Transformar o seu jardim num local seguro para gatos

Uma vedação para gatos pode facilmente custar várias centenas de euros. Para evitar tal despesa, os donos dos patudos preferem transformar o seu jardim num local seguro, metendo eles mesmos mãos à obra. No entanto, não subestime o tempo necessário para esta tarefa.

Material necessário

As saídas para a varanda não são suficientes para muitos gatos. Assim, um jardim vedado ou com uma área segura para gatos é bem mais entusiasmante para os animais. Cães e animais de outras espécies não são autorizados a entrar, permanecendo os gatinhos em total segurança. Porém, o preço do material e da instalação desanima grande parte dos donos, optando por tratar do assunto por si. O primeiro passo é a visita a uma loja de bricolage. Para transformar o seu jardim num local seguro para gatos precisa do seguinte material:

  • Cerca enrolada com 25 metros de comprimento por 2 metros de altura
  • 2 kits de montagem de portas
  • Postes de madeira em número suficiente
  • Placas de vidro artificial com 50 cm de altura
  • Tubos de esgoto
  • Cimento pré-fabricado
  • Cabos de tensão e grampos

Construir uma vedação para gatos – passo a passo

Delimite a área onde deseja colocar a vedação com uma corda. De seguida, a cada três metros e também nas laterais da área da porta, escave um buraco com cerca de 60 cm de profundidade. Depois, em cada um destes buracos, coloque um tubo de esgoto, encha-o com cimento e insira um poste na vertical (use um nível para se certificar que está direito). Atenção: o cimento precisa de vários dias para secar. De seguida, coloque os reforços transversais, fixados ao solo com cimento, não com um tubo de esgoto mas sim com um bloco de cimento para reforçar. Depois de o cimento secar, desenrole a cerca e fixe-a aos cabos com arame. Nas áreas livres colocam-se as portas. Por fim, toda a estrutura é reforçada com os cabos de tensão e os grampos.

A cereja no topo do bolo: envidraçar a área

Para que o jardim seja totalmente seguro, deve cobrir-se o interior da vedação com placas de vidro sintético. Deste modo, evita-se que o patudo fuja; se não, há o risco de os animais conseguirem sair do cercado, especialmente se forem hábeis a trepar e a saltar. Os vidros, de 50 centímetros de altura e com 2 a 4 milímetros de grossura, são furados em vários sítios e fixados à cerca com arame. E a vedação à prova de gatos está pronta! Os patudos podem agora aproveitar este novo território, que rapidamente se transformará num dos favoritos. Embora a poupança seja substancial, a construção deste cercado requer cerca de 100 horas de trabalho.

Precisa de acessórios para o seu gatinho? Tudo o que necessita para os seus companheiros de quatro patas, como comida, redes ou brinquedos para gatos, pode ser encontrado na loja online da zooplus.

Os nossos artigos mais relevantes