mas nunca agressivo.

Alguns exemplares têm um forte instinto de proteção e uma certa territorialidade. Portanto, também podem ser utilizados como cães de guarda. 

É adequado para principiantes?

O koolie australiano apenas é adequado como cão de família se puder descarregar a sua energia adequadamente. Se estiver aborrecido ou não for estimulado, procurará trabalho por si próprio e começará a pastorear crianças ou pequenos animais. 

Por isso, esta raça não é adequada para principiantes. 

koolie no campo com bola na boca © Tanya / stock.adobe.com
O koolie é considerado um cão ativo e muito inteligente. Portanto, esta raça necessita de exercício mental e físico suficientes.

Posse e entretenimento do koolie

Idealmente, o koolie deve ser capaz de cumprir o seu destino e pastorear gado. Ele é totalmente feliz ao acompanhar o pastor ou como um cão de trabalho numa quinta. 

Outra opção é fazer exercício físico e mental com desportos caninos, tais como agility ou flyball. Além disso, vai gostar de correr ou andar de bicicleta consigo, dar longos passeios e praticar atividades de inteligência e de farejamento. 

Outra opção são os cursos de treino para cães de salvamento ou de terapia

A vida no campo

O koolie é melhor mantido numa casa com jardim e num ambiente rural. Além disso, terá de investir muito tempo nele, porque não gosta de estar sozinho durante muito tempo.

Cuidados e alimentação do koolie

A dificuldade dos cuidados com a pelagem depende do tipo e do comprimento do pelo. Os exemplares de pelo curto só precisam de ser escovados de vez em quando. 

Nos exemplares de pelo comprido com muito subpelo, terá de utilizar a escova com maior frequência. Além disso, durante a época da muda, na primavera e no outono, estes cães devem ser escovados várias vezes por semana.

A alimentação correta

A alimentação é extremamente importante para a saúde e a vitalidade deste cão. O koolie precisa de alimentos nutritivos e de boa qualidade para poder dar o seu melhor. 

Regra geral, a idade, o peso e o nível de atividade devem ser tidos em conta no cálculo das rações. Se tiver alguma dúvida, o veterinário ajudá-lo-á. 

Saúde do coolie

O koolie é uma raça muito resistente e não é propensa a doenças. Na Austrália, em particular, valoriza-se muito o facto de os cães serem saudáveis e terem o desempenho que devem ter. De facto, os exemplares não aptos são excluídos da reprodução. 

Por conseguinte, são muito poucos os casos de doenças articulares, tais como artrose e displasia do cotovelo ou displasia da anca

O fator merlé como um risco para a saúde

Um problema com esta raça, tal como com o pastor Australiano, é o fator merlé. O gene merlé promove o cobiçado padrão multicolorido, composto por manchas irregulares. 

Se dois portadores do gene acasalarem, isso pode fazer com que as crias nasçam mortas ou gravemente doentes. 

Os cães que são portadores homozigóticos do gene podem nascer cegos ou surdos. Por esta razão, muitos ativistas dos direitos dos animais consideram que o acasalamento de dois portadores do gene merlé é uma forma de tortura. 

Esperança de vida

Um koolie criado de forma responsável tem uma longa esperança de vida, entre catorze e dezoito anos.

História do koolie

A história do koolie começou por volta de 1800. Nessa altura, muitos colonos europeus chegaram à Austrália com as suas ovelhas e cães. Os primeiros antepassados do koolie foram provavelmente collies britânicos de pelo curto das variantes blue merle e black and tan, bem como os pastores alemães mais antigos, como o tiger. 

Mais tarde, cruzaram-se outras raças, como o kelpie e o border collie

Como muitos imigrantes alemães pronunciavam a palavra collie como coolie, a nova raça recebeu o nome de german coolie. Para sublinhar a origem australiana do cão e evitar a confusão com o collie, decidiu-se mais tarde chamar-lhe koolie australiano. 

Raça não reconhecida pela FCI

Para garantir a sobrevivência da raça, em 2000 foi fundado o Koolie Club of Australia. No entanto, não existe um padrão de raça unificado. É por esta razão que a FCI ainda não reconheceu oficialmente o koolie. 

A nível local, como na Austrália e nos EUA, a raça já é reconhecida como independente por várias associações de criadores.

Reprodução e compra: aspetos a considerar

O koolie continua a ser relativamente difícil de encontrar na Europa. Por isso, encontrar um criador pode ser difícil. Idealmente, deve ser membro do Koolie Club of Australia e avaliar a saúde dos cachorros e dos pais. 

Os poucos criadores europeus que existem têm uma lista de espera. Se este cão lhe roubou o coração, acompanhe as ninhadas e diga-lhes que está interessado. 

Preço

Na Austrália, um cachorro desta raça custa entre 1000 e 1200 euros. Na nossa região, este preço pode ser ainda mais elevado.

Conclusão: cão pastor para pessoas ativas

O koolie é um cão dinâmico com um instinto de pastoreio marcado. Por conseguinte, não é recomendado para pessoas com pouco tempo ou energia. Por outro lado, se procura um cão ágil para pastorear ou praticar desportos caninos, vai divertir-se muito com ele.

Ficha do koolie

Particularidades: Cão de trabalho com um instinto de pastoreio marcado que ajuda os agricultores, pastores e criadores de gado australianos. Não reconhecido pela FCI. 
Caráter: Inteligente, independente, obediente e com vontade de trabalhar 
Altura ao garrote: 40-60 cm 
Peso: 15-25 kg 
Pelagem: Curto ou semilongo, raramente longo 
Cores: Monocromática, bicolorida ou tricolorida, frequentemente com padrão merlé 
Cuidados com a pelagem: Fácil 
Exercício ao ar livre: Muito dinâmico 
Cão para principiantes: De preferência não 
Ladrar: Ladra muito
Esperança de vida: 14-18 anos 
Doenças típicas: Problemas de saúde, como surdez ou cegueira, especialmente em portadores homozigóticos do gene merlé
Preço: A partir de 1000 € 
Origem: Austrália 

Fontes:


Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.